Cavaco Silva: 55% Manuel Alegre: 19% Fernando Nobre: 14% Francisco Lopes: 6% JM Coelho: 1,7% D.Moura:0.9% Brancos e nulos: 3,4%
posted by FNV on 11:59 da tarde
#A CHANTAGEM DOS CANALHAS:
Só com este Partido Socialista e neste desgraçado país isto (http://www.publico.pt/Educação/governo-nao-vai-pagar-as-escolas-particulares-que-nao-assinarem-cortes_1476507) seria possível. Trata-se de uma chantagem miserável, esta coisa que o governo socialista está a fazer e que as ditaduras que tivemos nunca tiveram a coragem de concretizar.
O que este desgraçado governo socialista merecia era que os colégios particulares lhe respondessem, dizendo: «não pagas? Então cobramos aos paizinhos das crianças. Eles não podem pagar? Então vão as criancinhas para as escolas públicas. Não há escolas públicas na região? Problema vosso, arranjem-se!»
É que este governo socialista só lá vai à pancada, como a Chanceler alemã já percebeu.
O poderoso manager convidado a desocupar um lugar num jogo sub18. É a Inglaterra.
posted by FNV on 11:32 da tarde
#A CAIXAS DE COMENTÁRIOS, OS ANÓNIMOS, O ÓDIO:
No caso Carlos Castro: Credo, minha Nosssa Senhora, a homofobia e tal. Mas se for o"bandalho" do Presidente República já merece palmadinhas nas costas e citações abundantes , não é?
posted by FNV on 2:31 da tarde
#TOMAI E EMBRULHAI:
posted by FNV on 2:08 da tarde
#STASIS BENFIQUISTA:
1) O ex-secretário técnico das Ilhas Virgens ( Britânicas...) , e actual treinador do Fóculporto, entendeu por bem abordar os jogo de hoje pelo prisma das nomeações dos árbitros ( old habits die hard) . No perído caribenho, como seria o sr. Vilas Boas? Ah e tal ...o liner( lá ainda se diz assim) do jogo com Barbuda é primo do árbitro ao jogo que fizemos com Antígua e assim não pode ser , não consigo preparar o jogo de amanhã com Tortuga.
2) Jardel substituirá David Luís. Não gosto destes baptismos: o primeiro auto-golo do homem e já estou a ver os títulos: "Um Jardel invertido". Acabamos com os LGBT à perna.
3) A Liga Norte multou o Fóculporto por causa da siciliana recepção ao autocarro do Benfica. Os tipos estão revoltados e com razão: a famiglia tem por hábito resolver as coisas internamente.
4) Jesus seria extraordinário se adequasse as suas meta-concepções estratégico-tácticas à inteligência comum: o jogo rápido e directo não pode acabar numa preguiça como o Cardozo.
5) Saudades das crónicas do Ricardo Araújo Pereira em A Bola. Parece que a "trombeta da Luz" preferiu ficar com o andrade Sousa Tavares ( que não gostou que lhe tivessem feito notar a dualidade de critérios que usou para apreciar as escutas Face Oculta/ Apito Dourado) e sanear os gatos fedorentos. Para "jornal oficial do Benfica" é muito interessante: é mais ou menos como se o Avante! saneasse o Francisco Lopes e ficasse com o Cavaco.
1) O jornal Público ouviu uma série de personalidades que dizem dos candidatos o que os benfiquistas não dizem de Pinto da Costa. A guardar para ler, nos próximos 10 de Junho, quando Cavaco atribuir condecorações...
2) O jornal Público inquiriu uma série de colunistas. Exceptuando o Pedro Lomba, todos desdenharam da campanha e dos políticos em geral. Sendo os politicos tão maus, os analistas deviam começar a escrever sobre outras coisas. Por exemplo, potenciais bons politicos e valores regionais Se os actuais são tão maus, onde estão os bons? É mais dificil do que cuspir no prato em que se come? Certamente.
3) A campanha das sizas, das coelhas, das acções. Já esperavam a derrota e tentaram enfraquecer CS, cortando a jugular como os lobos. Por que motivo não funcionou? Os lobos são agressivos, mas são animais irracionais. Não funcionou porque CS nunca transmitiu a imagem do bon vivant, não tem o nome na montra da mais cara loja de roupa de Los Angeles , gosta de carapaus e parece uma velha do barrocal algarvio. Até para ser mau é preciso ser bom.
Muito má, mesmo. A mais idiota das razões para ir votar. Cavaco Silva devia abster-se destas incursões que acentuam o pior da crise, porque a crise também é política. E mais: uma vez que será reeleito, como PR deveria preocupar-se com a linguagem com que veste as relações entre participação cívica e austeridade. É que , no futuro, nunca se sabe se existirá a tentação de queimar navios. Dito de outro modo: não ajude as pessoas a pensar que se sai de uma crise política desprezando a política.
Mas o que me espanta mais é este novo Tribunal para apurar da responsabilidade civil. Tratará igualmente de divergências entre condóminos? Questões de águas? Paredes e muros de meação? Fico espantado...
posted by VLX on 6:56 da tarde
#
(0) comments
TRISTE POR ALEGRE:
Não consigo esconder alguma simpatia por algumas facetas de Manuel Alegre e evoco antigas (até de outras gerações) e grandes amizades entre familiares de ambos. Por isso me custa assistir ao triste espectáculo que faz e não percebo a razão pela qual ele se deixou enveredar nesta armadilha que o Bloco Socialista lhe armou. E se deixou espartilhar entre aquela maltosa do Bloco e o piorzinho que os socialistas conseguem produzir (aquele Augusto Santos Silva, que figurinha…). E se deixou escorregar nas cascas de banana atiradas por Soares. E se deixou tentar pela campanha suja que lhe foi sugerida.
O que depois se veio a virar contra ele pois, entre outras, nunca conseguiu explicar toda a confusão do episódio BPP e a devolução (ou não) dos proveitos com a propaganda ao banco, ou a razão pela qual se afirmou quartanista quando nem o terceiro ano da faculdade tinha (mas alguém se esquece das habilitações que tem?!? Não nos bastava um Primeiro-Ministro que se licencia ao domingo, iríamos ter também um Presidente que não sabe a quantas andou?!?). Alegre diz que se engana e comete erros mas, ao contrário do que julga, os portugueses não querem pessoa assim para Presidente, particularmente neste momento gravíssimo para o qual os seus amigos socialistas conduziram o país.
Francamente confrangedor é o discurso da sua campanha. Alegre diz uma coisa, os bloquistas hiperbolizam-na e os socialistas contradizem-na: aqueles comícios devem ser uma tremenda confusão para quem os ouve. Alegre fala como se não tivesse estado na AR, como se os seus amigos socialistas não estivessem no poder há praticamente 15 anos, como se não tivessem sido eles a mergulhar o país na bancarrota. Ora pede Alegre uma intervenção bacoca do Presidente para suster o FMI, ora vem Santos Silva mandar o Presidente estar calado; ora clama Alegre pela magistratura activa do Presidente para isto ou aquilo, ora vem Assis apelar à cooperação estratégica, ora vocifera contra as cargas policiais, ora vem o Governo mandar dar umas bastonadas valentes aos sindicalistas que se manifestam: aquilo é uma confusão monumental, um desastre!
Só conseguiu a amizade bloquista, que vai alegremente às suas cavalitas, a consumação da vingança soarista (e de grande parte dos socialistas), ter Nobre a roer-lhe os calcanhares e a aporrinhá-lo para desistir a seu favor, enfim..., sair pela porta baixa. É muito pouco.
Mas no que a mim diz respeito, conseguiu retirar-me à abstenção e convenceu-me a votar em Cavaco Silva.
A TSF diz que "Cavaco estava ontem visivelmente incomodado com a presença de Passo Coelho". Também vi. CS tossiu, escorregou, fez o pino e descalçou os sapatos. De que outra forma poderia a Rádio Argel ter transmitido tão preciosa informação?
posted by FNV on 12:17 da tarde
#FINJAM, FINJAM QUE FOI DAS ALGEMAS:
Reclusos com gás pimenta dentro de uma carrinha prisional? Óbvio: tudo, mas tudo, entra nas cadeias portuguesas. Portugal é hoje , como tenho aqui escrito desde 2005, uma referência do narcotráfico. E basta estudar para ver o que acontece nas prisões quando um quadro deste género se organiza.
Pois, mas o problema - a derrocada da civilização e o desprestígio das cadeias - viria dos programas de trocas de seringas supervisionados por clínicos e devidamente monitorizado.
Não, não o admiro; não, não é o meu herói; não, não jantaria com ele numa marisqueira da Avenida da Liberdade; não, não me riria das suas graçolas; não, não o acompanharia a uma discoteca nem me poria aos saltinhos. Estas eleições não consagram jovens cantores. Não, não o considero providencial. É um político. E um bom político faz duas coisas: administra bem a cidade e ganha eleições para poder administrar bem a cidade. Não, não espero que CS resolva o problema do Darfour nem o do preço do petróleo. Não, não lê Gide nem Mann, mas nunca se se fotografou com lombadas de livros. Os meus gostos pessoais não contam. Mais: nenhum gosto conta nestas andanças. Voto CS porque é previsível na sua acção política e sei que sabe o que nos espera. E é suficiente.
1) Há portugueses que dizem estar pior agora do que antes do 25 de Abril. Isto tem espantado, e justamente, muitas almas. Vocês não sabem que os histéricos estão sempre prontos a desprezar tudo ao primeiro sinal de frustração?
2) O FCPorto está tranquilamente ganhar 3-0 um jogo insignificante, mas os "Super Dragões" resolveram começar a atirar isqueiros e bolas de golfe para cima da baliza defendida pelo guarda-redes adversário. Espantados? Então vocês não sabem que a raiva, como a histeria, é uma doença?
Explicar a quem não consegue perceber que o país não é só Lisboa é tarefa inútil mas ainda assim, cá vai: o assunto não tem nada a ver com ruralidade! Um governo imbecil que arranca as linhas de caminho-de-ferro que servem as populações e depois abandona a obra a meio devia ser metido na cadeia.
Se o governo socialista não sabe fazer, ao menos que não destrua o que estava feito.
posted by VLX on 7:20 da tarde
#
(1) comments
" TIPO T6 COM LOGRADOURO":
Este é o programa político que impingiram a Alegre. 15, 16 ou 17% ? Nada mau ( deve ter recolhido votos junto das imobiliárias). Em Coimbra, Nobre acaba de dizer que "quer saber se pode contar com o apoio de Alegre na segunda volta". Em linguagem taurina, um ferro de palmo.
posted by FNV on 10:57 da manhã
#SEM VERGONHA NA CARA:
posted by VLX on 10:08 da manhã
#
(2) comments
ANDARÁ LÁ PERTO:
Provavelmente com uma ligeira correcção em benefício de Alegre, mas ajuda a explicar muito do enxofre que registámos nestas últimas semanas. Mesmo que Alegre atinja os 16 ou 17%, será uma derrota ciclópica. O PS governamental ficará reduzido ao dito enxofre ( tem reservas) , o PS lúdico afiará a naifa, o Bloco festejará a derota do PS todo , Alegre distribuirá culpas e Nobre formará um novo partido.
Nas escadas de acesso à porta principal ensaia-se uma espécie de Cannes da Borralheira. Os notáveis locais são anunciados pelo speaker ( quando os conhece) ,mas o pessoal da Guerra das Estrelas não liga pevide. Isto vai durar muito. Cresce em mim um certo leeharveyosvaldismo até porque já houve um gajo que subiu a rua em contramão. Vou jantar umas costeletas de porco ( com courato) no forno à salsicheiro ( com mostarda autêntica e cerveja).
posted by FNV on 7:42 da tarde
#CAVACO SILVA NO LICEU JOSÉ FALcÃO ( IV):
Para me estragar o apetite, a banda sonora é godspell e Abrunhosa. Esse tipo não tocava para um banco?
posted by FNV on 7:36 da tarde
#CAVACO SILVA NO LICEU JOSÉ FALCÃO (III):
Já decifrei a Guerra das Estrelas: são ovelhas do ensino particular e cooperativo. O slogan: S.O.S. Lá adestradas estão.
posted by FNV on 7:31 da tarde
#CAVACO SILVA NO LICEU JOSÉ FALCÃO (II):
Outra vez o speaker ( que fala como o presidente do Benfica) : "Vamos separar bem o som das três letras da nossa mensagem" . As ovelhas , alinhadas no topo do jardim em frente ao liceu, agitam umas luzes; parecem da Guerra das Estrelas.
posted by FNV on 7:27 da tarde
#CAVACO SILVA NO LICEU JOSÉ FALCÃO ( I):
O speaker: "Não quero barulho nem aplausos nem vaias. O candidato vai falar e, portanto, se vai falar é porque tem alguma coisa importante para dizer".
Dois sindicalistas presos à porta de São Bento, há bocadinho. Não interessa, para o caso, se bem se mal. A TSF entrevista o seu candidato, Manuel Alegre, que, depois de dizer que condena - condena o quê? sabe se o sindicalistas estavam nus ou bateram na polícia?- , repete três vezes " Mas o primeiro-ministro não está cá". Muito, muito triste: enterrar num par de meses a imagem que se construiu durante uma vida.
Cavaco Silva janta hoje a catorze metros da minha varanda. Este liceu José Falcão serve para tudo.
posted by FNV on 3:30 da tarde
#O JORNALISMO PORTUGUÊS É A DOENÇA INFANTIL DO JORNALISMO PORTUGUÊS:
Todos excitados porque Sócrates não anunciou aos quatro ventos que ia ao Dubai vender dívida pública. Os catraios já não distinguem os negócios de Estado de um concurso televisivo.
Um resultado Nobre. Matam-se dois coelhos com um único tiro de Purdey: Eleições arumadas à primeira e divórcio litigioso PS/BE ( O MRPP é a criança que vai para o psicólogo).
posted by FNV on 1:25 da manhã
#A BOA COZINHA É A RECORDAÇÃO:
A frase é de Simenon e explica por que motivo as mulheres já não cozinham. A cozinha da mãe ( Simenon definiu-a magistralmente) desapareceu. Essa cozinha , que podia ser da mãe, da avó ou da cozinheira da casa, não se aprende em cursos gourmet num hotel ou em casa de qualquer perna-fina que ainda mal sabe fritar um ovo e já disserta sobre a textura do creme de fava-penca da Nigéria. No livrinho de homenagem às memórias de Simenon, Courtine conta-nos as recordações apetitosas do escritor . Fala de receitas simplicíssimas, de sabores que reecontrou nos dias do fim: a carne assada à flamenga , os guisados em lume brando, a tarte de arroz, o bolo de manteiga, os maatjes ( arenques novos e gordos que se comem crus), o pudin flan que a mãe lhe fazia nos dias de gripe. Esta cozinha murmurosa era do tempo e da união. Vivia da sazonalidade e dos mercados, mas também da vida em família, essa taça mágica, e cruel, que dissolvia egos e criava laços. Quando lhe perguntaram qual o seu ideal de mulher, Simenon respondeu: " A senhora Maigret".
Como é que deixamos estes tipos existir? Tipos e tipas que proclamam a superioridade de uma cultura, de uma civilização , breve, de um modo de vida? Como é que os deixamos escrever, falar e manifestar-se? Vocês não sabem que, em sede de transformação radical, só são autorizadas, acarinhadas e orgulhosamente defendidas, as teorias que proclamam a revolução vermelha, o socialismo, a morte aos financeiros e aos polícias e os laogai para os renitentes ? Que vergonha, meninos.Não lêem blogues e jornais portugueses?
posted by FNV on 7:02 da tarde
#STASIS BENFIQUISTA:
2) O Benfica não empata desde 11 de Março de 2010 ( sem golos do Spínola) . Infelizmente, isto corresponde mais a derrotas nos últimos instantes do que a reviravoltas espectaculares. E confirma o que eu, o melhor treinador virtual de sempre, tenho aqui dito: esta equipa não tem domínio mental do jogo, não templa. E não domina nem templa, porque existe desfazamento entre os três vectores da arte: o passe, o posicionamento dos jogadores e a velocidade de execução.
Fora isso, é um regalo.
3) JEB+Costinha= desastre. A belenensização é uma realidade.
4) No jogo de hoje, no Calhabé, reparem num miúdo da Académica: Sissoko.
Cavaco Silva, o verdadeiro, o de Boliqueime, abriu o livro. O Mister Alexandre Relvas deu a táctica: primeiro aguentas os BPN's e as Coelhas ( cuidado com as offshores e as amizades , rapaziada do Rato, que isso traz recordações), depois corres para a área: falas por cima dos microfones, irritas os senhores jornalistas ( assim como assim detestam-te) - não lês jornais nem vês televisão - e guardas-te para a tua maré humana. É impossível não registar com um sorriso a aurora ( gostaram?) de mais uma vitória do povão ignorante sobre o foie gras rosado.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.