Na longínqua época de 2003/04, o agora alegado presidente do Benfica e o sr. Veiga deram uma conferência de imprensa a seguir a um jogo com o FCP. Falaram de casas de alterne e de taças (enfim...) de champanhe a propósito da então companheira de Pinto de Costa. Também nessa altura escrevi aqui um post estranhando que um conhecido blogger ( pouco produtivo), técnico ( respeitado) e político alinhasse com tal gente. O indivíduo escreveu-me, informando-me que nem em sonhos lhe passaria pela cabeça "alinhar com tal gente". Integra, desde ontem, os orgãos sociais do Benfica. E em posição de relevo.
posted by FNV on 4:24 da tarde
#
(1) comments
COM RAZÃO OU SEM ELA:
O TMR terá toda a razão do mundo, do ponto de vista constitucional. Eu continuo a achar que Cavaco faz de mata-sãos de cada vez que ignora o desrespeito que o esquipático Jardim exibe por todos nós. Elegi um político, não um professor de direito. Pouco me importa se a Maria ou o José apontaram isso e se o fizeram, ou não, numa lógica de combate político. As coisas são o que são.
O título até é enganador - parece que os animais vão lutar com os donos -, mas percebe-se: se o meu cão lutar com outro, "posso apanhar" 10 anos de prisão. Quando tiver tempo vou dar uma vista de olhos pelos arquivos. Vou ver quantos "anos de prisão" têm "apanhado" os humanos que esfaqueiam , esmurram e pontapeiam outros humanos.
posted by FNV on 8:30 da manhã
#
(4) comments
«COMPRIMENTOS INÚTEIS»:
Não consigo compreender na íntegra o direito de resposta do Director de A Bola, hoje (dia 3) publicado no Público, mas mando-lhe cumprimentos, se ele vir nisso alguma otilidade.
Provocou a habitual comichão em cabecinhas desamparadas. Chamaram-lhe de tudo. Bem vou eu quando penso que não é por muito andarmos de avião, e experimentarmos spas diferentes, que o cosmopolitismo nos visita. A senhora não conseguiu encontrar o ministério da Cultura e está zangada e quer ir embora de vez. E depois? Em o que é que isso perturba os seus dotes de pianista? E como é que Chopin sai maltratado? Escritores, poetas, filósofos, músicos, cineastas. Só no século XX, centenas renunciaram à cidadania original; alguns fizeram as pazes, outros não. Quero lá saber se fulana é boazinha e vai tocar para o Recife , ou se Beltrano é mauzinho e vai escrever para Smolensk. Quero é que vivam. E que trabalhem.
posted by FNV on 12:19 da manhã
#
(0) comments
QUE DIRÁ A SOCIEDADE PROTECTORA DOS ANIMAIS?
Do pobre pássaro ter de ficar acordado até estas horas da noite só para aparecer por trás da cabeça do novo presidente?
"Uma mulher para ser escritora tem de ter dinheiro e um quarto só para si" ( Virginia Woolf). Claro. O quarto. E o espaço. Quando estou a fazer maionese repito um ritual. De cada vez que o fio de azeite lambisca o ovo, percorro a distância até à janela da cozinha. E volto. E acrescento. Um quarto, ou uma cozinha. Temos de ter um ritmo, de preferência diferente do dos imitadores dos pretos e dos rastas. Ou igual. Tanto faz.
Vamos lá ver se continuam ou se farão parte do grupo a degolar quando vier a fronda.
posted by FNV on 3:26 da tarde
#
(0) comments
A POUCA MEMÓRIA DA VOENIZIROVANNAYA OKKARNA:
O CC cita um post ( tudo se aproveita nestes tempos difíceis) que faz um link e uma limpeza. Já não se lembram de que as "manifestações de estudantes" contra MFL tinham, entre outras amabilidades, o seguinte dizer: "Ó vaca: dá cá o leite". Em Coimbra, por exemplo, a irónica e elevada goros dos estudantes passou pelos célebres rabos ao léu. Rasca? Que ideia. O pendor para o queijo ( limianamente confirmado nos governos seguintes) também fez esquecer que assim que o PSD saiu de cena, as odiadas propinas entraram em palco.
Sempre que a gente pensa que os dirigentes desta gente bateram no fundo, eles dão com um alçapãozito. Não gosto de bater em quem está rojado no chão, junto à valeta das ruas da amargura, mas como eles não teriam esses pruridos, permito-me um pontapé ou outro antes de me ir deitar sossegado.
O espectáculo das eleições em causa é magnífico. Não percebo aqueles associados. Deixaram-se tomar pelo personagem. Ele não ganha. Só promete. Torra milhões como torradas. Dirige o clube como se fosse bem próprio, como se as eleições já estivessem ganhas, contratando e adquirindo à larga. Insulta os adversários internos como se de inimigos se tratasse. Recorre a artifícios impróprios da tradição e honra dos melhores do clube, antecipando eleições, impedindo a normal funcionamento da instituição. E está tudo sossegado, os associados nem reclamam!
Eu não os percebo, embora partilhe alegremente do seu sossego e não me passe pela cabeça reclamar.
Fugia eu apressadamente do trânsito lisboeta, rumo ao sossego do Porto, esperando chegar a tempo de um geladíssimo Bombay tónico, bem carregadinho de limão, com um nadinha de pôr-do-sol alaranjado ao fundo.
Na rádio ouvia, como há muito não acontecia, um discurso digno do nome e da Assembleia da República. Contudo interrompido, para dar voz ao ministro da propaganda, a debitar umas desculpas quaisquer naquele tom que adquiriram nas últimas eleições. Mudo da TSF para a Antena 1. O mesmo propaganda a papaguear. Seca. Só uns minutos depois regressaram ao discurso em directo. Percebi mais tarde que tratavam da infantilidade do Ministro da Economia (entretanto demitido por Sócrates que, segundo o próprio, no debate da Nação teve muito tempo para pensar sobre o assunto).
O país inteiro, com os jornalistas à cabeça, só pensa, fala e trata da macacada do ex-ministro, de resto desinteressante, e esquece-se de um excelente discurso de Paulo Rangel, daqueles que a Assembleia não ouve todos os dias. A inversão das prioridades dos políticos e da comunicação social nunca deixará de me espantar.
Por sorte, Bombay e pôr-do-sol estavam magníficos, o que salvou o dia.
O ministro da Economia cai na altura em que o PS deixou cair os projectos megalopatas. Como disse o PM: "É a imagem do governo que está em causa". Bem dito.
posted by FNV on 11:36 da tarde
#
(5) comments
IMPRIMIR DINHEIRO:
Dessa ciência não percebo nada, mas parece-me avisado o conselho do Tiago Moreira Ramalho sobre a estafada colagem de MFL ao salazarismo. Pensando melhor, talvez não fosse mau deixá-los insistir.
posted by FNV on 11:39 da manhã
#
(0) comments
A ESPONTANEIDADE ORGANIZADA:
Sempre que leio sobre estes assuntos, lembro-me do meu amigo ( e lobo honorário deste Mar Salgado) Pedro Caeiro, um crente fidelíssimo nestas coisas espontâneas.
posted by FNV on 10:57 da manhã
#
(6) comments
PRESS DE BANCO SEGUIDA DE CURL DE BÍCEPS:
O exercício com pesos é fundamental. Uma regra de ouro é começar sempre por trabalhar os grandes grupos musculares e só depois os mais pequenos. O combate a MFL esqueceu esta regra e agora os praticantes estão a tentar remediar. Proponho que procurem nos arquivos de blogues 100% Sócrates a forma como MFL era tratada nos primeiros meses. O melhor que arranjam é um vatícinio simpático: será despedida cordialmente antes das legislativas. O habitual era o gozo com os casacos dos anos 50, com a idade e com as características físicas. Agora a coisa mais fino. Assustados com as europeias, essses blogues dedicam-lhe toneladas de posts, remexem o Diário da República à procura de datas, vasculham entrevistas na esperança de encontrar a palavra desencontrada. Muito bem, rapazes, mas talvez seja tarde: fizeram o curl antes da press. Aprendam com António Costa.
posted by FNV on 10:22 da manhã
#
(2) comments
DAQUI POSTO DE COMANDO ÁGUIA AFLITA (II):
A noite avança. Não fora a Ana e eu não teria ceado salmão das Lofoten ( o autêntico) e alce fumado. Por falar em alce, o janicéfalo que está plantado a noroeste ( sempre gostou muito do norte, agora é que ganhou ares) chamou "garoto" ao ecocida que veio do nordeste ( uma mania do norte que estes vândalos têm....).
posted by FNV on 1:30 da manhã
#
(3) comments
DAQUI POSTO DE COMANDO ÁGUIA DE MUNCHAUSEN (I):
Estamos cercados por hoplitas e lunáticos. As tropas estão sem comando. Chegou uma carrada de argentinos paralíticos e o hospital de campanha não tem mãos a medir. Pede-se ao nosso general Humberto que diga qualquer coisa sff. Larga os tacos de golfe ou lá o que é ( se me permite o à vontade, meu general).
O indivíduo que por acaso é presidente do Benfica, convocou eleições antecipadas porque havia instabilidade. Hoje, na SIC-N, disse que o Benfica está a ser prejudicado com o acto eleitoral porque havia um contrato que era para ser assinado e já não foi. Isto foi o que consegui perceber e a tradução do fanagalo é minha e livre. Aguardo a fronda. Guilhotina e calabouços para esta gente e para os colaboracionistas.
posted by FNV on 11:02 da tarde
#
(2) comments
DERNIÈRE REPONSE:
Este ataque foi muito bem respondido por MFL: "Não deixo de criticar por causa do passado". É sempre bom ter passado. Transparente, escrutinável por qualquer pessoa e não apenas por polícias ou jornalistas de investigação. É natural que pessoas como Henrique Granadeiro sirvam para certas tarefas. Como dizia Rosseau na Dernière Reponse: Je n'accuse point les hommes de ce siécle d'avoir tout les vices; ils n'ont qu eles ames lâches.
posted by FNV on 10:17 da tarde
#
(16) comments
VERLAINE, SEMPRE:
Quant au Monde, qu'il soit envers nous irascible Ou doux, que nous ferons ses gestes? Il peut bien, S'il veut, nous caresser ou nous prendre pour cible.
Primeiro foi Manuel Pinho a anunciar o fim da crise. No longínquo ano de 2006. Agora é Teixeira dos Santos a anunciar o fim da crise. Bem visto. O ministro das finanças é o rosto mais credível do governo. Ou o único. A propaganda é como bolinho de bacalhau: só vale a pena se for bem feita.
posted by FNV on 10:45 da manhã
#
(2) comments
BOIS MANSOS (II):
Quando os meninos do milho transgénico partiram umas hastes, levantou-se um arraial contra a inacção da GNR. Anteontem, no BenficaxSporting em juniores, houve feridos, incluindo militares da GNR. Oram leiam comigo: "Apesar da violência vivida na Academia, ninguém foi detido ou sequer identificado" ( Correio da Manhã de ontem) . Em Albufeira, a pop star do FCP fez mais uma. Reacções? Zero. Eu, se vivesse na Cova da Moura, ou na Bela Vista, mandava fazer umas t-shirts com os dizeres: "Sou de uma claque de futebol". E depois ia à minha vida.
O novo programa de JPP, equivalente a uma coluna de opinião no DN ou no CM, causou urticária acentuada. Por exemplo, aqui e aqui. Estes mesmo pacientes, na semana passada, defendiam vigorosamente a liberdade de expressão, se bem me lembro, a propósito de loiras. Ou de coisa parecida.
COMO A CRISE E AS PROMESSAS ARRUINARAM A VIDA SEXUAL DA HELENA:
Tenho da crise económica uma perspectiva pessoal. Não domino a ciência, mas passo a vida metido na vida dos outros. A Helena estava contratada a prazo numa firma de caixilharias e é mulher de um operário qualificado. A Helena está sem emprego há quase dois anos e o marido está sem fazer horas extraordinárias há um ano. O rendimento do casal foi diminuído em quase €1500: perdeu os €600 da Helena ( o subsídio acabou) e os cerca de €800 que o marido fazia nas tais horas extraordinárias. Têm dois filhos adolescentes. Muitos anos de casamento, uma casa nova para pagar e essas banalidades todas. E a universidade dos miúdos por um canudo. E as férias e outros pequenos prazeres que são já memórias. E a tensão. Não confundir com tesão, que é coisa que já não há. Ele ficou bruto e rezingão, ela ficou ainda mais fria. A cama é agora só para dormir, o resto descamba aos poucos. Falta dinheiro, sobra revolta para as promessas. Eles mentem-nos, dizia-me ela no outro dia. Nós é que sabemos como isto está.
posted by FNV on 11:00 da tarde
#
(6) comments
RUY CINATTI, SEMPRE:
Eu comi uma inglesa. Foi em Sintra. Era feriado. Com esparregado e essa tinta mint sauce. Em português molho de hortelã-pimenta com vinagre. Uma beleza.
A complacência para com esta gente do futebol é uma constante. Fossem pretos, ou ciganos, ou operários, e a polícia carregaria sem dó nem piedade. E isto já dura há muito tempo. As estações de serviço das auto-estradas são vandalizadas num ritual obrigatório e o remédio é fechá-las; os adeptos esperam o autocarro da equipa adversária, em plena via pública, oferecendo pedradas, mas tudo faz parte do futebol; o chefe de uma dessas bandas vai a capa de revista dominical de um jornal de referência com o título " Tem qualquer coisa de pop star"; os árbitros são sovados sem rebuço e a culpa é da comissão de arbitragem que não teve a sensibilidade necessária na nomeação. Vendo bem, está tudo certo. A culpa é da sociedade criminógena de consumo imediato, a prisão não resolve nada, a maior parte dos vândalos são jovens e necessitam de compreensão e carinho.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.