O DIÁRIO DO LEOPARDO (VI): Hoje in memoriam de Fiama Hasse Pais Brandão, a semeadora. Uma bela leoparda, morta ou apenas "poisada sobre a esquadria da forca". Não abria a casa aos semanários nem tinha coluna nos jornais. Fica lá com o teu "exército sitiante" que nós por cá continuaremos "no ponto máximo de solubilidade".
Adenda: Este mau dia acabou com uma boa coisa. A RTP2 deu corpo e alma ao meu mano Luis, um dos grandes "jovens" cientistas portugueses. É o único gajo que eu conheço que tem, legalmente, em Portugal, duas mulheres: a Inês e a Matemática.
MÚSICA PARA TODOS: Para quem gosta de música um novo e inovador conceito de rádio interactiva. Música de todas as décadas, em todos os géneros e para todas as disposições. A navegação é muito fácil. Uma autêntica revolução no conceito de discoteca.
posted by NMP on 4:25 da tarde
#
(1) comments
UMA HISTÓRIA INQUIETANTE sobre o rapto de uma jornalista portuguesa no Líbano relatada aqui. Os nossos pensamentos estão com a Rute. E que este pesadelo passe depressa.
posted by NMP on 3:16 da tarde
#
(2) comments
O DIÁRIO DO LEOPARDO (V): Paulo Portas, o leopardo de Alvalade - zona mais conhecida pelos seus pequenos e inexpertos leões - , é um primo curioso. Tem a manha e o instinto necessários, mas, e ao contrário de nosotros, é demasiado sociável: atrás dele caminha sempre uma trupe de cervais, ocelotes e jaguares, barulhentos e irrequietos. O leopardo de Alvalade que não esqueça um velho princípio do matagal: quem muito pula pouco caça.
DA CHAMADA "PARTICIPAÇÃO CÍVICA": Todos os dias, com o café do despertar, vagueio pela blogosfera para ler as pregações e os vitupérios de ambos os lados acerca do referendo sobre a descriminalização do aborto: adoro o cheiro a certezas logo pela manhã. Faz-me ficar mais desprendido para o resto do dia. E a vantagem é que vêm envoltas num regabofe porreiro. Já ninguém fala sobre a coisa propriamente dita - o que aliás se compreende, sendo um assunto complexo, desagradável e, digamos tudo, algo enfadonho. Ainda faltam 15 dias e, à conta do aborto, fazem-se boas piadas e discute-se com veemência esquerda / direita, Estado liberal / Estado social, os estudos que mostram que o feto tem vontade de fumar às 10 semanas, Estaline, cultura da morte, o Papa, a propriedade sobre o corpo, a recessão demográfica, dinheiro de abortos ilegais que não é tributado e financiamento das "campanhas" (surpreendentemente, ninguém ligou o referendo ao Apito Dourado, mas lá está: ainda faltam 15 dias). Tudo assuntos maravilhosos, que só estavam à espera de um pretexto para despertar o interesse geral. Alguém com tempo e conhecimentos de sociologia devia estudar o modo como tem sido feito o debate sobre o referendo e o nível da "participação cívica" (?) que somos capazes de oferecer. Anda por aí muita adrenalina carecida de emprego. Dá ideia que o pessoal precisa de umas eleições quaisquer (aqui ou no estrangeiro), da invasão da Coreia da Norte, ou, ao menos, de um campeonato nacional menos mortiço. Porque, se não me engano, do "debate" vai ficar um enorme paradoxo: numa única coisa o "Sim" e o "Não" concordam - o aborto é mau; mas ambos já transformaram o feto numa reles bola de futebol.
posted by PC on 11:50 da tarde
#
(4) comments
GRANDES MOMENTOS DA 7ª ARTE
posted by NMP on 11:48 da tarde
#
(3) comments
RAÍZES IBÉRICAS: Excertos de uma entrevista com o economista brasileiro Armínio Fraga, publicada na Veja desta semana: "Ainda vejo no país essa mentalidade de raízes ibéricas, de esperar que a mãe governo cuide de todos os nossos problemas. Isso precisa mudar. (...) Mas, como escreveu Eça de Queiroz, a mãe governo é pobre; como é pobre, paga pouco, e essa pobreza vai se perpetuando." Questionado sobre o facto de já ter sido membro do Governo e de não ter concretizado as reformas que defende, afirmou: "... no governo não basta capacidade técnica. É preciso convencer a sociedade e, em particular, os políticos a tomar decisões difíceis e que muitas vezes não dão frutos a curto prazo. É preciso enfrentar interesses particulares que se contrapõem ao bem do país como um todo. (...) Há pressões de todos os lados. São pequenos grupos, às vezes não tão pequenos assim, que buscam defender os seus interesses de maneiras visíveis e invisíveis. É uma briga inglória. A maioria é silenciosa, ao passo que esses grupos esperneiam, fazem lobby, ganham espaço na mídia e com isso abocanham fatias do Orçamento e postergam reformas."
posted by Neptuno on 6:45 da tarde
#
(0) comments
DIÁRIO DO LEOPARDO (IV): O novo PGR é cá dos nossos. Se há violação do segredo de justiça, não há nada a fazer. Sábia constatação. Mesmo que certos jornais tenham relatado, durante muitos e necrófagos meses, os pormenores da investigação às dimensões do canhangulo do ex-deputado Paulo Pedroso. Isto faz-me lembrar um camarada meu - o leopardo do rio Ruvuma, perto de Masaguru, na Tanzânia - que papou 26 mulheres e crianças ao longo de um longo ano: nem um pedaço de carne sobrou para ajudar ao apuramento da verdade, tendo valido aos que se dizem humanos a pontaria desse infame inimigo da comandita felina, o insaciável George Rushby. Este PGR garantiu boa imprensa para muitos anos. Tantos quantas as manchas que existem na pele de um big Tom.
posted by NMP on 5:55 da tarde
#
(1) comments
VERGONHA: Como cidadão, a ser verdade tudo o que li e ouvi sobre a condenação do pai adoptivo a seis anos de prisão pelo Tribunal de Torres Novas, não posso deixar de me sentir envergonhado. Já agora, mesmo imaginando a aplicação da justiça de uma forma cega, surda e muda, compare-se a violência desta pena com outras de que vamos tendo conhecimento, relativas, por exemplo, a personagens mais mediáticas.
posted by Neptuno on 5:54 da tarde
#
(1) comments
E NÃO SERIA MELHOR IR FAZER O SEU TRABALHO? Numa conferência promovida pelo PS na Assembleia da República, a conhecida procuradora-geral adjunta, Maria José Morgado, disse que havia em Portugal clínicas a fazer abortos que até pareciam as slot machines dos casinos, e que o aborto ilegal produzia dinheiro sujo e não tributado.
Se a senhora procuradora-geral adjunta tem conhecimento disso, eu pergunto-me por que estranha razão não pára de dar conferências e entrevistas à comunicação social e não vai antes fazer o seu trabalhinho, pelo qual é paga pelos contribuintes não faltosos.
posted by VLX on 3:06 da tarde
#
(5) comments
DIÁRIO DO LEOPARDO (III): O leopardo não desespera porque o leopardo Kierkegaard - que também já aqui teve um diário - lhe contou que a morada do desespero é a mesma da felicidade. Desconhecemos essas coisas, basta-nos uma acácia alta e uma perna de gazela. Carnuda e elegante, de preferência.
GRANDES PORTUGUESES: Na lista dos dez finalistas aparecem Álvaro Cunhal e António de Oliveira Salazar. O primeiro é apresentado como um símbolo da luta contra o fascismo. Talvez o segundo devesse ser apresentado como um símbolo da luta contra o comunismo. E ambos como inimigos da democracia.
posted by Neptuno on 5:57 da tarde
#
(3) comments
DIÁRIO DO LEOPARDO (II): Em França os socialistas querem um " cordão sanitário " à volta do novo grupo hiper-droite, mas Chavez - que o socialista Soares tanto elogiou em recente entrevista televisiva - recebe a ratazana iraniana para alegres patuscadas. O leopardo desce da árvore, o seu bushveldt parecendo-lhe mais arejado do que a cidade dos macacos-sem-pêlo.
INSPIRAÇÃO: Para preparar o jogo de hoje da Briosa com o SLB, nada como pensar num jantarinho perfeito. Talvez começando com uma fatia de abóbora caramelizada com foie-gras, seguindo para um delicioso filete de atum fresco com mousse de camarão. Passando pelo coelho e pelo puré de coentros, encontrar a paz com uns rojões em vinha d'alhos... A apple pie (the real thing!) final acompanha o último copo de uma sublime Calda Bordalesa. Tudo isto na companhia da "família" chegada. Se me lembrar, ainda vejo o jogo...
posted by Neptuno on 6:54 da tarde
#
(3) comments
DEBATE CALMO E SERENO: Vítor Dias é do Partido Comunista Português, Deputado à Assembleia da República, defende o SIM ao aborto e escreve no Público. No seu último artigo defendia que os do SIM deviam ter um diálogo marcado pela compreensão e respeito, mantendo elevada serenidade. Depois passou a referir-se ao NÃO. Recolhi alguns dos termos mais esclarecedores utilizados:
terrorismo verbal, violenta agressão ideológica, chocante primarismo, baixeza política e moral, enormes falsidades e trafulhices, miserável e desprezível, indignas declarações, ignorantes e palermas, servil alinhamento, rasteiro e mesquinho, abastardar este debate, falácias e invenções.
Ó Vítor Dias, confesse-nos cá: você tem é saudades do estalinismo, não é?
posted by VLX on 11:58 da manhã
#
(8) comments
DIÁRIO DO LEOPARDO (I): Menor regularidade de escrita fará com que o leopardo comunique durante as próximas semanas , do alto da sua acácia ( por cautela e não por sobranceria...), através deste diário.
PRESSA: O Carlos Martins, rapaz que já jogou em Coimbra, fez ontem o que eu gosto de fazer em reuniões. Tenho uma aversão (induzida) a essas coisas e sempre que posso também me ponho a milhas. Rapidamente e em força.
Actualização: o inteligentíssimo Ribeirinho e o seu não menos inteligente interlocutor estão neste momento na SIC-N a explicar a "derrota" de ontem do Sporting.
posted by FNV on 10:58 da tarde
#
(0) comments
SOCIALISTAS EM CAMPANHA: A entrada dos socialistas na campanha a favor do aborto a pedido é de deixar qualquer um pasmo! Sócrates iniciou as hostilidades partidarizando a questão como antes só o Bloco de Esquerda não tinha vergonha de fazer. Dizem os socialistas que a derrota do SIM é penalizadora para o PS e que essa derrota será lida como um desaire dos socialistas e de José Sócrates. Eu, pessoalmente, gosto do argumento e até pode favorecer o NÃO mas não posso deixar de destacar que os socialistas se estão já a colar a uma eventual vitória do SIM: essa confiança toda deu mau resultado da última vez...
Edite Estrela é simplesmente deliciosa. Para contrariar o facto indesmentível de que o número de abortos aumentou em Espanha, a conhecida socialista afirmou, numa sessão que se pretendia de esclarecimento sério, que isso se devia ao facto das mulheres portuguesas irem a Espanha abortar. Como não há estudo que refira isso, Edite Estrela deve ter tirado esta fantasia da sua própria cabecinha. Imagino-me o que é que lá terá restado.
A máquina do Governo resolveu dar uma mãozinha ao partido do mesmo. Resolveu pôr uns funcionários a fazer as contas dos custos do aborto livre para contrariar os malefícios do argumento financeiro, quando se manda apertar o cinto em tudo o mais. Contam eles fazer 57 abortos/dia. Sim, 57 (cinquenta e sete) por dia. O SNS não deve retirar tantos molares por dia a pessoas com dores e a necessitar de tratamento, mas abortos a pedido conta fazer 57. Por dia. A pedido. Abortos. Diz o Expresso que se basearam nos números espanhóis mas não refere se os dados obtidos terão sido trabalhados em função da brilhante teoria de Edite Estrela.
Já Jorge Coelho não gosta de tratar deste assuntos de dinheiro, acha que é argumentário de demagogia rasca. Jorge Coelho considera que há milhões de pessoas que não sabem ainda o que vão fazer e que é preciso abaná-las. Para que as pessoas saibam o que vão fazer no referendo ao aborto, Jorge Coelho começou por atacar a Igreja Católica e meter no mesmo saco o preservativo e o aborto. Cumpre esclarecer, primeiro, que o aborto já era considerado uma coisa má e indefensável muito antes da Igreja Católica existir, pelo que esta não veio trazer novidade nenhuma relativamente ao assunto. Depois, que o preservativo evita que se gere uma vida, não destrói - como faz o aborto - a vida que já se gerou e está em desenvolvimento. São coisas muito diferentes, ainda que Jorge Coelho veja o aborto como um método anticoncepcional (e se assim é deveria afirmá-lo claramente).
Jorge Coelho entende ainda quem aborte não deve estar sujeito à arbitrariedade de um juiz que decidirá prender ou não a pessoa em causa em função da sua boa ou má disposição nesse dia. De todas as ideias estranhas que os socialistas já nos revelaram ter sobre a Justiça, os Tribunais e os Magistrados, esta é a mais ofensiva que já vi, li e ouvi.
Ah... Jorge Coelho defendeu também uma campanha "moderada" contra "posições extremadas". Pois.
posted by VLX on 8:02 da tarde
#
(0) comments
AO COMANDANTE: LinKar, sff, a nova morada do LMJ, o www.vidabreve.wordpress.com. Obrigado.
posted by FNV on 7:35 da tarde
#
(1) comments
A FÓRMULA CERTA: Cerca de 15% da população procrastina. Adia, deixa para amanhã, atrasa. Sendo este sinceramente vosso um dos desgraçados, é com prazer que vos comunico a fórmula do Prof. Piers Steel, da Universidade de Calgary, um dos maiores especialistas about putting off until tomorrow. Parece que somos pouco confiantes, impulsivos, distraídos e escassamente motivados. Exacto. Assim, a maneira de calcular a utilidade de uma tarefa (U) faz-se da seguinte forma:
U= E x V/AD, sendo: E - a perspectiva pessoal de sucesso na tarefa, V - o valor atribuído à execução da tarefa, A - a urgência da tarefa, D - a predisposição da pessoa para a procrastinação.
O artigo de Steel, psicólogo até à medula, chama-se "The Nature of Procrastination: A Meta-Analytic Theoretical Review of Quintessential Self-Regulatory Failure" e podem pedi-lo ao próprio através de piers.steel@haskayne.ucalgary.ca. Hei-de lê-lo um dia destes.
posted by FNV on 5:44 da tarde
#
(0) comments
PROVÉRBIO DO DIA: Não há luar como o de Janeiro nem amor como o primeiro.
posted by FNV on 4:10 da tarde
#
(0) comments
COISAS ESTRANHAS: Os estudantes universitários que protestam em Goa, contra Cavaco e contra o "imperialismo", são "de direita" segundo a RTP, combinação impossível em Portugal. Por outro lado, o Football Manager 2007 obrigou-me a despedir da equipa que treinava ( o Wolfsburg): o próprio jogo interferia com as minhas instruções tácticas, pondo os meus defesas-centrais ao ataque e os avançados à defesa, no meio de outras patifarias.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.