1) A Liga Norte está a perder força: só um penalty por marcar nos Barreiros. Dizem que o mar limpa muita coisa. Também é verdade que a Liga Norte estava dividida: tem andado apertar os calos ao Marítimo desde que este se recusou a vender um brasileiro à central de comando.
2) Comigo não há transições defensivas e ofensivas nem pressão alta. Há defesa e ataque - e contra-ataque se a equipa sai a jogar (rapidamente) a partir da retaguarda. A pressão é toda igual, e o que chamam alta até se devia chamar baixa: é feita sobre a defesa ( a baixa) do adversário. Basta jogar futebol ( sou um treinador dentro do campo).
3) Sem robertadas, já lá vão seis pontos seguidos.
(A oposição em Portugal tem hoje um líder que olha para a situação actual com "responsabilidade e patriotismo", considerou, esta segunda-feira, o primeiro-ministro José Sócrates afirmando que "para dançar o tango são precisos dois".
"Como se diz em espanhol para dançar o tango são precisos dois. Durante muitos meses não tinha parceiro para dançar", disse, questionado por um dos assistentes no almoço debate em que hoje, segunda-feira, foi convidado principal em Madrid).
posted by VLX on 1:19 da tarde
#
(2) comments
E FICA TUDO EM BANHO-MARIA?!?
Se bem leio nos jornais, a Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar ao seleccionador nacional com base na norma errada. E, de acordo com a norma correcta, quando a FPF iniciou o processo disciplinar já não o podia fazer em virtude da prescrição.
Posto isto, só há duas conclusões possíveis: ou se tratou de perseguição ignóbil ou se tratou de incompetência inconcebível.
Em qualquer dos casos, uma coisa é certa: os danos atingiram não só o seleccionador nacional como também a selecção nacional (que se viu obrigada a realizar dois jogos sem o seleccionador), todos os portugueses, todo o país, toda a sua imagem.
E não há responsáveis nem responsabilidades a exigir-lhes?
E pensar que comecei a namorar a minha mulher num bar chamado Mosteiro-Bar, a trinta metros do Mosteiro de Celas, em Coimbra. Teguível, o Portugal católico? Uns aprendizes, isso sim.
posted by FNV on 11:31 da tarde
#
(2) comments
TEMPOS SOMBRIOS:
Nesta altura, o líder da oposição devia liderar a oposição. Devia dizer claramente o que entende que deve ser feito, O que vai encerrar , quanto vai cortar, o que nos espera. Arriscado? Pois é. Vejam o vídeo no final da peça. Explica, repete-se, diz que sim e talvez sim, que não e talvez não, provavelmente sim e provavelmente não. Aplicado a Churchill, na altura da invasão da Polónia, seria mais ou menos isto: "A situação é grave, mas pode não ser se fizermos com que ela não seja. Hitler tem de dizer o quer daqui para a frente. Se não disser, ficamos a saber que não quer dizer, o que é grave, porque ficamos sem saber se Hitler sabe o que quer fazer. As nossas forças ainda não estão preparadas, mas podem vir a estar se soubermos prepará-las. É preciso saber preparar as nossas forças para enfrentar o que pode vir a acontecer se as nossas forças não estiverem preparadas". Mobilizador, não é?
posted by FNV on 2:08 da manhã
#
(0) comments
ONTEM, HOJE E AMANHÃ:
posted by FNV on 11:01 da manhã
#
(0) comments
SUB-JORNALISMO:
Depois de três fóruns dedicados ao futebol nas últimas duas semanas, a TSF continua noutras direcções. Logo de manhã, a jornalista Ana Catarina Santos, em vez de me trazer notícias, não esconde o gozo com este gozo à ministra Isabel Alçada. Tenho um periquito que faz o pino, talvez estejam interessados.
posted by FNV on 9:10 da manhã
#
(2) comments
Ya khochu byt's toboy:
posted by FNV on 1:41 da manhã
#
(4) comments
CANCERADO (III):
Não é terra de curandeiros nem de matemáticos. Mais do que uma cidade, é um movimento político que cresce como todas as verdadeiras falanges: na sombra do bem estar dos outros. Há uma altura, por exemplo, num casal, em que um ainda acredita e o outro já não. No outro dia, uma já quase amiga, ao fim de tantas sessões, dizia-me que já só tem medo embora o marido ainda acredite. Em que ficámos: um acredita no medo do outro.
Não falta nada, excepto saber se a tal rotação ( futuro líder do PS?) já estava pré-definida. Acrescentar apenas que o egípcio era também um incendiário de livros.
posted by FNV on 2:16 da tarde
#
(0) comments
CANCERADO (II):
Há temple ou não há temple? Nos casos razoáveis tendemos a julgar que sim. Marcadores para aqui, quimio para acolá, jantares e risos, suspiros ( sim, suspira-se muito nestes casos). Quem sabe de touros sabe que o temple é o mando. Existe risco, claro, mas é o mando. Erro. Em Cancerado, quem manda é o pistoleiro. Ele é que decide se te colhe agora ou mais tarde, se te corta a orelha ou o rabo. E sim, no final terás sempre uma volta em ombros.
Começa como os bebés, por uma pequena unidade. É alimentado, bebe o nosso vinho, ri-se com os nossos amigos. Um belo dia, entende que é altura de se tornar independente. Quer espaço vital. É um processo único. Aí chegados, passamos tempo a querer matá-lo. Venenos, radiações, rezas. É oportuno notar que, mesmo que desistamos, ele não desiste de nós.
As elites de Coimbra. Ainda estamos em Setembro e já as jovens estudantes, esperança e futuro glorioso de Portugal, se aliviam sob a minha varanda, berrando sem esforço: Hoje é segunda-feira/ é mais um dia de bebedeira/ é beber até ser dia/ mais uma para o cu ia ia. Atrás, mais compostos ( o sexismo é hepático) , descem eles, passeando o panache inconfundível dos actuais estudantes das escolas de lavoura. Daqui até Maio,com uma pausa para o Natal, será assim.
Para vocês, que sabem tudo da bola e conhecem as estatísticas todas, uma pequena dúvida: esta coisa de o Sporting ter perdido ontem altera o facto de este ser o pior início de campeonato do Benfica de todo o sempre?
posted by VLX on 5:16 da tarde
#
(13) comments
VISITA DO PAPA AO REINO UNIDO – MAIS UM SUCESSO:
Para além dos chihuahuas do costume, Bento XVI teve a recebê-lo milhões de pessoas. Emocionadas e felizes. Onde os católicos são minoria. Os chihuahuas devem estar a roer-se.
posted by VLX on 3:58 da tarde
#
(0) comments
RECORDAR É ESQUECER (I):
Do ponto de vista do utilizador ( a construção das atribuições ao actor político), uma boa semana de Passos Coelho. Esteve bem na entrevista a Judite de Sousa e esteve bem na resposta serena à crítica ( também cordata pese a sede de sangue dos media) de Pacheco Pereira sobre o papel dos deputados na discussão do ante-pró-talvez-projecto de revisão constitucional. PPC ainda terá ganho um bónus com a réplica do PM que ofereceu um programa ao PSD. Pode ser que a brincadeira com o comboio tenha feito os sitiados confundir uma fisga com uma .450 Rigby.
posted by FNV on 7:17 da tarde
#
(2) comments
COMIDA PARA PEIXES (III):
posted by FNV on 1:41 da tarde
#
(0) comments
STASIS BENFIQUISTA:
Hoje só peço força. Este Verão limpei uns garranos na presse de banco ( 100kg limpos no arranque simples) e ontem haviam de ter visto. Aguentei 45m a trinco., como sempre. Excelente sentido posicional, extraordinário poder de antecipação, fortíssimo no choque e... lento como um caracol . Nada mau.
É interessante notar que por estes dias duas não-nações estiveram em causa. Os católicos , via Ratzinger, sob um fogo que extravasa a repreensão pelo ( súbito) conhecimento dos crimes pedófilos; os ciganos, na mira de vários governos ( Sarkozy é apenas o lead dog) por motivos que também ulltrapassam os seus crimes individuais ( que existem). O ponto de contacto? Uns e outros convenientemente embrulhados numa culpa colectiva. Dá que pensar, não dá?
No site doBloco, em Abril último : As autoridades alemãs e kosovares estão a exercer pressões sobre os refugiados a deportar de modo a que estes se disponham a seguir "voluntariamente" para o Kosovo. Se deixarem escoar-se o prazo até à deportação não poderão levar consigo os bens obtidos na Alemanha, nunca mais lhes será permitido deslocar-se a um país da União Europeia além de terem de se sujeitar a uma situação de absoluta marginalização quando chegarem ao território balcânico. Ainda que não confirmada ( o texto não remete para qualquer fonte) a notícia é sinal de confusão evidente. O problema começou nos anos 90, quando a UE cancelou o visa regime para búlgaros e romenos. A partir de 2007 , passou a ser ainda mais fácil a emigração en masse de ciganos para a França , Áustria, e Alemanha. Números não oficiais: 600.000 na Bulgária e dois milhões na Roménia. Ainda antes de analisarmos a questão como uma mera medida securitária, temos de a ver como uma expiação. Rei Édipo é muito conhecida, mas a suite , Édipo em Colono, é muito boa. Já aqui a trouxe muitas vezes, por isso recordemos apenas o essencial: Édipo chega, velho, cego e cansado, ao espaço sagrado com as muralhas de Atenas à vista. E chega portador da maldição da casa dos Labdácidas. O Coloneus reflecte a situação de todos os párias, com culpa, sem culpa, com consciência ou sem ela. Atenas será a nossa cidade, Colono os arrabaldes onde se instalam pretos, ciganos, muçulmanos,etc. O artigo 109 da Constituição da República de Weimar garantia todos direitos de cidadania aos ciganos Contudo, em Julho de 1926, uma lei da Bavária obrigou ao internamento compulsivo (por dois anos ) de todos os Sinti e Roma que vagueassem em bandos e não fizessem prova de emprego. A lei tornou-se lei federal em 1929. Os ciganos, zigeuner ( do alemão "intocável") , passaram a ser encerrados nos Zigeneurlager, sobretudo depois dos Jogos de 1936. Claro que foram sujeitos às mesmas discriminações de judeus e deficientes mentais no que ao apuramento da raça dizia respeito.O dr. Robert Ritter, psiquiatra e fanático darwinista, dirigiu a partir de 1938 os estudos raciais. Ajudado por Sophie Ehrhardt e Eva Justin ( antropólogo e psiquiatra) concluiu em 1940 que 90% dos ciganos alemães eram mestiços e produto do acasalamento com o sub-proletariado criminoso e anti-social. Depois da guerra ,estes cientistas ( sim, não eram beatos nem evangelistas, eram...cientistas) continuaram a trabalhar n a univesidade de Tubingen ( Ritter suicidou-se em 1950). Não me interessa comparar pontualmente esta ou aquela medida de um político europeu com o pathos nazi. Isso , pese a boa intenção de alertar, afasta-nos do essencial. Podem pensar que são simples coincidências as actuais deportações de ciganos, ou podem ver, de novo, o que acontece quando metemos no mesmo jarro o nacionalismo e a crise económica e financeira.
posted by FNV on 10:17 da manhã
#
(2) comments
Em vez do Cardozo:
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.