Tenho medo de te magoar. É o medo dos pulhas. Masoch sabia tudo. Ninguém tem prazer na dor, tem-se prazer no intervalo de tempo entre dores. As parturientes, as do outro tempo, também sabiam isso. O que o ruteniano queria era dominar o tempo. Quem diz que tem medo de nos magoar o que faz senão isso? Esperamos acocorados pela revelação. Afinal ele magoa-nos ou não? Esta gente usa toga e tem um código debaixo do braço. E esta gente tem um lema: tramar o outro como quem concede um direito.
posted by FNV on 12:09 da tarde
#
(5) comments
UMA JUDIA À MÃO DE SEMEAR:
Recordo-me de os EUA terem invadido o Iraque. Não me recordo de nenhum tenista norte-americano ter sido instado pelo público- no Open da Austrália - ruidosa e agressivamente , a abandonar o court. O jornal "A Bola" de hoje ( última página) traz a história de ontem : Sahar Peer foi a judia à mão de semear. Por que motivo Sahar Peer é identificada com o exército de Israel e os tenistas norte-americanos não são identificados com o exército ianque? Porque persiste a ideia holística do judeu como membro de uma irmandade do mal. Nas palavras de Drumont :
" No mundo social (...), a nação judaica, flexível, insinuante, trepidante e ousada, pronta alançar as suas presas, esteticamente odiosa, corrresponde, traço por traço, aos vampiros vagabundos que desorganizam as vidas mais robustas (...). Deslocam-se do Oriente para o Ocidente, abrindo caminho uns aos outros. Infinitamente pequenos, infinitamente numerosos, infinitamente rápidos, procriam duzentas vezes ao dia."
E não, não havia ainda Israel. E não, não foi na Alemanha nazi. Isto foi publicado em França, em 1890, num livrinho com o título "La dernière bataille" ( via Zeev Sternhell).
posted by FNV on 12:14 da tarde
#
(0) comments
COCTEAU, SEMPRE:
Invente une migraine, un vertige, un mal d'homme, fournis une excuse ayant cours. Il ne faut jamais qu'on te prenne en flagrant délit avec moi.
( Discours du grand sommeil, 1916-1918)
posted by FNV on 12:30 da manhã
#
(2) comments
E A MAIS É OBRIGADO:
O PM fala dos problemas na Alemanha e na Rússia e esconjura a recessão. Churchill dizia que não basta fazer o que se pode, é preciso fazer o que é necessário Fica-se com a impressão de que Sócrates faz o que pode pelos interesses do PS, mas não o que é necessário - assumir a crise - pelos interesses do país.
MISTÉRIO DA JUSTIÇA A Lei 64-A/2008, de 31 de Dezembro, que aprovou o Orçamento de Estado para 2009, veio discretamente introduzir mais alterações (entre elas, novamente a data da sua entrada em vigor, que estava prevista para 5 de Janeiro de 2009 e já tinha estado marcada para 1 de Setembro de 2008) ao DL 34/2008, de 26.02 (que aprovou o Regulamento das Custas Judiciais), já entretanto alterado pela Lei 43/2008, de 27 de Agosto, e pelo Decreto-Lei 181/2008, de 28 de Agosto.
Perante este desgoverno do Ministério da Justiça, palavras para quê? Certamente ainda irão acusar os magistrados ou os advogados desta baralhação legislativa...
posted by FNV on 6:41 da tarde
#
(3) comments
DO MEDO (III):
Do medo de envelhecer. Bom e amplo medo, imerso na lógica do modus tollens: 1) Se viver muito tempo chegarei a velho; 2) Não cheguei a velho; 3) Não vivi muito tempo. Se envelhecer significa viver muito, então o medo de envelhecer é apenas o medo de viver. A decrepitude e a solidão, as duas brigadas da velhice, só nos conquistam porque há muito vivemos numa cidadela amuralhada. Fazem um cerco ao qual resistimos como podemos. No final caímos como caem todas as muralhas. Foi bom enquanto durou.
posted by FNV on 11:21 da manhã
#
(5) comments
UM GATO AMBICIOSO:
Miguel Portas ( DN de hoje) defende os rockets palestinianos, porque "quando metemos um gato numa gaiola a primeira reacção do bicho é pôr as garras de fora". De facto. O que já é notável é o gato ter como único objectivo de vida exterminar o outro, os filhos do outro, a avó do outro e quem quer que passe ao lado do outro. Quer o outro o ponha numa gaiola ou não.
A julgar pela capacidade que têm em se autodestruir ( agora saiu o Filipe Moura), se estes moços fossem para a polícia acabavam com a tal organização num ápice. No entretanto tentam lançar as bases para uma salada grega. Boa sorte.
Adenda: o post inicial foi apagado e o João Branco explica porquê . Só ficou bem ao autor reconhecer que o texto inicial não era bom.
posted by FNV on 2:29 da tarde
#
(5) comments
A EXTREMA ESQUERDA NA PELE DE CORDEIRO (II):
"(...) Não deveremos limitar-nos a uma denúncia global da justiça burguesa. O facto de a independência da magistratura não ser, com efeito, a maior parte das vezes senão um logro (...) deveria conduzir-nos à reflexão sobre os modos de a tornar efectiva".
(Felix Guattari, Das Liberdades na Europa, Centelha 1987)
Como? Talvez assim:
"Pergunta - Qual a vossa opinião acerca dos prisoneiros que estão no cárcere por tentarem incorporar-se no esquema capitalista?
Resposta -A prisão só tem sentido dentro do sistema capitalista. Pensamos que num sistema comunista cada atitude anti-social deverá ser discutida por todos os membros da comunidade afectada e a cada caso concreto deverá aplicar-se uma solução adequada.
Pergunta- Inclusive os fascistas que estão na prisão de Ciudad Real?
Resposta - Pessoalmente, consideramos que no caso dos fascistas de Ciudad Real lhes daríamos um tiro na cabeça e que vão comer no cu."
( Apelo da Prisão de Segóvia, Coordenação dos Grupos Autónomos de Espanha, Antígona, 1984)
É sempre bom conhecer a inspiração destes libertários. Tiro na cabeça para uns, terapia de grupo para outros.
ENTÃO É ASSIM: Saem e viram à direita para apanhar a Nacional 104. Entram na A3 em Trofa/Santo Tirso, viram em direcção à invicta cidade do Porto, calcorreiam uns quantos quilómetros e apanham a VCI em direcção à Ponte do Freixo. Podem aí aproveitar para dizer novamente adeus quando passarem no Estádio do Dragão, logo depois encontram a portagem dos Carvalhos e, num instantinho, estão novamente em Lisboa. Vão ver que não custa nada, parece muito tempo a matutar mas passa num instantinho.
posted by VLX on 10:35 da tarde
#
(7) comments
STASIS BENFIQUISTA:
1) Quando os colaboracionistas - os Searas, os Cervans, os Vasconcelos, os Lobo Antunes e os da caixa de comentários deste blogue - forem pendurados, não me esquecerei de previamente os obrigar a rever estas humilhações sucessivas. Vão em paz mas não vão descansados.
2) Se for coerente com a sua mania de ter ideias diferentes do resto da sociedade, e depois da insistência catatónica em fazer do Amorim um extremo direito, o Sobrinho da Tia Lola ainda há-de pôr o Makukula na baliza.
3) O Léo saiu da equipa porque "não sabia defender". Ainda bem que não sabia. O irmão do Maniche pensa que sabe. O que é muito pior.
4) O Hugo Leal correu mais hoje do que nos cinco meses que esteve em Coimbra. Um prodígio.
5) Continuo a acreditar que ainda se pode fazer alguma coisa desta equipa de 26 milhões de euros. Ainda pode vir um indivíduo com ideias normais. Depois tratamos dos incompetentes e dos seus colaboradores: é preciso criar um Profintern paralelo ao Komintern.
Motivos para celebrar só terão aqueles que pregam a liberdade em Lisboa mas adoram o bastão em Havana. E, literalmente, os idiotas úteis: os que vêm de lá maravilhados com o sistema de saúde.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.