A RTP foi obrigada a transmitir a sua corrida de toiros depois das 22.30h por causa de uma providência cautelar interposta pela Associação Animal. A SIC começa a emitir, antes das 21.30h, um programa ( do sr. Albarran) que faz a reconstituição do espancamento de mulheres e outras amabilidades do género. Touche pas a le toro.
CRONIQUEURO: 1. Portugal jogou bem contra uma Turquia medíocre. Permaneçamos apreensivos. 2. Entre o minuto 68' (quando Ronaldo passou a jogar a ponta de lança, com Nani e Simão nos flancos) e o minuto 82' (quando Ronaldo foi "relibertado" com a saída de Simão), Portugal não fez um único remate à baliza turca. 3. Vivi o suficiente para ouvir: "Deco foi um dos melhores jogadores da Selecção Portuguesa" (Rui Costa, comentador da TVI).
Sei que vai começar o EURO-2008, mas um jogo da selecção excita-me menos do que a possibilidade de Vicente ( o do Valência) vir para o Benfica. Se quiserem continuar a acompanhar a actualidade benfiquista, nomeadamente a discussão do binómio política de contratações-futuro sistema táctico de Quique Flores, podem passar por aqui.
Segundo o Expresso, a ida de Sá Fernandes a uma reunião do PS-Lisboa causou mal estar no Bloco. É natural, o Bloco é um partido pequeno e deve ter esgotado a quota de independência e de liberdade quando recebeu Alegre - e as suas diatribes contra o PS - a meio da semana.
posted by FNV on 4:18 da tarde
#
(0) comments
VIVA O MICHEL PLATINI:
As injecções do Euro-2008 são piores do que as dos fogos, dos acidentes de viação e das cheias porquê? E por que motivo um cantoneiro que põe a bandeira nacional à janela é menos patriota do que um poeta que se recusa a ver a selecção nacional? Acabaram com a agricultura, com o tintol a martelo, com as morcelas caseiras, com o tabaco no restaurantes, com o escudo, com a frota pesqueira, com o Aquilino nas escolas, com a tropa obrigatória. Agora espantam-se porque o povo só se sente patriota com a selecção? Pensassem nisso antes.
É preciso começar cedo, Sócrates já começou há três anos. Por mais importante que seja a equipa, a imagem de Manuela Ferreira Leite será crucial. Os políticos e politólogos experientes ocupar-se-ão do programa, aqui será analisado apenas o processo de naturalização: o que MFL poderá representar, o que as pessoas vão interpretar. O antigo slogan de Miterrand ( criado por Jacques Séguéla) , aportuguesado, é um bom ponto de partida: A Força Tranquila. Tem alguns pontos fracos. A ideia de força não será exactamente o que MFL terá de mostrar, o seu trunfo principal sendo, por enquanto, uma seriedade inatacável. Explicar a necessidade de se ser sério em momentos difíceis já é um melhor caminho. É um trunfo crucial em combate se não for atraiçoado por concessões a capitães de conduta duvidosa.
Quem sabe dessa coisa que ponha uma petição on-line para que o Benfica não ocupe a vaga (para já) deixada em aberto pelo castigo da UEFA ao FCP. O Glorioso, pese os ódios e as rivalidades, é um clube mundial ( ainda hoje recebi um email de um benfiquista guatemalteco) e não pode beneficiar da acção da justiça sobre indivíduos de má fama. Isso é para os pequenos gatunos.
posted by FNV on 11:24 da manhã
#
(15) comments
IGUAL ATÉ AO FIM:
Pinto da Costa culpa agora um funcionário da FPF pela suspensão decretada pela UEFA. Foi sempre assim: quando ganhou foi contra tudo e contra todos, quando perde é por culpa de tudo e de todos. Menos dele. Acho muito bem que as coisas sejam vendidas assim aos adeptos do FCP: com honrosas e excepcionais excepções comeram sempre bovinamente tudo o que o homem lhes pôs na mangedoura. Até uma certa menina foi alcandorada a primeira-dama, se bem se recordam...
"A esquerda não tem puta ideia do que se passa no mundo", disse o escritor. Outro fosse a dizer uma coisa destas e levava com os patrulheiros todos em cima. Mas Saramago não tem razão ( qual esquerda?) e a sua declaração insere-se na estratégia do PCP de desvalorizar a exclusão a que foi votado na verbena organizada por Alegre e pelo Bloco: nos, non nobis.
OS BLOGUES TAMBÉM SERVEM PARA ISSO: Insatisfeito com a forma como a comunicação social tem tratado o dossier SIRESP, onde teve responsabilidades como sub-secretário de Estado, Fernando Rocha Andrade criou um blogue para explicar os números sem a "mediação" dos jornais: Um Blog chamado SIRESP. Para quem se interesse pelo assunto e admita que a imprensa pode não ser o melhor veículo de informação.
posted by PC on 5:01 da tarde
#
(1) comments
CUIDADO CASIMIRO:
O dr. Ricardo Costa ( o da Comissão Disciplinar da Liga) deve passar a evitar parques de estacionamento localizados em sítios ermos.
Enquanto escrevo, Ana Lourenço, na SIC-N, deleita-se porque "a opinião bloguística se apressou a zombar das previsões feitas há quatro anos por Urbano Rodrigues ( um estalinista que não cede um milímetro) sobre o aumento do preço do petróleo". Pois é, noutros locais não haveria blogues para zombar das previsões de um sósia de Urbano Rodrigues. Em "A Bola", um jogador de futebol ( Maniche) diz que que a personalidade mundial que mais gostaria de conhecer é Fidel Castro. Quando aquilo cair de podre, o Maniche e outros virão dizer, como outros o disseram a propósito de outras utopias depois de 1989, que não faziam ideia , que não sabiam o que lá se passava. Ainda assim, imaginam um futeboleiro a dizer que gostaria de ter conhecido Pinochet, Stroessner ou Salazar? E andam sempre com a liberdade na boca, estas cogiteiras e estes achegadores.
Chegaremos todos à idade ou ao desespero de Candy, com cão ou sem cão. Assim sendo, não haverá ninguém, na esquerda festiva que anda sempre a ladrar contra o "fascismo", que tenha a coragem de dizer a Alegre que o argumento da idade - cala-te porque eu já cá andava ainda tu usavas fraldas - é o mais prepotente e autoritário de todos os argumentos?
"Agora temos um presidente francês pró-americano: é a prova de que quando se vive muito tempo qualquer coisa pode acontecer".
posted by FNV on 10:30 da tarde
#
(1) comments
ODI ET AMO ( LXXXIX):
Quanto tempo temos? A resposta acaba sempre por desaguar no pragmatismo: o que fazer com ele? Deus não mete medo e a morte não preocupa e Epicuro arruma a coisa com 50% dos seus tetrapharmakos. Sobra, teimosa, a questãozinha: o que fazer com com o tempo que nos resta? Como não podemos saber quanto tempo ainda temos para fazer bolos de bacalhau ou para amaciar a pele de quem gostamos ( quanto mais macia mais gostamos dela), teremos de ir por outra via. E assim desenha-se um esboço de resposta. Desperdiçar o mais possível, não utilizar nada. Respeitar a sentença de Anaximandro, aceitar que o último segundo é exactamente igual ao primeiro. Voltar à pele, comer os bolos de bacalhau com os amigos e esperar a repetição: é ela que se interpõe entre nós e o retorno.
posted by FNV on 8:50 da tarde
#
(1) comments
ENTÃO DEVEM SER OS PEIXES QUEM ANDA A ALIMENTAR O PROBLEMA: O Ministro da Agricultura diz que quase todas as propostas dos pescadores coincidem com as do Governo.
posted by VLX on 8:11 da manhã
#
(7) comments
SEM EUROS: Mas ainda assim o Governo já conseguiu determinar o preço da viagem Lisboa-Madrid em TGV...
A exclusão do PCP da verbena a organizar por Alegre e Louçã inscreve uma lógica presidencial como VPV assinalou há dias. Só que falta explicar a ausência do PCP. À partida poder-se-ia pensar que é um erro. Não é. Alegre não pode aparecer a liderar o ghosti de uma frente comum de esquerda, pelo menos por agora. A exclusão do PCP safa-o de tal colagem ao mesmo tempo que lhe permite ganhar espaço próprio. Bem pensado. Alegre reinventará a Frente Republicana e Socialista de 1978. Será mais à esquerda e ao contrário da original, que contava com o PS todo, a UEDS e a ASDI, incluirá uma parte do PS oficial ( nostálgica do MES) e um Bloco que fará as vezes do grupo de Lopes Cardoso, Pintassilgo e César de Oliveira. O papel da ASDI poderá vir a ser desempenhado por dissidentes mais ou menos explícitos do PS: Roseta, Ana Gomes e alguns soaristas. A FRS obteve 28% dos voto em Outubro de 1980. Alegre só chamará o PCP quando precisar. Bem visto.
Escrevi no post anterior que Manuela Ferreira Leite vai ter muito trabalho pela frente. Vai deparar com gente rancorosa e com gente subtil. Uma mulher divorciada, avó, quase com 70 anos e a quem em tempos os adoráveis estudantes universitários brindaram com cartazes que diziam "Ó vaca: dá cá o leite!" , ultrapassará esses obstáculos. MFL entrou como luva de lã em mão gelada. A sua liderança resulta do abandono do líder anterior e foi desejada: isto é cimento natural. A partir daqui, sem projectos megalopatas ou de ocupação de trincheiras, e não sendo delfim de Cósimo, MFL poderá falar para o país. As próximas eleições serão no Inverno e uma voz franca e calorosa será certamente ouvida.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.