MANIF: Estas recentes manifs em França mostram que algo fracassou na UE. Será a anunciada falência do estado social? Já não há dinheiro para sustentar tanta reforma e tanto desemprego. E, quando se tenta resolver este último (ainda que não existam soluções ideais), a resposta está nas ruas. A Europa confronta-se com uma população completamente acomodada, agarrada à ficção (porque não é sustentável) dos "direitos adquiridos" como um náufrago a uma tábua. Na mentalidade dos jovens franceses - que será extensível à maioria dos restantes países -a única alternativa aceitável parece ser entre um bom emprego, bem pago e para toda a vida e um bom desemprego, bem subsidiado. Qualquer meio termo não presta. Qualquer dia, nem uma coisa nem outra.
posted by Neptuno on 11:22 da tarde
#
(0) comments
CONGRESSO*: O dr.Meneses almoçou hoje com o dr. Santana. Durante a entrada discutiu-se a forma como os militantes iriam dizer ao dr. Marques que prescindiam dos seus serviços. O dr. Meneses propôs que se fosse de pijama.
* com a devida vénia à Marselheza.
posted by FNV on 10:14 da tarde
#
(1) comments
PARIS, TEBAS: Fazendo jus à famigerada superioridade ocidental os estudantes manifestam-se civilizadamente, discutindo ideias e projectos. As embaixadas continuam intactas.
posted by FNV on 7:17 da tarde
#
(0) comments
PRIMAVERA SPORTINGUISTA: Ao contrário do que apregoam alguns bogangos, que dizem que o Benfica foi bi-campeão europeu graças à influência do dr. Salazar, o Benfica foi sempre um clube do povo. Por isso era a única colectividade que nessa altura realizava eleições livres. Já o Sporting não sabe o que isso é desde o tempo do Marcelo Caetano. Parabéns, portanto, à lagartagem.
ON S'ENNUIE: Os filhos únicos dos franceses, pois claro. Que têm para fazer? Rigorosamente nada. Criados com todos os mimos, ao abrigo dos muçulmanos incendiários, educados por Lacan e Kristeva, lançam pedras à polícia ( ainda um dia há-de ser reconhecido o papel terapêutico-assistencial desta malta do bastão). Ainda há pouco tempo barravam a entrada ao canalizador polaco, agora são de novo solidários. Com os deles. À noitinha regressam a casa e a mãezinha, com um brilhozinho nos olhos, põe na mesa a ratatouille e as fotografias do seu maduro Maio, esquecidas que estavam debaixo das instruções do GPS do Mercedes novo.
Actualização: Zurra alguém na rádio que, como sempre, a culpa dos tumultos é agora dos "infiltrados de extrema direita".
posted by FNV on 9:10 da tarde
#
(2) comments
METÁTESE: Não pesco nada de economia, mas ainda assim que mal pergunte: estas OPA e contra-OPA são um choque eléctrico num morto ou são um morto a andar de eléctrico?
posted by FNV on 4:06 da tarde
#
(0) comments
WEIRD STUFF: Platão está num banquete divino e é-lhe oferecido o ideal platónico de uma torta de creme: "This is the real thing", he says, "not just the shadow on the wall". Esta e muitas outras histórias na Weird Tales, a mais velha pulp magazine do mundo, publicada bi-mensalmente desde 1923. Com algumas interrupções ( em 1954 foi morta pela TV mas ressuscitou), já publicou Lovecraft e Ray Bradbury, entre outros. Mais detalhes em http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2006/03/13/AR20060313011841.html.
posted by FNV on 3:50 da tarde
#
(0) comments
AMOR À CAMISOLA: Um aspecto curioso relativamente ao futuro de Koeman é que, se o despedirem com celeridade, ele poderá estar em Barcelona para apoiar o seu clube do coração contra o Benfica, na próxima ronda da Champions League.
posted by Neptuno on 12:58 da tarde
#
(0) comments
VAI MAIS UM: Aniversário blogosférico. O abraço, especialmente ao Rui Baptista, vai para o Amor e Ócio.
posted by FNV on 1:36 da manhã
#
(0) comments
RUMBLE FISH:Um leitor desta nau que também bloga, aqui há tempos (se bem me lembro, não me nomeando directamente) enxofrou-se com umas críticas que fiz a Koeman. Fui lê-lo hoje e verifiquei que o homem anda descrente e culpa toda a gente menos...Koeman. E chega a dizer, assustado ( que como se sabe não rima com "alma benfiquista"), que "para o Barcelona o Benfica vai ser uma brincadeira de crianças". Talvez, mas de crianças delinquentes, más e espertalhonas. Lá te visitarei, no teu blogue, na véspera do sorteio das meias-finais da Champions.
posted by FNV on 12:36 da manhã
#
(5) comments
IMPULSE: O que me consola é saber que o árbitro do próximo SLB X Barcelona não sentirá uma necessidade súbita de ir, na véspera do jogo, tomar café a casa do sr. Juan Laporta. Nem de lhe levar flores.
TRÊS KLEENEX: Como se suspeitava, Petit tem os olhos nos mamilos e o nariz no esterno. Espera-se que nunca se lembre de deitar a língua de fora. O Éssélebê já tem o seu Teles. Não se podem levar a mal as lições de Koeman sobre como se executa um lançamento lateral: não é da casa, é, cada vez mais, um passageiro.
posted by PC on 11:13 da tarde
#
(0) comments
A NÃO PERDER: A entrevista do ilustre advogado Rodrigo Santiago, no Público de hoje. Sem papas na lingua, chama "os bois pelos nomes" numa dura e crua análise do actual panorama da justiça portuguesa. Infelizmente, tomando como válida a dita análise, é difícil acreditar que a médio prazo possa haver uma solução para os problemas da justiça.
posted by Neptuno on 5:54 da tarde
#
(0) comments
QUANTO MAIS PERTO DA MORTE MAIS ALEGRE: Descoberto num exemplar da Rumo, de Novembro de 1957, um texto de Ruy Belo sobre Sebastião da Gama, desaparecido aos 27 anos.. Poeta temente a Deus, não entrou para o panteão nacional, já se vê. Ruy Belo não o diz, mas decerto que me perdoaria a interpretação: Sebastião incorpora um pedacinho de estoicismo - que sede é esta que temos / que é mais água do que sede; tanto quanto me faz sorrir desalmadamente:
E o nosso quarto? Agora podes dar-me teu corpo sem receio ou amargura. Olha como a Senhora da moldura sorri à nossa alma e à nossa carne..
posted by FNV on 11:31 da manhã
#
(2) comments
O MUNDO DE JODIE FOSTER: É o mesmo, em Panic Room e em Flightplan. Ela é uma mulher divorciada/viúva com uma filha. Sozinha, seja porque o homem não lhe liga ou porque morreu. Em ambos enfrenta e derrota perigosos malfeitores - ladrões num filme, terroristas/piratas aéreos noutro -, sendo que a vida da criança está sempre em risco. Os homens ou são maus ( os malfeitores) ou não acreditam nela: o ex-marido num caso, o comandante de voo noutro. Ela prova em ambos os filmes que é uma mãe extraordináriamente protectora. Por que motivo uma mulher lésbica tem de provar que é uma mãe excepcional? Provavelmente porque só exagerando as suas qualidades poderá ser aceite: efeito de retorno ao ponto médio. Mas sobra um problema: insistindo na condição heróica, chama a atenção para a condição excepcional, quase diria, bizarra. Não sei se a Jodie tem uma agenda destas, mas se tem, mais valia que interpretasse na tela o papel de uma mãe lésbica normal. E o que é uma mãe lésbica normal? Uma mulher que tem amigos, que não está sozinha contra o mundo, que não derrota piratas aéreos nem perigosos psicopatas. Chama-se efeito de normalização, mas talvez Hollywood não lhe pagasse o filme. Eu ia vê-lo.
TAOÍSMO-ESTOICISMO: De Teng Yu-pin ( traduzido por Wayne Schleep), escrito há cerca de 700 anos, sobre a vanitas:
"Deep among white clouds in green mountains A thatched and humble dwelling with neither winter nor summer; In leisure I can talk with simple folk, When tired, sleep under the gourd-vine trellis; Do you understand this? Do you see it at all? It's better than bearing fear in a world of strife."
posted by FNV on 10:10 da tarde
#
(0) comments
UM BOCADINHO MAIS AO LADO: Avieno, na Orla Marítima, descreve a cidade de Tarragona como "o sítio ameno dos opulentos Barceloneses". Ribeiro Ferreira segue a fonte que lhe indica que a Barcilo dos romanos não se encontrava no lugar da Barcelona actual, mas a sul de Montjuich, no lugar de Castell del Porto. Era contra esses que deveríamos jogar.
posted by FNV on 12:08 da tarde
#
(0) comments
ENQUANTO O PAU VAI E VEM... É impressão minha ou o BE anda muito sossegado? Razão tem Jerónimo de Sousa quando diz que este governo faz uma política de direita que nem um governo da dita cuja conseguiria fazer. Não é "de direita" ( para o PCP tudo que é posterior a 1975 é "de direita"), e é por isso que eu gosto de algumas coisas neste governo, mas não deixa de ser intrigante a docilidade bloquista.
posted by FNV on 12:51 da manhã
#
(1) comments
JUST JUNKIES: Segundo o Público de ontem, a morte dos três reclusos de Custóias ( em Dezembro último) vai ficar sem explicação, uma vez que foram esgotadas as amostras biológicas disponíveis. Escrevi aqui ( 20/12) sobre o assunto - morte de toxicómanos sujeitos a programas de metadona - e, na sequência do post, uma toxicologista forense portuguesa informou-me que não era a primeira vez que em Portugal ocorriam mortes em circunstâncias semelhantes. Bem sei que Portugal desperdiçou trinta anos de experiência de metadona ( em 1993 ainda ouvia pessoas com responsabilidades dizer que tratar drogados com metadona era a mesma coisa que substituir o vinho tinto pelo branco em alcoólicos), mas já vai sendo tempo de acertar o passo. Escusado será dizer que se isto tivesse ocorrido com qualquer outra minoria, mediaticamente poderosa, tinha caído o Carmo e a Trindade.
OS FAZEDORES DO ESPECTÁCULO: Já se sabe que o Público detesta o Benfica, mas é obra conseguir pontuar melhor uma equipa que só destruiu jogo durante 90 minutos do que outra que durante esse período só tentou marcar golos.
posted by FNV on 12:32 da tarde
#
(4) comments
GRIZZLY MAN: É o título do último filme de Werner Herzog, sobre a história de um activista ambiental, Timothy Treadwell, que passou 13 verões no Alasca a filmar ursos pardos. Acabou comido por um, descobriram-lhe dentro da barriga os restos de Timmy. Não teve tempo de tirar a lente à câmara, mas o som da agonia ficou para sempre. O filme-documentário é absolutamente desconcertante. O personagem é um histérico que se queria transformar em urso mas a quem tem de se reconhecer balls de aço. A certa altura, Herzog entrevista um índio, director de um pequeno museu etnográfico local. Ao contrário dos ambientalistas entrevistados, o índio não achava graça nenhuma às actividades de Timmy: "Há sete mil anos que vivemos com os ursos e nunca pretendemos ultrapassar a fronteira". Timmy, ex-surfista, ex-drogado e ex-pequeno traficante, não pensava assim. Vivia no meio deles, sem armas e quase sempre sozinho. Existem 35.000 ursos pardos no Alasca e a espécie está estabilizada, mas Timmy persistia, delirantemente, que tinha de os proteger. Era pobre, largou a má vida e morreu feliz. E isso é que conta.
posted by FNV on 12:15 da tarde
#
(3) comments
NUMA TV PERTO DE SI: Ontem. O jornalista pergunta ao médico residente: "Então o falecido já não chegou em bom estado?". De facto, não há direito. O falecido deveria ter chegado em condições de poder responder ao jornalista sobre como é estar morto, se viu luzinhas, enfim, coisas assim.
posted by FNV on 12:12 da tarde
#
(1) comments
É URGENTE Salvar o podengo português grande. Já só existem dois criadores deste magnífico animal. É o único lebréu português, está internacionalmente reconhecido e os italianos da ENCI adoram-no. As origens exactas são obscuras, provavelmente descendente do podengo ibicenco e cirenaico, talvez cruzado com bracóides como o perdigueiro de Burgos.
GUERRA CIVIL: O bebé, agarrado às entranhas da mãe, contorcia-se como um dejecto e não havia luz na pequena cabana. O homem da pistola, modorrento, olhava para mim e para a mulher sem conseguir articular uma palavra que não fosse na sua língua. A situação era delicada. O bebé lá se soltou e, como se a mãe estivesse agachada, caiu no chão de terra batida. Uma nuvem de pó sucedeu ao som rouco do impacto do pequeno corpo; sobressaltado, o homem disparou e acertou no pequeno corpo. A mulher ficou imóvel e silenciosa. Eu, claro, também. O bebé, ou o que restava dele, quedou embrulhado numa massa de fiapos de carne vermelha e escura, salpicada de terra, qual almôndega muda. A situação mudou. A água, que tacitamente estava destinada ao que haveria de nascer, ficou de súbito disponível. O homem da pistola levantou-se e pontapeou a mulher que não mais se mexeu. Pegou na garrafa, acenou-me e foi para o seu canto. Em troca, fiquei com sede mas vivo.
( enviado por Kav Belete)
posted by FNV on 9:54 da tarde
#
(1) comments
UM CONSELHO: O sr. árbitro Carlos Xistra deveria ser convidado de honra do SLB, na final da Chanpions League, em Paris*. O seu papel de motivador da concentração benfiquista na competição europeia não deverá ser esquecido na hora da consagração.
* Se o desenrolar do proceso judicial no qual está envolvido não lhe impuser termo de identidade e residência ( e Deus queira que não) , naturalmente.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.