PROPAGANDA: Não é com surpresa que se regista tudo isto. Nos jornais e nos blogues, as mangas de lustrina exclamam que "o problema da droga nas prisões tem de ser resolvido de outra maneira ". Neste país de aplainadores é sempre assim: ninguém liga pevide "ao problema" até ao dia em que alguém pretende atenuar os efeitos do mesmo. Depois é um tiroteio de humor. Por falar em humor e em propaganda, um mestre ( Manuel Pinto Coelho) escreve hoje no "Sol" que depois da abolição da Lei Seca, nos EUA, o consumo de álcool aumentou. O que o divertido cavalheiro não diz, porque não sabe ou não quer que se saiba - levemos à conta do humor - , é que no final da experiência o consumo de álcool era igual ao que existia...antes da experiência. O que se ganhou com a proibição ? Mau álcool, gangsters e corrupção generalizada nas forças policiais americanas. Um exemplo cheio de humor, deve reconhecer-se.
posted by FNV on 4:01 da tarde
#
(0) comments
CHEFES & HERÓIS: Muito se discute agora a popularidade de Sócrates: se está em queda para depois subir ( Antonio Lobo Xavier) ou se tem de recuar para sobreviver ( a oposição). Do meu poiso, o coiso parece simples e concordo com VPV : como não temos heróis aos quais tudo se perdoa - impossível num país roído pela inveja -, adoramos chefes. Carlyle entregava ao Herói a tarefa de "dominar as brutas potências telúricas da Natureza", mas o Chefe só tem de mostrar que sabe para onde vai. E a "Natureza" vai atrás.
posted by FNV on 11:31 da manhã
#
(1) comments
ELEMENTAR: Dizem os responsáveis da cadeia de Paços de Ferreira que lá não existem utilizadores de drogas injectáveis. Óptimo. Assim não têm que temer os programas de troca de seringas porque não vai ser trocada nenhuma. Tenho a impressão que estamos a descobrir uma forma muito original - e tipicamente portuguesa - de prevenção da infecção pelos HIV.
" PORTA-TE BEM " : É o conselho final de Séneca, na 24ª Carta a Lucílio. O velho andaluz explica pela centésima vez que morremos todos os dias, que tudo é adicionado à conta final. Para convencer Lucílio, arregimenta exemplos: Catão ( apesar do suícidio) , Rutílio, Metélio ( Metelo fica mal) , Sócrates. " Cada dia que vivemos partilhamo-lo com a morte ". Está dito.
posted by FNV on 11:40 da tarde
#
(0) comments
YES, MINISTER: À falta de uma Irlanda do Norte, Sócrates podia fazer assim: quem fizesse asneira no governo era despachado para a Madeira com o cargo de ministro plenipotenciário.
posted by FNV on 7:04 da tarde
#
(0) comments
UM PRODÍGIO: Sá Pinto conseguiu ser expulso, por insultar o árbitro, num jogo de reservas do campeonato belga realizado ontem.
PORTUGAL:" Serra que tal gado tem / não na subirá ninguém ..." ( Gil Vicente, Auto da Cananeia).
posted by FNV on 11:11 da manhã
#
(0) comments
SERINGAS NAS CADEIAS ( A Proposta): O governo recuou na intenção de avançar com experiências de NEP ( Needle Exchange Programs) em quatro cadeias e vai fazê-lo apenas em duas. Já não é mau. Ao que parece, deixa cair as máquinas dispensadoras automáticas e pretende envolver os guardas prisionais nos projectos. Esta última intenção também é boa, numa altura em que alguns ministérios denotam tendências autoritárias. A linha de força deste projecto tem de ser a razão e a ciência ( a humanidade é acessória).
1) A razão assenta numa compreensão da realidade: as cadeias estão cheias de utilizadores de drogas injectáveis, alguns já infectados ( com HIV e várias formas de hepatite), que conseguem receber droga. Isto significa que as cadeias são armazéns de vírus perigosos, o que afecta todos os reclusos ( e não apenas os toxicodependentes), bem como os familiares e amigos que estão cá fora á espera dos que estão lá dentro. Ora, um problema epidemiológico combate-se com prevenção e tratamento. Os NEP e o rastreio são preventivos; os programas de metadona e as consultas de desabituação são instrumentos da área do tratamento que também terão de estar presentes nas cadeias.
2) A Ciência ajuda-nos a estabelecer um programa de prevenção na área da epidemiologia. Nesta altura, apenas a avaliação do que se passa e do que se passou nas cerca de 50 cadeias onde os NEP foram introduzidos nos pode ajudar. Os programas alemães, espanhóis e suiços, não registaram nenhum ataque a guardas com as novas seringas. Como observa, e bem, o US Surgeon General, a avaliação desses programas demonstra que os NEP diminuiram drasticamente a taxa de infecção por HIV ( e outras doenças, como as hepatites ) e que o consumo de droga não aumentou nas cadeias que experimentaram os NEP.
Não me parece que os serviços correccionais alemães e suiços, e o US Surgeon General, sejam perigosos relativistas, mas quem quiser continuar a agitar argumentos de fé é livre de o fazer. Aliás, estes projectos são muito fáceis de boicotar: basta "convencer " um recluso a picar um guarda com uma seringa.
ESSE MARAVILHOSO MUNDO DO TITLING: O Mar Salgado adianta algumas das possíveis manchetes para os jornais de amanhã: Hamburgo-FC Porto: "Golo de Lucho" (onde se lê "golo" poderá ler-se "jogo", ou "vitória", ou "capitão"). "Hamburgers bem passados". Benfica-Celtic: "Na primeira quem quer cai, na segunda cai quem quer, na terceira Karyaka" (versão Record: "Quem se lembra de Karyaka...?"). "O melhor ataque é o defesa". "Caldwell's Jackpot".
HIPO- E HIPER-CONCRETIZAÇÃO: Como é geralmente reconhecido, o sucesso de uma equipa depende da sua "capacidade de concretização", isto é, de saber transformar as oportunidades em golos. Hoje, o Arsenal teve 30 remates à baliza, e umas 5 ocasiões de "baliza aberta". Ficou em zero, porém, tendo ainda passado pelo perigo de sofrer um (auto-)golo marcado pelo seu melhor jogador. Um caso claro de hipo-concretização. No outro extremo do espectro, encontramos a hiper-concretização de uma equipa escocesa que joga em Portugal e que dá pelo nome de SLB. Deu uma lição aos latinos do Celtic (jogo mastigado, lateralizado e sem "profundidade ofensiva"): 4 remates à baliza, de onde resultaram 3 golos sem resposta, sendo que 2 dos remates não entraram nas redes adversárias.
ACTING SMALL, THINKING SMALLER: O problema de Jesualdo não é só acagaçar-se durante os jogos. O problema de Jesualdo é, no final do jogo de hoje, falar primeiro da presença garantida na Taça Uefa, e só depois na "porta aberta" para a manutenção na Champions. Ask José.
posted by PC on 12:48 da manhã
#
(0) comments
CREONTE E POLINICES : A esmagadora maioria dos soldados portugueses que morreram na guerra colonial foram labregos analfabetos que não conheciam a sede do concelho em que viviam, quanto mais África. Salazar e Caetano exigiam que os familiares dos mortos suportassem as despesas da transladação dos corpos para a Metrópole, por isso muitos arrefecem ainda hoje, no cacimbo das matas, espalhados ao acaso; praticamente insepultos. Uma palavra em memória desses recrutados para uma guerra incómoda, que na altura foi escondida e hoje é esquecida, teria ficado bem ao eng.º Sócrates. Ou a qualquer outro político preocupado com os "mais desfavorecidos ". Em qualquer época.
NELLA PRIMA BELETTA DI NOVEMBRE: José Sócrates galrejou, não há nada a fazer: "Temos saudades do futuro ! ". Isto costuma ser o princípio do fim de qualquer governo socialista.
posted by FNV on 10:47 da tarde
#
(1) comments
RÁDIO " HAMAS ": A TSF repetia ontem, num tom potroso, que a aviação israelita estava a sobrevoar Beirute e outras localidades, " numa clara violação das resoluções da ONU". Uma rádio imparcial teria relatado também as declarações do principal funcionário da ONU em Beirute: armas sírias foram enviadas para território libanês, " numa clara violação das resoluções da ONU".
posted by FNV on 6:18 da tarde
#
(1) comments
AUBADE:Para o Rui, que andou vários meses a tentar encontrar uma tradução satisfatória para este poema de Philip Larkin, aqui fica uma versão com um toquezinho dos New Order:
posted by NMP on 3:32 da tarde
#
(1) comments
"AS PREMONIÇÕES DOS PAMONHAS": Poderia ser o título das recentes entrevistas de Jesualdo - em que afirmava ter adivinhado o sinistro plano benfiquista para, deliberadamente, lesionar Anderson - e de F. Santos - em que afirmou adivinhar que não iriam terminar o jogo com 11, frente ao Estrela. Não deixa de ser curioso o apelo às premonições de dois treinadores que são exímios a ler o jogo... depois de terminado. Como diria o outro, "premonições, só depois do jogo." Mais engraçado ainda é ver a "indignação" do FCP pela lesão do seu jogador. Já estou a ver uma manifestação em frente ao hospital, enCabeçada por F. Couto, Paulinho Santos, André, etc., e ainda com a presença "guarda Abel", não vá aparecer um grego...
O FADUNCHO: Na 1ª parte do Barcelona-Chelsea contei seis faltas iguais ou piores do que a de Katsouranis sobre Andersson. Só mesmo Pinto da Costa - que fazia de motorista de Paulinho Santos no dia seguinte a este partir uma queixada ou uma perna a um adversário - para alimentar tanto disparate. Também é verdade que conta com um séquito de prosélitos, confiados que estavam na capacidade do jovem brasileiro de apenas 18 anos em esconder a tremideira do Prof. Jesualdo.
posted by FNV on 8:44 da tarde
#
(1) comments
NOTAS (2): O Bloco de Esquerda morreu e ninguém o avisou? Quem se recordar da omnipresença de Louçã nos telejornais, no tempo de Durão Barroso e de Santana Lopes, cuidará de estranhar. Grande crise por lá deve andar, ou, como diz o povo, "nove por sete ruas e ainda vão apertados"...
posted by FNV on 11:59 da manhã
#
(2) comments
NOTAS (1): As Capitais da Cultura não educaram o público nem têm retorno no que concerne à actividade cultural, explicou a Ministra. Presumo que os estádios do U. Leiria - com uma assistência média de 900 almas - e do Algarve - deserto 363 dias por ano - também não tiveram retorno e certamente não educaram niguém. O problema é que os estádios não podem ser cancelados.
posted by FNV on 11:47 da manhã
#
(0) comments
PRISÕES: Se o casamento é uma escola de carácter, quem se casou por esse motivo deveria ter-se matriculado noutra escola qualquer ( Kierkegaard). Todos os compromissos são uma escolha do acaso: o cão vagabundo que um dia segue um homem e encontra uma casa, o psicopata que se deixa prender pela forma da sobrancelha da estudante. Aprender o acaso é tão fútil quanto prender o fado.
posted by FNV on 12:43 da manhã
#
(4) comments
A AUDÁCIA DO NOVIÇO: A semana e meia das eleições para o Congresso americano um novo nome surgiu como potencial candidato democrata em 2008: Barack Obama, senador do Illinois. Umas curtas declarações, admitindo essa possibilidade, fizeram da sua eventual candidatura um fenómeno mediático de proporções gigantescas. Os media, de olho nas tiragens e audiências, estão desesperados para encontrar um adversário substantivo para aquilo que parecia vir a ser um passeio de Hillary Clinton nas primárias democratas (o ex-candidato a Vice-Presidente John Edwards não parece, para já, estar á altura do desafio). Parte do Partido Democrata considera Hillary Clinton um regresso indesejável ao passado e não uma candidatura de futuro. As sondagens revelam que uma grande parte dos americanos recusar-se-á sempre a votar em Hillary. Este factores criaram o ambiente propício ao anúncio da disponibilidade de Barack Obama. Desde então, o homem já foi capa da Time e tornou-se o candidato-querido dos media. Obama, filho de pai queniano e mãe hawaiana, transporta na sua história pessoal muitos dos elementos que compõem o mito do sonho americano (que aliás ele não se importa nada de lembrar). Um rapaz pobre e filho de imigrantes que, através do trabalho e estudo árduos, ascende fulgurantemente até ao topo da escala social. Com uma brilhante carreira enquanto jurista - foi editor da prestigiada Harvard Law Review, o primeiro afro-americano a ocupar esse cargo - Obama foi eleito em 2004 para o Senado numa eleição quase sem disputa. Os seus críticos apontam-he a falta de experiência política (apenas 2 anos no Senado). Mas a verdade é que a inteligência fulgurante e o talento oratório têm consegudio superar essa eventual falha. Em pouco tempo, tornou-se uma das estrelas mais brilhantes do panorama político americano. Tornou-se conhecido à escala nacional por ter feito um discurso arrebatador na Convenção democrata de 2004. É uma peça de oratória brilhante (ver parte 1 aqui e parte 2 aqui). Esta notável intervenção, ao nível da melhor tradição retórica americana, transformou-o instantaneamente num peso-pesado político (ainda nem sequer tinha sido eleito para o Senado). Intitulava-se a "Audácia da Esperança", slogan que rapidamente se transformou num símbolo de Obama (além de título de um livro). Depois de 7 de Novembro veremos quem se chega à frente. A presença de Barack Obama asseguraria uma corrida bem interessante do lado democrata.
ISTO ESTÁ TUDO LIGADO: Aproveitando a ideia do nosso PC ( vide comentários ao post dele aí em baixo) , tudo não passou de uma conspiração. O sítio oficial do FCP explica: Lucílio Baptista mandou o SLB contratar o Katsouranis para lesionar o Andersson, exactamente no mesmo local do relvado onde, no ano passado, outro grego lesionou o Lisandro. Nada mau, para um clube que até se esquece de requisitar bilhetes para os adeptos.
posted by FNV on 12:26 da tarde
#
(0) comments
O VOTO NÃO É SECRETO? No Fórum da TSF, o shotôr Manuel Acácio já elege os vereadores do BE.
posted by FNV on 12:24 da tarde
#
(0) comments
NO "AUTO DA ALMA": Existindo uma ligeira diferença entre a versão de Marques Barga e a de António José Saraiva, vou pela primeira. Gil Vicente põe o Anjo a dizer para a Alma, perdida com tanta "coisa material" :
" (...) Pondes terra sobre terra, q'esses ouros terra são.
A Alma deixa-se enfeitar pelo Diabo com brocados e pedras preciosas, e até com huas escripturas de huns casaes de que perdeis grande renda ( se não olhar pela fazenda ). Depois lá vem S. Agostinho que a salva, mas as palavras do Anjo são duras como pedra. Mais adiante, numa pequena reunião, os Diabos elencam proezas e fracassos ( tinha outra alma já vencida em ponto de se enforcar). Tudo isto é velho. Julgo que foi Tertuliano ( "De cultu feminarum" ) quem primeiro, no mundo cristão, se encarregou de pôr as coisas em pratos limpos. Dá um jeitão a Alma ser um substantivo feminino. Ao outro Saraiva, o do "Sol", pelo menos.
BILHETES SANTOS: Muitos comentadores procuram deslindar o que conteriam os misteriosos bilhetes enviados por Fernando Santos para dentro do campo através de Mantorras, que deram o primeiro golo logo no minuto seguinte. Mesmo tendo presente que o de Petit foi lido antes, durante e após o golo, o Mar Salgado está em condições de revelar que o treinador encarnado apostou tudo no jogo psicológico e desvendou o segredo: "Malta: se marcarmos dois golos, empatamos". Aparentemente, a pressa impediu-o de acrescentar que não se podia sofrer um terceiro.
VIVA O FUTEBOL!: Acabo de ver na TV que o Anderson, aquele cepo de trancinhas, vai ficar arrumado 3 meses, pelo menos, à conta do choque com o Katsougaranis, ou Karanitsougas, ou lá como se chama o discípulo, que toda a gente (na casa onde vi o jogo) achou perfeitamente legal*. Fractura do perónio, parece. A prevenção é muito bonita. Lá para Março era capaz de já ser tarde.
*A Bola, esse monumento do jornalismo desportivo, alinha pelo mesmo diapasão: a edição on-line informa que "a lesão de Anderson aconteceu durante um lance com Katsouranis" e a edição em papel dá nota 7 ao jogador grego, condescendendo que "às vezes foi durinho (e Anderson sofreu com isso)" (p. 10), esclarecendo que Anderson "lesionou-se na perna direita em lance viril de Katsouranis" (p. 6). Só na avaliação do árbitro, feita por outro jornalista, se fala num cartão amarelo que ficou por mostrar.
posted by PC on 10:00 da tarde
#
(3) comments
ÁGUAS TURVAS: Muita cocaína tem dado à costa, em Portugal e na Galiza, nestes últimos dias. O sítio da PJ só indica as apreensões ( 30 toneladas no primeiro semestre de 2006, ou seja 90% de toda a droga apreendida) , pelo que só por estimativa lá poderemos ir. Eu arriscaria 150 a 200 kg, com base no peso habitual dos fardos e nas informações divulgadas pelos jornais. Estamos a falar de cocaína atirada borda fora. Sabe-se, embora não se diga oficialmente, que as apreensões de droga têm um valor meramente simbólico. No caso da cocaína, não há nenhum problema em produzir as quantidades que forem necessárias. Também se sabe muito bem que o único ponto fraco do narcotráfico é o da lavagem de dinheiro. A cocaína pode bem tomar banho de vez em quando.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.