1) A derrota de hoje não aqueceu nem arrefeceu. Não revelou nenhuma desgraça escondida nem alvitrou nenhuma benfeitoria possível. Tudo igual. Um treinador que está uma temporada inteira a tentar fazer de um ex-trinco do Belenenses o extremo-direito do Benfica, só merece desprezo.
2) Já vimos o que vale a teoria da estabilidade com o sr. Vieira. A temporada 2006/2007 acabou como esta: com Fernando Santos feito de gelatina. Na época seguinte, e logo à 1ª jornada, o engenheiro ( sim, na Luz despedem-se engenheiros) foi à vida. Como diz o provérbio russo: quem só olha para o passado perde um olho, quem esquece o passado perde os dois.
3) Se o poder e a credibilidade do Benfica fossem hoje um décimo do que já foram, o sr. Jorge Sousa não ia para a jarra: ia para o frasco. Do anti-doping.
4) O sr. Rui Costa ia trazer uma nova maneira de estar no futebol. Pois trouxe. A do trouxa com gravata: gastou 4 milhões no Balboa, passou o ano a fazer barulho no túnel e acabou suspenso. O sr. Rui Costa que ponha os olhinhos no sr. Paulo Bento, que manda árbitros para o c******, faz gestos com as mãozinhas sapudas e recomenda mau ambiente aos árbitros. Resultado: louvores e recomendações
Não fosse JPP e eu não teria acesso ao humor do FAL no DN: A previsão de um bom resultado do PSD nas Europeias - e logicamente do seu cabeça de lista - é "um cartão amarelo a MFL". Ó JPP: isto já nem é respiração assistida, é suspiração invertida.
Depois do engenheiro Sócrates ter mandado construir mais estádios do que a UEFA queria, para o EURO-2004, e depois de metade desses estádios terem estado estes anos todos às moscas, eis que avançamos. Como a FIFA exige estádios com capacidade para mais de 40.000 espectadores, vamos candidatar-nos a mais um torneio ( Mundial?) e aumentar a capacidade dos elefantes brancos. E, quiçá, caçar mais alguns. Isto sim, isto difere muito da mesquinhez tacanha, sem mundo, da drª Manuela Ferreira Leite.
posted by FNV on 11:25 da manhã
#
(9) comments
O SILÊNCIO DOS PURITANOS:
Imaginem Alegre numa passeata com Louçã. Imaginem uns amigos de Mário Machado que insultam e empurram Alegre. Imaginem Louçã no prime time dos telejornais.
1) Não me enganei quando escrevi que a candidatura de Vital suscitava um ódio incompreensível.
2) Carvalho da Silva veio com a lengalenda da culpa da crise do capitalismo mundial . Soares na Marinha Grande e Assis em Felgueiras também foram vítimas da crise do neoliberalismo? Pois.
O circo do Eduardo está muito bem montado e coincide com a minha impressão geral. Fico é na dúvida se seremos capazes de reconhecer o lobo. Um dia destes.
posted by FNV on 4:50 da tarde
#
(0) comments
IGUALDADE NA QUEIMA E NÃO SÓ:
No problema. Da minha janela tenho-as visto agachadas no passeio a aliviarem-se sem sombra de elegância feminina. Também as tenho visto igualitariamente elitizadas, berrando palavras de ordem do Bolhão. Para descanso dos preocupados do costume e das suas inspirações. Mundo cada vez mais perfeito este.
Zita Seabra votou, hoje, ao lado de PS, PCP e BE, um protesto contra a inauguração da Praça Salazar, em Santa Comba, no passado dia 25 de Abril. Se eu lá estivesse também votaria com ela ( e com os outros). A memória social é um ser frágil porque está sujeita ao esquecimento - como todas as memórias - e porque se submete à cultura da preservação exercida pelo Estado. Os símbolos só têm valor se se exprimirem enquanto tal ( poupo a teoria), ou seja, se puderem ser entendidos como intemporais e independentes de uma avaliação racional. Uma figura histórica que só o é porque efectivamente calou e perseguiu os que a quiseram apear da História, pode figurar em muitos lados. Tal figura não deve dar um nome a uma praça ( ou a um quiosque) inaugurada num dia que simboliza tudo o que essa figura não representou. Isso é relativismo barato travestido de racionalismo. O respeito, no que concerne à vida da cidade ( e não à de uma confissão religiosa ou à de um clube de fãs) , não pode estar sujeito a pormenores de escala.
posted by FNV on 10:56 da tarde
#
(9) comments
ORA DEIXA-ME CÁ VER:
Se consigo arranjar um argumentozito para a inspecção feita pela inspecção sobre os inspectores que interrogam crianças que atiraram ovos e que tiveram de bufar nomes de professores. De um campeão da liberdade não se espera menos.
A pouca importância mediática dada a isto. Ciganos pobres, barracas miseráveis, Alentejo escondido. A aculturação dos hábitos ciganos ( casamentos forçados, tiros por tudo e por nada , etc) à forma dominante tem de ter como contrapartida uma atenção especial aos mecanismos de sobrevivência.
Os jornalistas só aprendem quando começarem a ser referidos como " o amigo de Passos Coelho", " o comparsa de Meneses", " o ex-assalariado do ministro X" , etc.
posted by FNV on 12:34 da tarde
#
(4) comments
TORPOR ANIMI (II):
O espaço é preenchido por partículas virtuais fugazes. É o Efeito de Casimir e é também um bom arranjo para a tristeza. Entre nós e o mundo não entra grande coisa. Assim, o riso dos miúdos, a trivela do Aimar ( tristemente lesionado), uma boa notícia: tudo do lado de fora do espaço. Entre as placas do Casimir. O que atrai: o tempo que isto dura. Diferente, tão diferente do tempo dos outros.
posted by FNV on 12:21 da tarde
#
(0) comments
UMA SEMANA SOCIALISTA:
O Ministério de Educação solicita a uma escola autorização para filmar crianças que irão aparecer na propaganda do PS, coisa de que o PM pedirá, posteriormente, meras desculpas como se de nada de grave se tratasse. Inspectores fecham-se com alunos de Fafe e pressionam-nos a denunciarem os seus professores. Alegadamente também não parece grave por terem as crianças mais de 16 anos. Os preços dos combustíveis continuarão a chegar brevemente aos placards das auto-estradas, onde há muito deviam estar. Pacífico. Falta de funcionários nos Tribunais põe em risco as investigações. Antes assim. O cartão único, afinal, não serve para votar; além do cartão único é preciso levar o de eleitor. Sugere-se levar dedos, poderá ser necessário tirar as impressões digitais. Os cartazes de propaganda deles, os tais europeus, indicam erradamente o ano da adesão à CEE.
Felizmente existe liberdade de imprensa e de expressão: para comentário político, a RTP-N chama o mui elogiado João Marcelino, director do DN, e Rui Baptista, da Lusa.
Mas bom, bom mesmo bom, é estar a semana a acabar.
Uma notícia pequenina, num cantinho de uma página interior do "Público": a Molleindustria retirou do seu site o jogo "Faith Fighter" no seguimento de uma queixa da Organização da Conferência Islâmica. Parece que Maomé não podia debater com os outros profetas, como, por exemplo, Jesus. Já o protesto de uns beatos catalães contra o autocarro ateísta, ó meus amigos: valeu uma página inteira. E assim vamos, cantando e rindo.
posted by FNV on 5:40 da tarde
#
(0) comments
SIRVA-SE À VONTADE:
Já sou plagiado. Em posts. Por exemplo, este. Ou este. E ainda este. Talvez haja mais, não sei, foi um leitor amigo - Denis Costa - que me avisou. Desejo muitas felicidades à suburbana.
posted by FNV on 1:22 da tarde
#
(29) comments
TORPOR ANIMI (I):
De manhã. É um sinal para o resto do dia, é um aviso escondido. Como prosseguimos, o dia corre ao contrário. Na melhor das hipóteses, melhora; na pior, confirma o aviso. Se o céu está carregado ficamos mais aconchegados. Harmonia. Se brilha o estúpido sol deixamo-lo lá fora. Não corram as persianas: deixem a luz do outro lado, deixem-na ver-nos. Impotente.
E tudo isto é natural porque é o PCP. Este é também o argumento utilizado para desculpar as poucas ditaduras comunistas ainda existentes. No tempo em que elas eram muitas, era tudo mentira, era tudo invenção dos agentes da CIA. Nas democracias burguesas os libertários da matraca encontram mil atentados à liberdade todos os dias. A eterna superioridade moral da esquerda revolucionária deve a sua existência à demissão dos seus adversários.
Parce que le soleil faisait le paon sur le mur Au lieu de voyager à dos d'arbre.
( 1934)
posted by FNV on 11:52 da tarde
#
(0) comments
O CANDIDATO RANGEL (II):
Hoje ( SIC-N) esteve impecável ( pese a insistência na fórmula "candidato Vital"). Mostrou como se pode discutir a política europeia através das opções nacionais. Ganha confiança e passa bem em televisão, mesmo que continue a ser ridicularizado em muitos blogues por causa das suas características físicas. Nesse capítulo tenho a impressão de que os caricaturistas amantes da embalagem vão ter um ano desagradável.
posted by FNV on 11:36 da tarde
#
(1) comments
CASA SONOTONE:
MFL não disse que estava disponível para qualquer tipo de bloco. Disse que estava disponível para integrar uma coligação de esforços que interessasse ao país. O xamã das redacções e do Bloco, do outro, já decretou o "descaramento". Está decretado.
Não se assustem, não vou opinar sobre o assunto. Apenas uma nota freudiana: Tenho para mim que o problema da justiça é ela ter começado a funcionar. Até 1974 não houve justiça. Depois, nos anos quentes, também não houve ( mandatos em branco e ocupações selvagens). Os motores aqueceram lentamente ( FP-25) e com engasgos ( Fundo Social Europeu). Quando a justiça começou a funcionar, instalou-se a teoria da cabala: Hemofílicos, Casa Pia, Aquaparque, Isaltino, Felgueiras e mets diversos. Não estávamos habituados. Nem os agentes da dita estavam.
Se foi uma cena casual, ou se o sr. Vieira anda a imitar os métodos do seu ex-amigo e mentor, o sr. Pinto da Costa. Ainda com o episódio do aeroporto na memória ( o "primo" e capangas a desancarem um empresário do Moreto), inclino-me mais para a segunda hipótese. Ferreira Queimado dá voltas no túmulo.
Adenda: Confirmo. Os indivíduos do "staff" assistem, impávidos e serenos, à caça ao homem.
O general Vasco Gonçalves dá aqui uma perspectiva muito humana do Condestável. Não adianta. Um militar ( e patriótico) canonizado é demais. O eczema irrompe na titicas e nos blocos que não querem saber das opiniões da igreja sobre o papel do Estado no assunto ( já se interessam muito pelas opiniões da igreja quando a coisa envolve sexo). Santo, santo, só o Che.
posted by FNV on 3:34 da tarde
#
(0) comments
SE BEM ME LEMBRO:
Quando o José Pacheco Pereira foi cabeça de lista ao parlamento europeu ( Mário Soares concorreu pelo PS), o que esteve na ordem do dia foi a discussão sobre os poderes do parlamento, o papel dos eurodeputados, as opções da UE e por aí fora. JPP sabe que Rangel vai fazer mossa no PS. É verdade. Também vai fazer mossa na nossa já pobre compreensão dos mecanismos decisórios da UE.
posted by FNV on 11:35 da manhã
#
(0) comments
UMA NOITE DE CHUVA (XXX):
Contra o cinema. Pitos engaiolados, milhos em baldes, gripe aviárica e odores desgutação em roda livre. Tudo o resto de que gostamos é quando e com quem queremos. Excepto os funerais. Se chovesse no cinema. A verdadeira ilusão.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.