BOA CORRENTE: Parabéns atrasados ao Mac Guffin ( www.contra-a-corrente.blogspot.com), um veterano ( 3anos) da blogosfera lusa.
posted by FNV on 5:01 da tarde
#
(0) comments
É O CLÍTORIS, ESTÚPIDOS! No www.spiked-online.com, James Woudhuysen discute os motivos pelos quais as mulheres não aderem tanto como os homens aos jogos de consola. Entre outras coisas, o debate obriga-se à dicotomia "cultura ou testosterona". Cá para mim, em termos de joystick ( é assim que se escreve ?) elas estão muito mais avançadas.
INVASÃO DO IRAQUE: Um ano após a invasão, será oportuno lembrar algumas questões: o país está melhor ou pior? os curdos devem ser considerados na resposta? seria legítimo invadir o Iraque para - caso fosse esse o móbil da invasão - livrar os iraquianos de Saddam e do seu regime tirano, responsável por centenas de milhares de mortos? o facto da invasão potenciar o terrorismo - embora não seja a sua causa - é um preço demasiado alto a pagar pela liberdade, direitos fundamentais e democracia? será que a maioria dos iraquianos, uma vez que parte minoritária deles é fundamentalista, ou aparenta sê-lo, não merecem ter direito ao voto e à opinião livres? se a invasão fosse mais bem organizada - talvez com mais tropa, não sei - as eleições um sucesso, a democracia uma realidade e o terrorismo erradicado, será que, mesmo não se encontrando as famosas armas a invasão seria considerada um sucesso por parte de todos os ocidentais (i.e., aqueles que vivem no mndo ocidental)? Será que é melhor que os países onde não há liberdade, ou quaisquer outros direitos fundamentais, sejam deixados à sua sorte - ou à sorte dos déspotas que os tiranizam - aguardando que as coisas se resolvam por si, escudando-nos nas diferenças culturais? Será a democracia um bem fundamental, ou apenas um produto de certas sociedades que não é replicável em todas as culturas? E quem decide isso?
posted by Neptuno on 10:08 da tarde
#
(0) comments
O CORMAC McCARTHY DA BOLA: Uma belíssima crónica desportivo-infantil, assinada pelo Francisco ( Trigo de Abreu, do www.mautemponocanil.blogspot.com), na página 44 do O Independente de hoje. Vale o jornal.
posted by FNV on 3:39 da tarde
#
(1) comments
A VERDADEIRA GRIPE DAS AVES: Lido na Calibre 12 deste mês: um ganso do Canadá de seis quilos (!) de peso, abatido por um caçador sueco, caiu redondo em cima da cabeça de outro caçador. O homem ficou dois dias de cama.
posted by FNV on 12:21 da tarde
#
(4) comments
ELOGIO EM BOCA PRÓPRIA É VITUPÉRIO: "Portugal e Espanha têm dado muito à Europa", grita Durão Barroso na minha rádio. Pelos espanhóis não falo, mas nós, nos últimos tempos, só temos dado despesa e trabalheira. A menos que monsieur Barroso estivesse a referir-se a ele próprio.
AGARRA O NODDY: O Bloco está em apuros. Casquilho queria ser "animado" em vez de "dirigido", Vale de Almeida já fez as malas. Louçã, se continuam a chateá-lo, também abala não tarda nada. Se Fazenda e Rosas ( de longe os melhores) resolverem zarpar para porto seguro, o Bloco ficará muito bem entregue: ao Noddy, ao Polícia Apito e à Menina Bichaninha.
posted by FNV on 4:30 da tarde
#
(0) comments
ADIVINHA QUEM GANHA: O meu pai costumava contar- me que, por volta dos anos 40, as sessões de luta livre no Coliseu eram dos espectáculos mais procurados. Pontificava o famoso Tarzan Taborda e as salas estavam à pinha para ver brutamontes aplicarem golpes - altos e baixos - uns aos outros. No fim, já se sabia que os resultados dos combates eram quase sempre pré-combinados nos bastidores. Depois do que vi ontem, não tenho dúvidas que o futebol é o natural herdeiro desta popular tradição.
posted by Neptuno on 11:10 da manhã
#
(1) comments
NÁUFRAGO COMPLICADO: Temo mais estar num barco a remos no meio de um rio do que no meio do mar alto. Tanto me afogo a três metros de profundidade como a dez; para além disso, o rio tem margens, logo mais perigos.
E ASSIM FOI II: Não posso deixar de aproveitar o momento de ter conseguido em casa uma ligação rápida pela netcabo para deixar aqui também um fraternal abraço ao nosso ausente comandante, NMP, e ao monstro dos mares, Neptuno, por mais este resultado que se irá acumular aos seus registos futebolísticos. Sai ainda um abraço para o FNV, mesmo que já escorraçado deste campeonato, porque no momento da vitória não é bonito esquecermo-nos dos derrotados.
posted by VLX on 11:50 da tarde
#
(0) comments
E ASSIM FOI: interrompo este silêncio no Mar Salgado a que afazeres profissionais me têm infelizmente obrigado para agradecer ao adepto do Sporting que hoje de manhã na rádio fazia votos para que o jogo da Taça de Portugal fosse ganho por um golo, de grande penalidade e com a colaboração de Ricardo. Assim foi.
posted by VLX on 11:44 da tarde
#
(0) comments
BEM VINDO AO CLUBE: Ouço e vejo Paulo Bento muito zangado com o meu velho conhecido ( salvo seja) Olegário Benquerença. Antes tu que eu, Paulo, antes tu que eu...
Actualização: Dias Ferreira, candidato contra a actual direcção do seu clube, está na SIC a falar do prejuízo que o Sporting sofreu contra... o SLB na época passada. Jorge Coroado está neste momento a substituí-lo na condição de candidato ao prémio Stromp. Dias Ferreira é um homem cujo grau de sportinguismo varia consoante o calendário eleitoral.
posted by FNV on 11:43 da tarde
#
(1) comments
A SEDE (II): Suportar a infâmia, a dor ou até a sede, desejar o bom nome, a saciedade ou água. A partir daqui, duas grandes linhas de dissensão, segundo Moreau, entre estóicos e cristãos : para os primeiros, a virtude como bem soberano e a condenação das paixões; para os segundos, Deus como bem soberano, a paixão como via de acesso. Agostinho condena o suicídio de Catão porque devemos suportar a desgraça, Séneca elogia-o porque o considera um acto de libertação. Esta é uma contradição célebre: Agostinho parece estóico - atitude fatalista perante a vida -, Séneca parece mole, compreendendo os limites da dor moral. Em que ficamos? O osso da coisa é a autonomia do homem. A doutrina estóica obriga o homem ser capaz de procurar a virtude, dando particular relevo à intenção dos actos e não aos actos propriamente ditos ( ver o Livro I do De beneficiis de Séneca). Esta autonomia mental pode ser o primeiro factor de rebelião contra a ordem cristã: nada está preparado, nem por Deus nem por nós, a nossa sede dependendo menos do seu aplacamento do que da capacidade em a suportar. Petrarca, no diálogo entre a Dor e a Razão (nos De Remediis), tenta fazer a ponte entre a Stoa e a Igreja. Começa por explicar ao sofredor que a virtude estóica é a única coisa que se opõe ao vício, e a dor não é um vício; acaba por por dizer ao desgraçado que Cristo já sofreu por ele, e muito mais do que ele, pelo que as suas dores são desprezíveis. Agostinho, nas Confissões ( XXII, 32), contraria Cícero - o espectador comprometido do estoicismo - a propósito da expressão "vida feliz": ela só existe junto de Deus. Em suma ( passe o ridículo desta expressão num post), para os estóicos depende de nós o domínio da dor e a experiência da virtude, enquanto que para Agostinho tudo depende da nossa proximidade de Deus. O que é curioso, e vemos isso em Petrarca como nos estóicos cristãos pré-modernos, a Providência pode ser identificada com Deus. Assim, diante do Destino, o autodomínio, não por bravata mas pela compreensão da nossa pequenez, pode ser tão cristão como estóico. A nossa sede será por vezes "mais água do que sede" - como em Sebastião da Gama - também porque nada a aplacará se não a dominarmos: pela virtude estóica ou pela fé ( confiança) em Deus.
FROM EIXAMPLE AVEC AMOR: Quando um capitão conquista os seus soldados por constantes mostras de cobardia natural, como Octávio fazia, que destino devemos reservar-lhe? Montesquieu - de quem recolhi a opinião - não me ajuda. Já Suetónio adorava Octávio, o tal que terá respondido a um general inimigo que lhe pedia sepultura: "isso está na jurisdição dos pássaros". A um capitão medroso e passarinho, destinava-lhe o posto de cozinheiro numa qualquer bodega da Costa Brava pese embora a confiança que deposito nos bravos soldados vermelhos, capazes de resistir a dois cercos de Veios.
posted by FNV on 8:54 da tarde
#
(0) comments
A LER: Este texto - "The Caliphate will Unite Sunni and Shia under an Islamic Rule" - no www.khilafah.com. O artigo contesta o desejo/temor anglo-americano de uma guerra civil ( religiosa...) entre xiitas e sunitas no Iraque. O Califado iraquiano, unindo ambas as vias, seria um velho sonho de Mohammed Baqr al-Sadr ( tio do mediático Muqtada), executado por Saddam em 1980.
posted by FNV on 4:15 da tarde
#
(0) comments
A LER COM MUIIIIIITA ATENÇÃO: No www.abaheisenberg.blogspot.com, o texto "Gripe das Aves II". Portugal facilmente identificável.
posted by FNV on 12:38 da tarde
#
(0) comments
A SURPRESA: Estou na cama da enfermaria e os meus amigos já não conseguem visitar-me. Proibi a entrada à minha mulher e aos meus filhos, quero estar sozinho. Sonhei demasiado com estas últimas horas, são minhas. Não só as tenho como disponho delas, o que verdadeiramente me acontece pela primeira vez na vida. São horas únicas porque são as últimas e, por isso mesmo, serão o que eu quiser que elas sejam. Uma cama, um corpo, um fim. Tememos isto toda uma vida (adulta). Não há surpresas, só o cheiro de hospital e o ruído longínquo dos corredores. Olho para as minhas mãos - flácidas, magras e amareladas - e parece-me um milagre que ainda respondam. O terror comparece à hora marcada como o rosnar de um rafeiro medroso; já não há nada a temer, já se sabe tudo.
PROCURA-SE "ENFANT TERRIBLE": Partido político com representação parlamentar procura um novo enfant terrible que esteja disponível para animar os seus congressos. De preferência, alguém com bom "jogo de bastidores", com curriculum cor de rosa e participações televisivas e que não tenha pejo em atacar o líder e/ou os seus apoiantes. Antigos PM's não serão bem vindos...
posted by Neptuno on 6:59 da tarde
#
(1) comments
A SEDE (I) : A sede que Sebastião da Gama diz que temos é mais água do que sede, pois foi Deus que a fez nascer e só Deus a pode aplacar, segundo o meu caro Pedro Picoito ( www.amãoinvisível.blogspot.com) . Sebastião não poderia assim ser supeito de estoicismo como eu arriscadamente alvitrei. Talvez sim, talvez não; de qualquer modo o pretexto é óptimo para uma vez mais trazer ao Mar Salgado a discussão da relação entre o estoicismo e o cristianismo. A sede bíblica está bem expressa no Evangelho de S.João, como julgo que o Pedro quis dizer: No episódio da samaritana e do poço - "O que beber desta água tornará a ter sede. Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede" ( João 4: 13-14) - e sobretudo no da cruxificação ( João 19: 28-37). Muitas são as exegeses, a da esponja mediterrânica ( Euspongia officinalis) atada à ponta do hissopo parece-me bastante interessante: o animal que retem a água como o camelo (que no Talmud por isso mesmo atravessa os desertos) e o hissopo, o arbusto ( êzob, em hebraico) que Moisés utilizou para embeber o sangue do cordeiro sacrificial. Mas o principal é a sede que Jesus tem: ele é a fonte que tem de ser saciada ( como diz Eduardo Miranda) e morrendo absorve os pecados dos homens. Temos assim, nestes dois episódios, uma metafísica da sede que aparentemente não pode ser alcançada pela virtude estóica: a sede do cristão é mais água do que sede, pois que o estado de beatitude alcançado pelo aplacamento da sede é ilusório: não tem sede quem crê em Cristo. Ou seja, a felicidade, por vezes confundida com a vida boa/feliz (a vita beata) não dependerá de nós. E aqui entramos no osso da coisa: para os estóicos depende. Em parte.
(continua)
posted by FNV on 12:35 da tarde
#
(1) comments
JORNALISMO DE CAUSAS: Já o conhecemos de outras paragens, mas este ano, no futebol, ele anda hiperactivo. Se o SLB é afastado da Taça por um lance de voleibol, ou não se menciona o assunto ( como refere o Paulo Pinto de Mascarenhas no wwwoacidental.blogspot.com) ou tal não é considerado relevante. Se o SLB ganha, pese embora o adversário poder queixar-se de um golo eventualmente ( nenhuma câmara de TV estava na linha portanto ninguém pode ter a certeza) mal anulado, o assunto é chamado para título ou sub-título da crónica. O que é interessante é que isto ocorre em jornais não desportivos. Ora, uma vez que os jornalistas que assinam essa páginas não são geneticamente diferentes dos seus colegas da secção de política ou de sociedade, a conclusão a tirar é previsivelmente desoladora. Dito isto, convem afirmar que, ao contrário dos delirantes, não julgo que tal afecte minimamente o desempenho desportivo do SLB. Não considero que exista uma campanha difamatória nem outras patacoadas do género. É apenas a constatação de uma realidade: os jornalistas não despem as camisolas clubísticas ( veja-se o caso de A Bola, que transformou no orgão oficial de Luis Filipe Vieira) como não despem as outras. A única coisa relevante é assinalar que uma boa fatia da população ainda acredita no mito da "isenção jornalística", essa anedota sublime.
ATÉ SEMPRE: Fernando Gil despediu-se hoje, passa a estar disponível apenas entre madeiras. De boas estantes ou mesmo no simples chão.
posted by FNV on 6:27 da tarde
#
(0) comments
A QUÍMICA PARTIDÁRIA: Luis Filipe Meneses e Telmo Correia juraram este fim de semana pela "estabilidade". É comovente mas não chega. É preciso que jurem também que só deixam de acreditar na estabilidade quando esta se tornar instável. Lá para 2007 no caso do CDS, lá para 2008 no caso do PSD. Entretanto, compenetrados e fieis ao juramento, testarão a estabilidade agitando os tubinhos de ensaio.
posted by FNV on 4:53 da tarde
#
(0) comments
DEVER CUMPRIDO: Prazenteiro e visivelmente satisfeito, Pinto da Costa reapareceu ontem na TV ao fim de muito tempo de resguardo. Meteu-se com o SLB ( teve piada sim senhor), agora "limitado a uma prova" - e difícil - depois de dois, digamos, desaires caseiros.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.