Saudades "do velho Jimmy Carter"? O mesmo velho Jimmy que deixou cair Rezha Pahlevi porque quis implementar um sistema democrático no Irão, que tinha lá 30.000 conselheiros militares ainda mais ineficientes do que a SAVAK do general Nassiri e que insistiu com o xá para que o exército ficasse quieto, enviando o general Hauser a Teerão para chantagear os militares ( "não terão nem mais uma arma se reagirem") ? E não me venham com a história de ter ajudado a poupar um banho de sangue, porque os islamofascistas não fizeram outra coisa nos meses que se seguiram ( isto para não falar na guerra com o Iraque): democratas, comunistas, soldados, foi tudo encostado ao muro.
posted by FNV on 1:17 da tarde
#
(0) comments
FINALMENTE: Esta fotografia, esta reunião. Procurei-a muitas vezes. Ora recordem: o que aconteceu de relevante naquela altura, mas que só viemos a saber uns meses depois? ? Recordem, recordem...
posted by FNV on 12:41 da tarde
#
(3) comments
DANIEL OLIVEIRA, DA" DIREITA INTELECTUAL CÍNICA":
Fernando Alves, na TSF, já não aprecia Chavez, porque terá descoberto que este se referia a Kadhafi como "o Bolívar latino". Os cínicos com eu são deprezíveis, mas quer-me parecer que estas convulsões vão deitar a esquerda bobo no divã do analista ( a que ainda não estava).
O de hoje, o melhor, foi uma peça numa TV nacional. Na Líbia, um aeroporto militar ( e uma base) cai às mãos dos revoltosos: " Eles tinham muitas armas mas nós vencemos só com pedras". Não tarda e caminham sobre as águas, diz este vosso cínico de serviço.
2) Parece que o controlo anti-doping da UEFA, cuja existência explicava as inferiores prestações benfiquistas na Liga Europa, hoje não funcionou. Estava imbálido.
posted by FNV on 10:16 da tarde
#
(10) comments
ANTENA ISLÂMICA:
E também temos a outra: a dos islamofascistas que se mostram condoídos, porque os guardas prisonais usaram uma taser para dominar um recluso de 150kg que não limpava a cela há duas semanas.
posted by FNV on 12:45 da tarde
#
(0) comments
ANTENA ISLÂMICA:
1) Qualquer dúvida, interrogação ou desvio é imediatamente enterrado sob o manto do cinismo, é verdade, mas também sobre o da "certeza", o que constitui um insulto para Antístenes.
2) Como me estou nas tintas para as fatwa com atum, proponho ainda mais cinismo: estes "manifestantes" líbios arriscam-se a derrotar militarmente as tropas de Kadhafi.
Vilas-Boas perde em casa com o Sevilha a põe-se a falar do Benfica. Nada burro, o Andrezinho, mas continua enfeudado ao distrito e os seus adeptos passam os jogos a cantar o nome do SLB ( bom gosto, diga-se). Não somos nós que os obrigamos ao regionalismo.
posted by FNV on 2:37 da tarde
#
(0) comments
24 ANOS DE ZECA AFONSO:
Da recusa e dos emmerdeurs. Muitas histórias haveria para contar, mas recordo uma: Jardim da Sereia, 1983, homenagem da Academia ao trovador. Na altura fazia parte do CITAC e o nosso momento foi estar no palco improvisado, em silêncio e imobilidade absolutos. Recordo o instante em que tentaram pôr uma capa aos ombros do Zeca e ele recusou. Gostei muito. Depois começaram a cantar o Avante camaradas. Recusei, apesar dos olhares fulminantes dos meus companheiros, quase todos velhos comunas ou compagnons de route ( eu era um puto de 17 anos) e da minha namorada da época ( também citaquiana). A única coisa de que me orgulho sempre ter sido : um emmerdeur.
É exactamente aos 20,29 do noticiário da sic que o bronco do lampião acerta em cheio com a tola no poste. Pobre poste, é certo, mas que delícia de imagem.
posted by VLX on 5:07 da tarde
#
(12) comments
PAZ, PÃO, HABITAÇÃO:
Continuo maravilhado com a gente que não pára um minuto para tentar compreender como foi possível que, num ápice e de forma concertada, uma assinalável mistura de terras, tribos, regimes, culturas e religiões, tenha desatado a exigir "a democracia". O assunto interessa-me e por isso mantenho há seis anos uma série, a antena islâmica. Confesso que nunca vislumbrei , na análise que fui fazendo, uma tal força nos meios democráticos, e seculares, excepto no Irão. Nem eu nem gente mais informada ,que vive em muitos dos países que agora estão em convulsão. Muito menos bispei , ao longo destes anos, uma quinta coluna poderosa nos círculos democráticos muçulmanos e árabes instalados na Europa. A primeira linha da minha explicação, como já repeti, foi económica. A segunda linha? Tenciono desenvolvê-la para o mês que vem, quando tiver tempo para a justificar cabalmente.
posted by FNV on 2:47 da tarde
#
(5) comments
A VIOLÊNCIA DO FUTEBOL ALFACINHA:
Os dois clubes da capital têm a mania de que são uns ordeirinhos e gostam muito de serem sempre os primeiros a apontar o dedo que tenham mais à mão. Mas a verdade é que só nos estádios da capital e nos seus jogos se vêem situações destas. Cargas sobre os polícias, violência bárbara, destruição das próprias cadeiras, desordem, pancadaria, pessoas feridas, até agentes da polícia, uma selvajaria. São claques armadas, com tochas, petardos, atiram pedras, garrafas, até tiros. E tudo apenas pelo segundo lugar.
Chamo especial atenção para as imagens da SIC, que mostram um desordeiro lampião que, largando berros alarves, corria a olhar pasmado para as câmaras da TV e bateu com toda a força com a mona bronca num pacífico sinal luminoso para peões. Uma delícia, não percam.
Sócrates agora é verberado por ter estabelecido ( por razões económicas) relações amistosas com a Líbia. Ó horror, ó crime lesa-direitos humanos. E a quantidade de facínoras ( Ceausescu, por exemplo) que se passearam em Portugal a seguir à revolução de Abril, a revolução da "liberdade"? E o Porto de honra oferecido a Fidel, no Porto ( talvez para celebrar a democracia e os direitos humanos nas tostaderas )? O adolescencialismo continua pujante nas análises às convulsões do momento.
posted by FNV on 9:49 da manhã
#
(4) comments
VASCO, AMIGO, O BENFICA ESTÁ CONTIGO:
São 18 vitórias consecutivas do Benfica. Desde que o Vasco Lobo Xavier resolveu desdobrar as duas últimas derrotas em 93640736483479 posts.
Gosto particularmente desta, porque desafia os estereótipos: uma mulher até pode levar do marido de vez em quando, mas não tem de pedir licença para se fazer explodir num café em Israel .
posted by FNV on 10:17 da manhã
#
(2) comments
STASIS BENFIQUISTA (o derby):
Proponho falta de comparência. Estive a fazer as contas. Se metade da equipa ficar contagiada, arriscamo-nos a não ganhar a Liga Europa e não poderemos ensaboar os andrades no mês que vem. É preferível perder 0-3 e ficar ao quentinho. Eles, os lagartos, largam uma gosma pior do que a malária. Sofrem de despersonalização ( lembram-se do Moutinho, que adormeceu na Academia e acordou perdido na Cedofeita a pensar que era o bispo do Porto?), despem-se no intervalos dos jogos, atiram a roupa ao chão e são sistematicamente violados pelo Fóculporto ( Deus nos livre e guarde dessa infecção). E já viram o que pode acontecer ao Sidnei se ficar muito tempo exposto ao Carriço ( tem mesmo nome de febrão)? E, depois, o ambiente, sem o qual nenhum vector animal transmite o seu vírus. Aquele estádio feito pelo arquitecto Taveira é , digamos, anti-natural: até a relva geme.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.