MANUEL ALEGRE II: Vejo-o e recordo-me das palavras diridas por homens desesperados ao profeta Zacarias: Seguir-te-emos, pois ouvimos dizer que Deus está contigo.
posted by FNV on 12:10 da tarde
#
(4) comments
MANUEL ALEGRE I:: Esteticamente, era preferível candidatar-se depois das eleições. Advogaria assim a máxima de Adorno, Kunst ist Erkenntnis sui generis ( a arte é conhecimento sui generis).
AINDA O EXTRAORDINÁRIO EPISÓDIO DO "GRANDE ORDINÁRIO": Há uma coisa que estranhamente não vi ainda ninguém referir. Será natural que as pessoas que vão aos estúdios de televisão para debates imaginem que, terminado o programa, continuam a ser filmadas no mais puro estilo big brother? Ou, mesmo admitindo que possam ser filmadas nessa fase e pelos corredores da casa, achem possível ou normal que as televisões passem e divulguem posteriormente essas imagens? Seria talvez conveniente pensar um pouco nisto, pois qualquer dia as televisões ainda se lembram de ir filmar os seus próprios convidados no quarto de banho. É já só o que falta.
posted by VLX on 12:55 da tarde
#
(5) comments
RELATIVISMO CULTURAL: O autocarro do Benfica estacionado à porta de um hotel do Porto, foi hoje apedrejado. Em nome de todos os benfiquistas peço desculpa por mais este lapso vermelho. Depois de no ano passado termos tido a inconcebível ideia de querer festejar na Avenida dos Aliados, agora atrevemo-nos a pernoitar no Porto ( costumamos ficar em Santo Tirso) e, provocatoriamente, a deixar o autocarro à porta do hotel ! Os dirigentes do SLB ainda não compreenderam que têm de respeitar os costumes das terras que visitam. Já vai sendo tempo.
Geraldino Brasil, Alagoano de origem, acolhido no Recife.
posted by FNV on 11:16 da manhã
#
(2) comments
PARDALECOS: Não sei se já repararam mas tem-se visto por aí, por parte de certos jornalistas, políticos e comentadores do género, uma enorme insistência para que Cavaco Silva se pronuncie sobre o seu próprio futuro político e pessoal. O objectivo, à primeira vista, parece óbvio - é para evitar que Mário Soares faça a triste figurinha de ficar a falar sozinho quando apenas por oposição a Cavaco Silva conseguiu justificar a sua candidatura (antecipada unicamente para aniquilar Alegre, como todos já perceberam). Ora Soares sabe bem que não faz qualquer sentido que esteja, naquela idade, meses seguidos a investir contra moinhos - até porque o facto do Sancho Pança ser constituído por Anacleto, Jerónimo, José Maria e Garcia Pereira não ajuda ninguém e não lembraria a Cervantes (repare-se que o número de candidatos presidenciais apenas não aumenta mais porque a academia coimbrã já não é o que era e não avança, também, com a candidatura do empregado do bar da AAC, para ficarem todos em amena cavaqueira, sob o fumo de charutos cubanos, arrotando suavemente depois de uma boa almoçarada). De onde concluo que o problema de Soares e dos amigos não é só ele ficar a falar sozinho ou para as paredes: é ficar a falar apenas com esta malta. Ele não tem nada para lhes dizer nem tem nada para discutir com eles, odeia as bifanas e o guardanapo de papel, material de que é feito aquilo que, até ao momento, é o inimigo que elegeu. Daí que faça todo o sentido que Cavaco Silva prossiga o seu calendário, sem o alterar, e que Manuel Alegre mantenha em suspenso a sua decisão: ambos têm a experiência necessária para saber que o primeiro milho é para os pardais.
Actualização: devidamente alertado, junto ao baralho a camarada Carmelinda Pereira. Para infelicidade dos outros, não me parece que seja pessoa para se oferecer para levantar a mesa do almoço...
posted by VLX on 1:18 da manhã
#
(2) comments
MATCH NULO: Mário Soares foi para o Brasil fazer campanha, Fátima Felgueiras veio do Brasil para fazer campanha. Ficamos com a triste sensação de que só este pobre país é que não vai a lado nenhum.
AMARGA VITÓRIA: Julgo que o filme com este título é do Nicholas Ray, não tenho a certeza. Passa-se na WW II, no Norte de África, e entra o Curd Jurgens e o Burt Lancaster ( ou o James Mason?). Um "espírito livre", o texto do filme, é uma definição que muito me agrada. Errando de forma letal, libertamo-nos das tentações da posteridade. Resolvida essa coisa, fica outra: o que é um "espírito livre"? Provavelmente uma tendência para romper com a tradição, sabendo que ela nos há-de apanhar numa outra curva. Mas entre estradas e caminhos, escolhemos o nosso. Um "espírito livre" obriga-se a gostar dos amigos que pode ter, e a respeitar o que não lhe agrada. Despede a idiota ditadura - familiar e aldeã- que espera que ele venha a ser o que eles não foram, tanto quanto prescinde da publicidade. O anseio pela notoriedade, tão comum nos nosso dias, é a marca da coleira. Um espírito livre acredita em coisas que leu em livros, mesmo que que não os tenha compreendido de todo; tem com a memória um caso incestuoso, e sempre, sempre, sempre, se contradiz. A contradição é a casa da liberdade.
( Apaguei um pseudo-comentário, pois não era mais do que um longo texto de propaganda políico-partidária afixado por um imbecil controleiro anónimo; o "comentário" não tinha nenhuma relação com o post que escrevi; Como não consigo apagá-lo a menos que impeça outros comentários, este texto fica sem conversa com leitores. No problema.)
posted by FNV on 9:11 da tarde
#ORGULHO: Quando ouvi as declarações de Ticha Penicheiro na comemoração do seu brilhante título em que não se esqueceu de afirmar o seu orgulho em ser portuguesa, dei por mim a pensar que, hoje em dia, não nos restam muitas situações em que possamos sentir esse orgulho nacional. Ou temos a felicidade de contar com pessoas da sua estatura (que não apenas a desportiva), ou então, teremos que emigrar e esperar pela inevitável saudade, que exalta as boas recordações das nossas qualidades como povo, "filtrando" as más. De facto, quem vive em Portugal e assiste à degradação de tudo o que é instituição e princípios, em que já não há sequer a preocupação de parecer sério, dificilmente mantem os níveis de orgulho em patamares aceitáveis (resta o passado). E, quando se assiste a palhaçadas como o regresso de Miss Felgueiras à terra prometida, em que tudo parece muito mal cozinhado - entre política, justiça e polícia - não consigo evitar um sentimento de profunda vergonha. Que só poderá piorar se os resultados das autárquicas confirmarem os Valentões, os Isaltinos, os Avelinos e as Fatinhas deste país como os desejados. Teremos então a certeza daquilo que alguns opinion makers já vêm afirmando: que o regime está podre e que... é mesmo tempo de emigrar.
posted by Neptuno on 4:19 da tarde
#
(2) comments
YUAN MEI OUTRA VEZ:: Yuan Mei ( 1716-1797), de novo no Mar Salgado. É uma figura extraordinária da literatura chinesa do século XVIII. Não só pelo Zibuyu , "O que o Mestre ( leia-se, Confúcio) não escreveu", mas também por ter acolhido mulheres como discípulos; não teve vergonha de escrever um livro de cozinha, nem pequenas coisas como esta:
"If at seventy I still plant trees, Lookers-on, do not laugh at my folly. It is true of course that no one lives forever; But nothing is gained by knowing so in advance".
PROUD TICHA: Ticha Penicheiro, figueirense, sagrou-se campeã da WMBA pelos Sacramento Monarchs. Na flash interview enviou beijos para os pais e amigos em Portugal e disse estar very proud of being portuguese. Cá na mátria, nem uma manchete, nem um espaço nobre no alinhamento dos telejornais. Assim arrota um povo de histéricos, sufocado na merda que respira.
A ETERNA QUESTÃO DA PERSPECTIVA: Um deputado do PSD, a que outrora presidiu Cavaco Silva, censura o Governo por decidir sem dar cavaco a ninguém. Sem "diálogo". Um deputado do PS, partido que na oposição de outros tempos se queixava do "autismo" de Cavaco Silva, diz que o actual Governo está apenas a restabelecer a "autoridade" do Estado, e que não se pode pedir ao Governo que não governe. Diz-me em que alcatruz estás, dir-te-ei quem és.
ORDEM UNIDA: Conta Montesquieu nas suas Considerações sobre as causas da grandeza e decadência dos Romanos, que no início todo o soldado era um cidadão. Os libertos, os capite censi, eram pobres e só eram recrutados excepcionalmente. Todos os outros eram homens que tinham bens em Roma e acentuado interesse na conservação da cidade. Mas quando as legiões atravessaram os Alpes, os soldados deixaram para trás as famílias, Roma e o espírito de cidadãos. Passaram a ser os soldados de Sila ou de Pompeu, e conta Montesquieu, Roma nunca mais conseguiu saber se aquele que se encontrava à cabeça de um exército, numa província, era seu general ou seu inimigo. Os luso-soldados dos dias de hoje não atravessaram sequer o Marão ( passariam a obedecer aos que para lá estão) e até se poderá pensar se não desenvolveram uma excessiva consciência de cidadania, tanto quanto arrefeceram o seu espírito marcial.
posted by FNV on 4:22 da tarde
#
(0) comments
ELEFANTÍASE: Eliot temia Abril, eu acrescento Outubro. É um mês de ventania seca que leva as vacas a cobrir as crias, o que é mau para o leite. É um mês de castanhas que toda a gente devora por obrigação, a flatulência por uma vez erigida em espírito de saison. É um mês rasgado no calendário pelo Winnie The Pooh, esse cripto-taoísta que gosta de todos mas que anda sempre triste.
BRUXO: Co Adriaanse. O treinador do FCP queixou-se na sexta-feira que o futebol português tinha demasiados jogos sem golos. No domingo o árbitro deu-lhe razão, ao não assinalar dois penalties a favor do Sp. Braga.
posted by FNV on 1:59 da tarde
#DIÁRIO DE UMA COLHER DE PAU (III): Perigoso, numa redução de um certo vinho tinto, experimentar o olfacto . Tentador, contudo. Um belo vintage da Burmester está para ali a exibir parte da sua graça, mas o cozinheiro deve manter-se a uma distância respeitável e manter os sentidos alerta para o resultado final. Ou deverá exornar o nariz com os últimos suspiros das castas nobres? Na vida, costumamos agarrar a primeira oportunidade.
posted by FNV on 12:46 da tarde
#
(1) comments
ELES SÃO ASSIM: Goethe, chegado a Nápoles a 25 de Fevereiro de 1787, compreende a imagem que o napolitano tem das gentes do norte: sempre neve, case di legna, gran ignoranza, ma danari assai. Muito dinheiro - danari assai - na Alemanha, muito sol para as bandas do Vesúvio.
AGORA A SÉRIO: O preocupante não foi, evidentemente, a manifestação dos homofóbicos. O preocupante é que 200 pessoas disseram alto o que meio Portugal pensa baixinho.
posted by FNV on 12:17 da tarde
#
(4) comments
ADAPTANDO CONFÚCIO: Se eu já nem sei o que são os portugueses, como esperam que saiba quem deve ser o seu Presidente?
posted by FNV on 12:12 da tarde
#
(3) comments
IRRELEVÂNCIAS: Duas:
a) Não sei quem foi o neandartal homofóbico que teve a ideia de vestir o pessoal da manif. com aquelas camisetas negras de mangas cavas: pareciam uns maricas.
b) O Dr. Louçã disse que um dos organizadores da dita manif. "ainda por cima é alguém que já cumpriu pena por um crime". Ó Dr. Louçã: então Vexa agora glorifica a estigmatização social e arrasa assim de uma penada as virtudes da reintegração social? Está mal, muito mal.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.