EQUADOR: Neptuno esteve ausente em S. Tomé e Príncipe. O novo romance do MST prende-nos da 1ª à 518ª página. Recomenda-se vivamente.
posted by Neptuno on 2:19 da tarde
#
(0) comments
ASSIS, O PROVOCADOR BARATO: A salvo da tenebrosa justiça portuguesa, Fátinha largou mais uma maravilhosa pérola. Então não é que F. Assis foi provocar as pacatas gentes de Felgueiras (tão pacatas que se deixam depenar e até gostam!) à má fila? É claro que tinha que levar umas palmadas dos ultrajados felgueirenses, que exerceram o seu legítimo direito à indignação, com a complacência dos cívicos.
Com tudo isto mais os comentários dos felgueirenses, entrevistados após as declarações da Fátinha, é difícil não concluir que os felgueirenses merecem a Fátinha e que esta os merece a eles.
posted by Neptuno on 2:16 da tarde
#
(0) comments
SAMPAIO VARADO: A propósito da indisposição do PR perante as atoardas do Sr. Vara, não posso deixar de pensar que o PR colhe os frutos de determinado relaxamento ao nível dos princípios que se verificou na generalidade da classe política nos últimos quinze anos e do qual o PR foi tambem protagonista. A política portuguesa está pejada de frankensteins, de personagens sinistros que foram "criados" ou "alimentados" por um degradante ambiente político onde tudo é permitido a troco de vitórias eleitorais (veja-se o PS e a Fátinha!). E o nosso PR calou quando lhe foi conveniente calar. Agora aguenta!
CONSTITUIÇÃO EUROPEIA: Hoje no Parlamento, o primeiro-ministro defendeu a inclusão de uma menção da herança judaico-cristã na Constituição Europeia. Este debate já aqui foi mantido, nomedamente com os amigos do No Quinto dos Impérios e com importantes contribuições de JPP no seu Abrupto e no Público, pelo que não me interessa voltar a ele. Defendi que esta menção deveria ser incluída de tal forma que não passasse a ideia de que a Europa estava reservada a cristãos e vedada a muçulmanos. O primeiro-ministro afirmou que esta sua convicção não significava que tinha uma ideia confessional da Europa. Estou genericamente de acordo. Mas esta polémica tem uma outra consequência importante.
Parece razoável, politicamente sensato e inevitável a existência de listas conjuntas entre o PSD e o PP para as eleições europeias. Ora bem, uma das coisas que me fez querer deixar claro este entendimento da menção da herança cristã foram algumas declarações de responsáveis políticos. Lá fora foi Giscard d'Estaing que afirmou que a Turquia não partilhava os valores fundamentais da Europa, pelo que a sua adesão não seria recomendável. Cá pelo burgo recordo-me do dr. Portas ter afirmado, durante a última campanha eleitoral, que era contra a adesão da Turquia pelas mesmas razões. Claro que isto foi antes de ele ser um homem de Estado.
Mas uma vez que vai haver listas conjuntas, eu como provável futuro eleitor dessa lista gostava que estes mal-entendidos fossem esclarecidos previamente. Para que não haja equívocos. Ainda por cima numa altura em que não faltam novos democratas candidatos a porta-estandartes do anti-europeísmo (o que, aliás, pode ampliar a tentação do PP para que o pé lhe fuja). Teremos tempo para discutir isto serena e construtivamente (lá mais para o final do ano, início de 2004). É bom que interiorizemos que isto e outras coisas sobre a Europa devem ser previamente acordadas. Para que uma eventual lista conjunta seja uma candidatura consistente e não uma manta de retalhos onde cada cabeça sua sentença.
Se amor não é qual é este sentimento?
Mas se é amor, por Deus, que coisa é a tal?
Se boa por que tem ação mortal?
Se má por que é tão doce o seu tormento?
Se eu ardo por querer por que o lamento?
Se sem querer o lamentar que vale?
Ó viva morte, ó deleitoso mal,
Tanto podes sem meu consentimento.
E se eu consinto sem razão pranteio.
A tão contrário vento em frágil barca,
Eu vou para o alto mar e sem governo.
É tão grave de error (1), de ciência é parca
Que eu mesmo não sei bem o que anseio
E tremo em pleno estio e ardo no inverno.
(1) N.T.: Alude a barca. (Tradução de Jamil Almansur Haddad)
posted by NMP on 8:11 da tarde
#
(0) comments
PENSAMENTO DO DIA: «O espírito da humildade é doce como mel. E aqueles que se alimentam deste mel produzirão frutos doces.» Fernando Bulhões y Taveira de Azevedo, Santo António
posted by NMP on 7:57 da tarde
#
(0) comments
CONSUMO EM QUEDA:Os últimos dados do INE acentuam a ideia de um enorme abrandamento do consumo privado em Portugal. Basicamente as famílias portuguesas concentram os seus gastos em alimentação. Estando sobre-endividadas (como aqui já foi referido), a ordem é apertar o cinto.
posted by NMP on 10:44 da manhã
#
(0) comments
PARECE DISPARATADO MAS É ÚTIL: Segundo Fátima Felgueiras, foi o «...tribunal da minha consciência que me mandou vir para o Brasil». É reconfortante e útil saber da existência deste novo orgão de soberania.
Por exemplo, o tribunal da minha consciência conjuntamente com o tribunal da minha carteira ordenam-me que vá ali num instante assaltar um banco. Até já.
posted by NMP on 10:37 da manhã
#
(0) comments
ENQUANTO O PAU VAI E VEM...: O Governo português conseguiu ontem adiar uma resolução que diminui a Zona Económica Exclusiva portuguesa das 200 para as 12 milhas. Esta questão não parece, no entanto, estar totalmente resolvida a contento de Portugal. Nem conseguimos antecipar de que forma poderá vir a estar. Convencer Espanha e Bruxelas da necessidade de manter uma excepção portuguesa é certamente tarefa difícil.
Se há questão em que todos os agentes políticos portugueses se deveriam unir esta é uma delas. Era uma boa maneira de provar ao povo português que a actividade política é útil e indispensável.
DISTINTA LATA: O regime cubano mata os seus opositores. Corta pela base qualquer hipótese de dissensão. A liberdade e os direitos humanos são violados sistematica e diariamente naquela ilha.
A União Europeia tem relações comerciais fortes com Cuba. Preparou um pacote de medidas para protestar contra mais uns fuzilamentos. Estas medidas foram tímidas e envergonhadas para não pôr em causa os investimentos europeus em Cuba, nem as relações comerciais existentes.
Pois bem, Cuba, em vez de assobiar para o ar e fingir que não era nada com eles, resolveu contra-atacar e apelidou as medidas de "oportunistas e hipócritas". É preciso uma distinta lata para ainda ter este discurso arrogante. Assim se prova que com ditaduras dinossáuricas não se pode ser meias tintas: o poder absoluto amplia a desfaçatez e a falta de vergonha.
posted by NMP on 5:31 da tarde
#
(0) comments
DOUBLE STANDARD: Um artigo elucidativo sobre esse fenómeno global que foram as transcrições truncadas das declarações de Wolfowitz. Se fosse com um responsável de esquerda teríamos mais uma cabala.
posted by NMP on 3:13 da tarde
#
(0) comments
NO SÍTIO ERRADO: Directamente de algures no Rio de Janeiro, Fátima Felgueiras irá falar ao país em directo para os telejornais. Pergunto-me porque hão-de as televisões cobrir este não-acontecimento. No estado a que o caso Felgueiras chegou, nada do que se diga fora de uma sala de audiências de um tribunal terá qualquer interesse para o apuramento da verdade dos factos. Poupem-nos.
posted by NMP on 2:58 da tarde
#
(0) comments
BOA NOTA: A Moody's (uma das principais agências de rating internacional) manteve a notação de rating de Portugal. Num relatório hoje divulgado a Moody's elogia o esforço de contenção e consolidação orçamental do Governo depois de anos de derrapagem. Deixa também o alerta para a necessidade de prossecução das reformas que diminuam a despesa pública.
Uma degradação desta notação teria como consequência imediata o aumento do prémio de risco cobrado pelas instituições financeiras internacionais nos financiamentos a entidades portuguesas. Ou seja, o Estado, bancos e empresas seriam financiados a taxas de juro mais altas. Este aumento iria certamente repercutir-se nos financiamentos a pequenas e médias empresas e às famílias. São portanto boas notícias. Sobretudo para um país excessivamente endividado (como também nota a Moody's).
posted by NMP on 2:47 da tarde
#
(0) comments
LIÇÕES: Nunca nos pronunciámos aqui sobre o caso Moderna. Porque ser testemunha não é o mesmo que ser arguido. Porque não comentamos casos judiciais como se fossem casos políticos. Porque apoiamos o governo. Porque defendemos a coligação que o suporta. Porque a manutenção do dr. Portas no Governo sempre pareceu essencial para a estabilidade governativa. Porque nunca nos pareceu uma chantagem a ideia de que ou o dr. Portas ficava no Governo ou havia grandes probabilidades deste cair: afinal de contas ele é líder de um dos partidos da coligação e, ao que dizem, um razoável ministro da Defesa e número 3 do Executivo. Porque sempre achámos que este assunto apenas devia ser falado no tribunal e não nas televisões, nem no Parlamento (neste aspecto o dr. Portas também tem algumas culpas no cartório).
Mas agora que parece que o pior já passou, é necessário tirar lições (a começar pelo próprio). E é por isso que assinamos por baixo este artigo da Clara Ferreira Alves. Que este mau bocado que o dr. Portas passou lhe sirva, ao menos, como uma lição de humildade.
posted by NMP on 1:07 da tarde
#
(0) comments
ASSIM SE VÊ A FORÇA DO PC: Os líricos organizadores do Fórum Social Português foram ontem confrontados com a realidade do mundo. Aquando da festa-desfile-manifestação-convívio da Avenida da Liberdade foram submersos pela máquina partidária do PCP e dos seus satélites sindicais. Parece que esta atitude caiu mal nos movimentos que participaram neste fórum.
Mantendo-se fiéis ao mote do encontro ("Outro mundo é possível"), esta gente mostrou que não é deste mundo. Ou são ingénuos ou não se importam de ser idiotas úteis (politicamente falando claro, não vá haver para aí gente a ficar ofendida pessoalmente).
posted by NMP on 12:42 da tarde
#
(0) comments
NEM TUDO SÃO MÁS NOTÍCIAS: Nelson de Matos reconsiderou e manteve-se o seu blog. É uma manifestação de patriotismo bloguístico que nos apraz registar. O seu Textos de Contracapa já se tinha tornado para nós num utílissimo porto de abrigo no encrespado mar cultural da blogosfera.
posted by NMP on 11:56 da manhã
#
(0) comments
O CAMINHO DA PAZ: Há alguns dias escrevemos um post (intitulado Esperança, ver abaixo) manifestando esperança em que o conflito israelo-palestiniano tivesse finalmente um fim pacífico. A força política do George W. Bush pós-Iraque e o seu notório empenho fizeram-nos talvez ser ingénuos.
Este conflito está marcado há décadas por um jogo de sombras e de disfarces que não se termina de um dia para o outro. Ninguém, sentado à mesa das negociações diz precisamente aquilo que quer, mas sim aquilo que entende ser conveniente dizer para os seus interesses prórpios naquele momento.
A violência é usada como fonte de legitimação interna. Para Arafat como garantia do seu papel insubstituível - os atentados dos últimos dias são a prova de que, em última análise, é ele que tem o dedo no gatilho (por acção ou omissão) e que Abu Mazem ainda tem de trabalhar muito para consolidar o seu poder. Para Sharon é a caução do seu papel de protector dos judeus eternamente perseguidos. Não vai ser fácil ensinar às partes e forçá-las a percorrer o caminho da paz.
posted by NMP on 11:45 da manhã
#
(0) comments
KURT COBAIN IS ALIVE: A VH1 procedeu a uma votação para determinar as 100 melhores canções dos últimos 25 anos (resultados aqui). A grande vencedora foi «Smells like teen spirit» dos Nirvana. Não gostamos de concursos de músicas ou de votações sobre manifestações artísticas. Mas temos pena de não ter contribuído para este resultado com uns mil votitos.
Os Nirvana são para mim uma banda mítica. A energia que trouxeram à cena musical não se voltou a repetir. Guardarei para sempre a memória do seu concerto no Pavilhão do Dramático de Cascais, mês e meio antes de Kurt Cobain dar um tiro no céu da boca. Foram os reis inigualáveis da onda grunge de Seattle, tendo os Soundgarden e os Pearl Jam como escudeiros.
Os Nirvana eram o excesso, o exagero, que só neles pareciam fazer sentido: gritaria, electricidade a mais, destruição de instrumentos, niilismo e desencanto absoluto, heroína e psicotrópicos de toda a origem e a toda a hora. Tudo tendo por base excelentes canções, como o prova uma audição do seu Unplugged. Kurt Cobain seguiu à risca a máxima de live fast and die young with a beautiful body (esta parte final talvez não tenha sido totalmente respeitada). Tem hoje um lugar cativo na história da música e da cultura americana e global ao lado de outros mitos como Jim Morrison, Jimmy Hendrix ou James Dean.
posted by NMP on 11:24 da manhã
#
(0) comments
NÓS: O Mar Salgado é uma embarcação generalista mantida pelo velho lobo do mar NMP e sob a protecção divina de Neptuno (biografias ao lado). Está prevista para breve a contratação de mais marujos e marinheiros. Comentários, propostas e mensagens SOS para lobosdomar@hotmail.com. Tendo em conta o ambiente que se vive na blogosfera, navegar é cada vez mais preciso. Estamos cá para isso.
posted by NMP on 12:16 da manhã
#
(0) comments
UMA LUZ QUE SE EXTINGUIU: Como muitos do actuais bloggers lusos, a Coluna Infame foi o primeiro blog que li. Durante semanas foi sempre a primeira fonte de informação e comentários que consultei (apesar de nem sempre concordar com o que lia). Com uma combinação feliz de estilos, personalidades e temas diversos inspirou inúmeros aspirantes a escribas. Contribuiu decisivamente para que a blogosfera não sofra da hegemonia esquerdista que afecta todos os campos da vida comunicacional e cultural portuguesa. O surgimento deste blog é certamente resultado da inspiração suscitada pela Coluna Infame (um efeito colateral indesejável).
No mar da blogosfera a Coluna Infame foi sempre o farol que nos alumiou o caminho. O que para uma frágil embarcação como a nossa significou, durante os primeiros tempos, a diferença entre a navegação e o naufrágio. Não mais sulcaremos os mares com referências claras, sabendo onde está terra firme. A partir de agora teremos de contar apenas com os nossos limitados instrumentos de bordo. Com o mar cada vez mais pejado de trutas e tubarões, navegar tornar-se-á uma actividade bem mais perigosa, bem mais temerária.
Talvez seja uma crise de maioridade, como afirma JPP e, sendo frios, talvez nos devamos congratular com o aparecimento de muitos novos blogs e com o encerramento de outros, como sinal de liberdade e de evolução. Não deixa no entanto de ser triste. Parafraseando um dos infames: assim se cresce, assim se aprende.
CRISTO MORREU, MARX TAMBÉM E A BLOGOSFERA NÃO VAI LÁ MUITO BEM: Vem um homem relaxado de um fim de semana à beira-mar e leva assim de sopetão com a notícia do fim da Coluna Infame. É lamentável.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.