OS PEIXES DO MAR SALGADO - Nº 6: A ALFORRECA: Depois das fichas relativas à rémora, ao peixe-palhaço, ao barbo cego do Irão, ao jaquinzinho e ao celacanto, o Mar Salgado prossegue hoje com os seus apontamentos de ictiologia, trazendo à superfície uma das criaturas mais intrigantes que habitam o grande azul: a alforreca, e as suas primas água-viva, caravela e medusa, celenterados pertencentes ao Filo Cnidaria. Habitante das águas pouco profundas, a nota mais distintiva da alforreca é o modo grácil e quase langoroso com que se adapta ao movimento das águas, subindo e descendo, sem esforço, por entre as vagas. O seu corpo"tem a forma de um saco composto por duas camadas de células (endoderme - interna e ectoderme - externa) separadas por uma camada gelatinosa (mesogleia)". A ectoderme translúcida dá à alforreca uma aparência de manjar branco e leva os incautos a querer tocar-lhe, como quem, regredindo, deseja enfiar os dedos na gelatina. Porém, a experiência pode revelar-se traumatizante: por baixo do seu aspecto inofensivo, a alforreca possui, nos tentáculos, "cápsulas urticantes - os nematocistos, que injectam uma toxina que pode causar dores muito fortes". Há relatos de casos em que os pacientes, tendo agarrado a alforreca com as mãos, foram atingidos por dores terríveis que se estenderam pelo antebraço até ao cotovelo. Usualmente, estes invertebrados apresentam uma "cabeça" esbranquiçada. Contudo, há pouco menos de dois anos, foi descoberta uma nova espécie de alforreca (a Tiburonia granrojo, Big Red para os amigos), que, por baixo do tradicional esbranquiçado da parte convexa, esconde um rosa avermelhado na parte côncava. A sua configuração anatómica sui generis ainda não permitiu aos investigadores responder a duas perguntas fulcrais: "como se alimenta, e de quê".
Até nova 'moda' os Cnidaria (antes Celenterados) não se estudam em Ictiologia pela simples razão que pertencem ao filo Cnidaria e não ao Chordata e, por conseguinte, nem à super-classe Pisces. Vou aguardar que a "evolução" faça o seu trabalho e, depois, quem sabe? :)
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.