E depois esta maladia que não me larga. Quando estamos a viver os melhores anos temos consciência de que estamos a viver os melhores anos? Não. E isso faz dos melhores anos os piores. Por exemplo, quando ainda erguemos um filho do chão e o seguramos , já meio desajeitados, percebemos que é o fim? Não. Estamos demasiado idiotas e satisfeitos. Claro que há sempre os atormentados.
posted by FNV on 1:08 da manhã
#
(3) comments
PARA MEMÓRIA FUTURA:
As relações políticas e institucionais entre Sócrates e Cavaco serão, enquanto ambos exercerem funções, excelentes. O PR fará tudo, mas mesmo tudo, o que for possível para normalizar a convivência com Sócrates.
- Aqueles franganotes andam a querer muito cantar de galo... - Ah é? Kapa!
posted by VLX on 7:54 da tarde
#
(3) comments
CRIANCICES, NÃO!
Numa Monarquia, se pensarmos por exemplo em Espanha ou no Reino Unido, não passa pela cabeça de ninguém que por amuos um qualquer ministro de Zapatero responda ao Rei Juan Carlos, ou que Gordon Brown chegue atrasado a uma audiência com a Rainha Isabel.
Não percebo que numa República isto seja possível e até considerado normal. Não me entusiasma a República mas não percebo que os senadores do Partido Socialista, como Soares, Gama, Alegre, Almeida Santos, Sampaio, para citar só uma mão-cheia deles, não ponham ordem na ganapada, não os eduquem e não lhes ensinem que a República, a sua querida República e o seu Presidente não são para ser tratados desta forma.
posted by VLX on 6:37 da tarde
#
(13) comments
"ELE NÃO SABE, NÃO FOI POR MAL..."
Hoje em dia há muito este péssimo hábito de desculpar tudo e todos ao invés de educar. "Coitadito do rapaz, é malcriado...", ou "se calhar não teve ninguém que o educasse...", ou ainda "ninguém o ensinou...", ouvimos muitas vezes dizer a propósito de tantos disparates da canalhita. Eu percebo o perdão mas prefiro a educação.
Bem, mudando de assunto. Diz que o PM chegou à audiência com o PR com 20 minutos de atraso?
Podia começar bem, dia 7, com a festa do novo livro do Francisco. Iria, se as begónias não sentissem a minha falta. A responsabilidade é um florão de que não dispenso nenhuma pétala. Não é que de festas esteja mal servido: a cidade iniciou um festival em que reses urram pela rua. Parece que é da praxe este lamaréu de miolos e pintelhos.
Ou tomo banho ou passa este Outono. O calor faz mal. Huberty, em Julho de 1984, matou 21 humanos e disparou 245 tiros num McDonald's. Uma óbvia desconcentração que salvou muitas vidas. De hispânicos. Os amigos de Huberty* pensavam que ele era comunista ( queixava-se do capitalismo que lhe tinha encerrado a fábrica onde trabalhava) , mas a mulher disse que se ele era alguma coisa era um nazi. Elas topam-nos à distância. Um clima fruste que afasta um Outono de verdade. E já não estamos em campanha.
* Elliot Leyton, Hunting Humans- The rise of the modern multiple murderer, Carrol&Graff, NewYork, 2001.
posted by FNV on 11:52 da tarde
#
(0) comments
DAR A MÃO À PALMATÓRIA:
Um tipo vê a SIC-N com os candidatos à Câmara do Porto e reconhece magnanimidade ao PS. Não querem açambarcar tudo.
posted by FNV on 9:40 da manhã
#
(32) comments
GUNS BEFORE BUTTER:
Na declaração de ontem, o PR disse que nunca falou em escutas, pelo que não vejo razão para tanta urticária nos blogues fanático-engraçadinhos. O PR disse, isso sim, que não confia no aparelho rosa. Faz bem. Há por lá gente que consegue fazer milagres com tinta invisível, mesmo em documentos oficiais. Depois fez lembrar o dr.Sampaio: não se percebeu mais nada. A exortação de Goering, que o ingleses traduziram como acima se expõe, será um bom lema para os tempos que aí vêm.
posted by FNV on 8:48 da manhã
#
(4) comments
LeROI JONES, SEMPRE:
And now, each night I count the stars, And each night I get the same number. And when they will not come to be counted, I count the holes they leave.
( Preface to a twenty volume suicide note, 1957)
posted by FNV on 12:27 da manhã
#
(0) comments
SNIPERS SEMI-PÚBLICOS:
Segundo a TSF, o Director do DN, João Marcelino, considerou o discurso do PR e a justificação das suas preocupações como a “peça” mais demagógica que tinha visto, carregada de ambiguidades e até de “desonestidades”.
O Director do jornal que publicou em plena campanha eleitoral um mail interno de um outro jornal e que só, supostamente e não demonstrado, denunciava uma fonte de notícias publicadas em pré-campanha (e não, ao contrário do que julga, ajudava a compreender história alguma), considera o discurso do PS “lamentável” e que “não contribui para a estabilidade da vida política”.
Eu percebo que o Sr. Marcelino ande aflito com a sujeira que toda a classe jornalística considera ter sido a sua encomenda. Mas não percebo que lhe preocupe a “estabilidade política”, coisa que nunca preocupou jornalista algum.
Aliás, depois do que fez, pretender vir agora defender a estabilidade política nem como anedota se pode levar. A não ser que a agência lhe envie novo mail, agora vindo de outro lado, que demonstre desta vez alguma coisa de útil.
Segundo a TSF, às 21h16mins, o Conselho de Fiscalização do Sistema de Informação da República Portuguesa veio garantir, por intermédio do seu presidente, Marques Junior, que não foi das entidades contactadas pela Presidência da República a propósito da segurança dos computadores de Belém.
Quem lhe pediu? Que tem ele de tornar público o que faz ou deixa de fazer neste tipo de situações?
posted by VLX on 11:12 da tarde
#
(0) comments
CADA VEZ MAIS INTERESSANTE:
posted by FNV on 10:06 da tarde
#
(19) comments
RESPOSTA AOS SNIPERS DA HISTÓRIA (dos quais excluo PC):
Os snipers gostam muito de discutir o acessório. Já o disse aqui e eles já o demonstraram com imenso sucesso na campanha eleitoral. Mas o grave e importante é isto:
O Presidente da República confessou ao país ter dúvidas (só isso já é grave) sobre a possibilidade de estar a ser vigiado, espiado ou escutado. Imagina-se, ou sabe-se, como é óbvio, por quem. Não me recordo de nenhum Presidente da República ter confessado semelhantes receios.
O Presidente da República disse claramente que considera que "foram ultrapassados os limites do tolerável e da decência". Sublinho "da decência". É frase que não me recordo de nenhum Presidente da República ter dito, dirigida, como é evidente, ao partido no governo.
Os snipers socialistas estão todos contentes com o enxovalho insultuoso e preocupam-se com detalhes e minudências. Melhor para eles, assim são felizes.
Foi Louçã quem mencionou, pela primeira vez, o nome de Fernando Lima. Fernanda Câncio ficou estupefacta por ninguém ter pegado na coisa. Um primeira pergunta: Louçã não é jornalista nem trabalha na Casa Civil do PR: como é que soube? Uma resposta evidente estará na própria declaração de Louçã: "Toda a gente sabe". E aí vai a 2ªpergunta: se assim era, por que motivo o DN precisou de duas semanas para pôr cá fora o que "toda a gente sabia" ? E a 3ª não demora: se o assunto era tão aberto, por que carga de água foi necessário o rocambolesco episódio dos emails roubados ao Público? Gosto de minudências. Como, por exemplo, usar o alho encamisado nos refogados.
posted by FNV on 9:49 da tarde
#
(3) comments
O ESTILO SOCIALISTA NO SEU MELHOR:
posted by VLX on 8:23 da tarde
#
(1) comments
PARTICULARIDADES DA HISTÓRIA:
O certo é que se este discurso extremamente duro para o governo e dirigentes socialistas tivesse sido proferido há mais tempo a História seria, muito provavelmente, outra.
posted by VLX on 8:15 da tarde
#
(9) comments
DE PREFERÊNCIA NA MESMA CELA DO SEU DJALMÃO:
A relativização das coisas que o ser humano por vezes assume é de meter nojo.
Um fulano de trinta e tal anos isola uma rapariguinha de 13, fascina-a, encharca-a de bebida e de drogas, acabando por violá-la. Admite o crime, é dado como culpado e condenado no Tribunal dos seus. Foge à pena que merece e vive sossegado e divertido anos à toa no estrangeiro. A Justiça finalmente apanha-o pelo crime hediondo. Mas vêm para o meio da rua os amiguinhos e artistas exigir a libertação imediata do bandido. Organizações de festivais declaram-se estupefactas, associações de realizadores criticam a prisão, diversa comunicação social insurge-se, o ministro francês da cultura considera "abominável" a prisão do violador, ficando seguramente sem qualificativos para o acto da violação da menor, "chocante", aponta também surpreendentemente a directora-geral da UNESCO, diplomatas escrevem cartas a pedir a libertação do facínora, organizam-se petições, espertalhões já vendem t-shirts e ninguém tem vergonha na cara.
Eu gostava de saber como seria se a menina de 13 anos fosse filha desta gente toda. E gostava de saber como seria se o fulano não fosse um realizador conhecido. Realizador conhecido ou não, perante o crime praticado, o que este homem merece é ir apodrecer os seus ossinhos na mais sórdida e fétida penitenciária norte-americana, de preferência na mesma cela do seu Djalmão.
posted by VLX on 3:58 da tarde
#
(19) comments
GOSTAVA DE OUVIR A EXPLICAÇÃO:
O Partido Socialista, que passa a vida a queixar-se do que se passa na Madeira, devia vir dar a sua explicação sobre o facto de, no segredo da cabine dos votos, os madeirenses lhe terem tirado dois deputados para os irem oferecer ao PSD e ao CDS.
E este Setembro que não acaba e este Outubro que não acaba. Faz calor de noite e a tarde é lenta e tarda nada é escura e ainda quente. E crebra luz. Síndroma de perturbação sazonal. É do que sofrem os que querem o escuro e o frio rápido. Depois passam o Inverno a olhar para os beirais à espera das andorinhas. Pássaros políticos.
A indigitação - ou não indigitação - do futuro PM discutida ao mais alto nível. A aldeia global é mesmo uma aldeia; e tem carros de bois, lavadouros públicos, tabernas, etc.
posted by FNV on 10:23 da manhã
#
(4) comments
VITAL, VITAL:
Destaco, por motivos pessoais e de amizade, os resultados de Ribeiro e Castro no Porto (4 deputados: é obra, principalmente se nos distrairmos com as suas preferências futebolísticas), o particular resultado de Serpa Oliva, em Coimbra, onde voto e que voltou finalmente a apresentar novamente um deputado à Assembleia da República, o de Leiria e da Assunção Cristas, e o de Raul Almeida, em Aveiro. A Paulo Portas e à sua excelente campanha se devem em muito as vitórias: os meus parabéns e agradecimentos pela alegria. Realço ainda o deputado da Madeira, não deve ter sido fácil, e o de Faro, que não esperava de todo. O terceiro lugar geral é um feito, como o é ter impedido que esse lugar fosse ocupado por outros. No global, impediu-se ainda a maioria absoluta do PS. O CDS está num dia bom. Tem responsabilidades no futuro. Poderá permitir algumas acções importantes ao país, mas só se negociar previamente a proibição de muitas outras muito perniciosas.
posted by VLX on 11:59 da tarde
#
(5) comments
A VITÓRIA DO BE:
O BE subiu a votação e representação mas pouco mais que isso. As expectativas eram enormes, os desejos ainda maiores mas os resultados foram parcos. Sozinho, não interessa para nada. E com o PS menos ainda.
posted by VLX on 11:59 da tarde
#
(0) comments
A VITÓRIA DA CDU:
Ouvi atentamente a euforia do discurso mas não percebi completamente porque festejavam.
posted by VLX on 11:58 da tarde
#
(0) comments
A VITÓRIA DO PSD:
Já aqui escrevi que só o PSD é capaz de lutar como ninguém pela derrota numa eleição, apenas pelo prazer de saborear num futuro próximo pequenas vinganças internas. Só o PSD seria capaz de em três meses destruir a vitória fabulosa de Paulo Rangel nas europeias e a onda que se poderia ter criado, a esperança de que o país necessitava. Já estão na comunicação social alguns dirigentes a desembainhar os cuidadosa e demoradamente afiados punhais para os joguetes caseiros: só espero que não estraguem as autárquicas, onde temos alguns interesses comuns. Depois que se esguedelhem à vontade. Mais tarde, que encontrem um candidato à presidenciais.
posted by VLX on 11:57 da tarde
#
(2) comments
A VITÓRIA DO PS:
A vitória do PS não deixa de ser a derrota da sua prepotência e autoritarismo. O país pode tê-los aceite, aos socialistas, por deficiência do principal adversário; mas não volta a admitir a arrogância, sobranceria e petulância dos socialistas. Ouvido o discurso de Sócrates, não tenho a certeza de que ele tenha percebido tudo. Há gente que só à paulada. Também se arranja, num futuro próximo. Augusto Santos Silva será seguramente atirado para um sítio onde não arranje brigas públicas, Lino e Pinho para onde quiserem, Lurdes Rodrigues voltará ao seu excelente percurso académico. Mas o país voltará a ter de gramar um discurso inócuo e falso que já começou hoje. Pobre país, esse sim, o grande derrotado.
posted by VLX on 11:56 da tarde
#
(0) comments
COMPRAR NABOS EM SACO (II):
1) O CDS-PP fez uma campanha assente em duas pedras: "vai trabalhar malandro" e "mais cadeia". Subiu o que subiu. Agora interpretem.
2) Teremos um TGV Lisboa- Santarém -Coimbra-Aveiro-Porto. Além de burros, seremos originais.
posted by FNV on 11:39 da tarde
#
(9) comments
COMPRAR NABOS EM SACO:
1) Se o PSD, como tudo indica, ganhar as próximas eleições , MFL consegue vencer as europeias e as autárquicas e retirar a maioria absoluta ao PS. Nada mau para uma "péssima política".
2) Se o PSD continuar entretido com os aparelhistas, os filhos deles, os amigos deles e os campeões da carne assada, continuará a vencer os desafios da segunda divisão. Bom proveito.
3) Bom resultado do PS diga-se o que se disser. Nestas circunstâncias era muito difícil fazer melhor.
4) Os vulturinos já grasnaram. Menezes, naturalmente, mas também ( na TSF) Mira Amaral, um político de excepcional têmpera e fama, acusa o extabelixement. Telefone-se a Dante e peça-se abertura de mais um círculo.
5) Agora expliquem-me os sábios: o que se ganha com a política de appeseament de Jardim?
posted by FNV on 9:37 da tarde
#
(15) comments
O DN-CONTRAGATE (VII):
Lendo o Provedor do Leitor, hoje, no Público. Ficamos a saber que a jornalista São José de Almeida "exprimiu a sua perplexidade" pelo facto de o Provedor ter concluido que existia apenas uma fonte em Belém. É bom ficarmos a saber estas coisas.
Adenda: João Marcelino, esse monumento à classe, o dente-lógico.
posted by FNV on 11:09 da manhã
#
(2) comments
MAIORIA SILENCIOSA?
Vivo, há 14 anos, em frente de uma das maiores secções de voto de Coimbra . Nunca vi tamanho movimento a esta hora. Não sei se será apenas para evitar as horas de calor.
posted by FNV on 10:16 da manhã
#
(1) comments
STASIS BENFIQUISTA:
Vi o jogo ao lado de uma central de intoxicação, mas, ainda assim, vi bem. O Record até mostra dois penalties não assinalados. Não faz mal: prefiro golos de belo efeito.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.