Conta o Expresso que todas as madrugadas, no Campo Grande, em Lisboa, imigrantes ilegais são alugados ao dia e com salários miseráveis. Um leilão de carne humana. Como não são tigres num circo, touros numa praça, ou transexuais perseguidos, ninguém lhes liga pevide.
A minha rua. À esquerda, uma república de javardos simpáticos. Quando estão quietos, escarafucham as unhas dos pés ao sol, quando a estamina lhes morde, armam um banzé nocturno e deixam a rua emporcalhada para dois dias. Em frente , um liceu de garotos alegres e microcéfalos. Mais abaixo, velhos reformados com sonhos simples: golear os diabetes, as isquémias e os assaltos. No topo da rua , uma merceeira que podia ser ministra. Quando as grávidas lésbicas, os laçarotes das offshores e demais evangelistas da minhoca se forem embora, ainda cá estaremos. Nós, os da minha rua. Sempre.
posted by FNV on 9:21 da tarde
#
(3) comments
PARA OS QUE GOSTAM:
Fantástico, pois foi de férias pouca semanas depois de ter entrado em funções. E mais: os que trabalharam, fizeram-no por ambição e carreirismo ( ninguém pensava em servir o país nesse governo), os desinteressados eram preguiçosos ou incompetentes. De chupeta.
Em Outubro último, à mesa de jantar, o Paulo Mota Pinto perguntou-me se eu achava possível o PS perder a maioria absoluta. Respondi-lhe que era possível o PSD ganhar as eleições. Na mesa - celebrávamos o doutoramento de um amigo comum- também tive a impressão de que achavam que eu era doidinho, ou que dizia aquilo para agradar ao Paulo. Nem uma coisa nem outra. Nessa altura, MFL era - e continuou a ser - o saco de pancada dos iluminados da ciência política e das agências de comunicação. Escrevi aqui muito sobre o estilo de MFL ( apenas do ponto de vista psicossocial) e aturei gozo, perplexidade e incredulidade. Tenciono voltar a acompanhar o percurso de MFL, quanto mais não seja pelo amor à arte.
posted by FNV on 1:31 da tarde
#
(2) comments
BENFICA 3000 e 6:
Rui Costa , hoje, ao Record: "Nós só conseguimos interessar-nos por jogadores que conhecemos muito bem". Já desconfiava.
posted by FNV on 12:11 da tarde
#
(2) comments
O DIÁRIO DE ENCÓLPIO (II):
Beber sempre. É a única droga que não é proibida e e que não necessita de receita médica. Se necessitasse, os congressos dos clínicos gerais teriam de se expandir para Marte ou Plutão. Se fosse proibida. Não pode. Os preservativos com sabores acompanham as cervejas aromatizadas. O idiota do 4ºesq compra sempre duas cervejas com sabor a manga ou lá o que é. Imagino-o na farmácia a pedir preservativos com sabor a framboesas selvagens. Tem a boca sensível.
92 milhões por Cristiano Ronaldo, 60 milhões por Kaká. Florentino Peres segue à risca o modelo de Sócrates e dos seus propagandistas: em tempos de crise, esbanjar. Dito de outro modo, Sócrates ( só a fingir, porque na realidade não há um tusto para coisa nenhuma) funciona como um tresloucado construtor civil dono de uma equipa moribunda.
posted by FNV on 11:59 da tarde
#
(0) comments
O DIÁRIO DE ENCÓLPIO (I):
Observei-a no café. Na esplanada. Ignora-me sempre. Já é a terceira vez que para lá vai meia nua. Chega-se à frente na cadeira e ajeita o decote. As pernas nem encontram o projecto de saia. Uma cabra. Estas mulheres estão a ficar todas umas cabras. Razão tinha Tertuliano. É necessário pensar o modelo. Não lhes chega um homem de cada vez, a carreira, a merda da carreira, os filhos, os ranhosos dos filhos.
posted by FNV on 7:25 da tarde
#
(8) comments
CONTINGÊNCIAS:
posted by FNV on 10:02 da tarde
#
(1) comments
BENFICA 3000 e 5:
Enquanto Pinto da Costa celebrava dois títulos nas ditas modalidades amadoras, o personagem do post anterior ( já nem consigo escrever o nome, os dedos recusam-se) disse esta semana, na TVI24, que "o basquetebol é para acabar, aquilo não é interessa, é um sorvedoiro de dinheiro". O Benfica tinha acabado de se sagrar campeão nacional após 14 anos de jejum. Um clube mundial está nas mãos de um valhacouto de estrompados. Uma fronda, absoluta e total, é a única coisa capaz de nos salvar.
( o texto é meu, do FNV, utilizei por engano a antiga password do Pedro Caeiro)
O sr. Vilarinho entrou para a História do Benfica com o 6º lugar obtido pela equipa de futebol. Também se notabilizou por outras proezas que não devem ser relatadas num blogue decente. Este lapardão diz hoje num jornal que "benfiquistas é ele e mais 10 ou 15". Seria bom se fosse verdade. Infelizmente há mais. Como ele. Este bogango caucionou o assalto que o sr. Vieira está a executar: eleições sem período eleitoral, sob o pretexto da perigosa instabilidade, enquanto um novo treinador é contratado à sorrelfa. Isto é gente com malária, gente que vai continuar a fazer muito mal ao clube.
- Augusto Santos Silva desdramatiza a estrondosa derrota dizendo que estas foram “eleições de segunda ordem”. “Eleições de segunda ordem"?!?... Tanta coisa a pedir para as pessoas irem votar e o ministro socialista acha que as eleições para o Parlamento Europeu são de “segunda ordem”?!? Bonito, bonito... Vital Moreira pensará o mesmo?
- Viera da Silva diz que a penalização do eleitorado é feita ao PS, não ao governo. Ora essa! Que mal terá feito o PS ao eleitorado, para além de constituir governo?!?
- Já Almeida Santos clama que o eleitorado não governa. Ficamos a saber o que pensa do eleitorado português.
- José Sócrates recusa-se a telefonar à líder do PSD para a felicitar. Quem não bebeu chá em pequenino...
A conclusão a retirar de tudo isto é que perder de uma só vez meio milhão de votantes faz muito mal às cabecinhas socialistas.
Um jogador da selecção nacional de futebol alegrou o meu almoço. Aos microfones de uma estação de TV explicou: Dantes, a selecção era uma elite. Em Portugal, conseguimos insultar alguém com apenas quatro palavras-chave: Ó meu elitista de merda: não quero discussões contigo, não me venhas com filosofias e com a mania que és intelectual.
posted by FNV on 12:59 da tarde
#
(1) comments
CONCLUSÕES (III):
O povo, esse aborrecimento, não deu às esquerdas ( a boa, a de lacinho e a ex-cúmplice do terror) confiança nenhuma. O povo, na Europa, não as quer aos comandos da crise. O povo é burro.
posted by FNV on 12:56 da tarde
#
(3) comments
EU TAMBÉM GOSTO MUITO DE ALHO NA SOPA:
Laurinda Alves, ao DN, hoje: "Sou radicalmente MEP" ( isto já está ao nível do Balboa). Mas há mais: "Agora estou inteira como se estivesse filiada e o não estar tem que ver com o código ético da minha profissão de jornalista". "Inteira como se fosse filiada" é também bastante importante. A observância do código ético da profissão de jornalista permite tudo menos "estar filiada". Já tinha percebido pelos exemplos que por aí se vão vendo.
posted by FNV on 2:22 da manhã
#
(0) comments
BENFICA 3000 e 3:
Aterrado com a perspectiva de José Veiga lhe aparecer pela frente em Outubro, num quadro de um possível arranque convulsivo de J.Jesus, Vieira decidiu armar agora o banzé. Duas conclusões:
1) A grandeza de Vieira mede-se pelo calibre dos seus adversários. 2) Vieira só é esperto quando lhe convém.
posted by FNV on 12:34 da manhã
#
(1) comments
BENFICA 3000 e 2:
Ferreira do Amaral e Bagão Félix? Pois sim. Na hora da onça beber água, o clube será entregue aos mesmos bidés de sempre. Depois de Jorge de Brito, as qualidades dos seus sucessores fundir-se-ão no próximo: parvo, aldrabão, néscio e analfabeto. O próximo presidente continuará a dispor de uma récua de prebostes amestrados: nas televisões e nos jornais, os mediáticos de meia-tola; nos camarotes, os ajudantes de ajudante do governo que estiver em funções, eles próprios com as fuças lambuzadas de croquetes gordurosos.
posted by FNV on 12:14 da manhã
#
(0) comments
BENFICA 3000 e 1:
Para estabilidade não está nada mal: treinador despedido, eleições em Julho ( já com a pré-poca a começar), jogadores contratados pela direcção subitamente cessante, treinador novo em banho-maria. Mais estabilidade só na Guiné-Bissau.
Paulo Rangel não se limitou a ganhar as eleições em condições extremamente difíceis, Rangel mostrou ao país que era possível ganhar aos socialistas - coisa que os comentadores, as sondagens e Passos Coelho pensavam, imaginavam e desejavam que não fosse possível - e, mais do que tudo, mostrou aos portugueses que não há que ter medo dos socialistas. Isso é muito importante para o clima de terror que se vivia no país. Rangel indicou também que a vitória sobre os socialistas está logo ali, ao virar da esquina, e que não é preciso esperar por outros dirigentes para a alcançar.
E, de uma só feita, Rangel pôs Passos Coelho no sítio certo, apontou a Rio o seu sítio certo, arrumou toda a pandilha interna que importunava a liderança social democrata no sítio certo, e, como bónus suplementar, ainda mandou Sócrates, Vital, as suas arrogâncias e pesporrências para um certo sítio. Foi muito bom.
posted by VLX on 4:33 da tarde
#
(13) comments
A IMPORTÂNCIA DA ELEIÇÃO DE DIOGO FEYO:
Concordando mais ou concordando menos com as posições de alguns dirigentes, actuais e passadas, custar-me-ia muito viver num país onde não existisse o CDS e tivesse como únicas alternativas o voto no PSD ou a abstenção ou o voto em branco. O país precisa, mais do que nunca, da existência do CDS e de que as suas posições refreiem muito disparate da extrema-esquerda pujante, alicerçada no lado disparatado do PS e apoiada disparatadamente por alguns sectores do PSD. O resultado obtido pelo CDS, uma vez mais alcançado após um precipitado velório que as empresas de sondagens organizam sucessivamente sem vergonha alguma, é excelente. E Diogo Feyo merece-o, embora a Assembleia da República fique a perder.
posted by FNV on 2:23 da tarde
#
(0) comments
CONCLUSÕES (II):
Uma nova AD (real ou de "incidência parlamentar) está a caminho.
posted by FNV on 1:16 da tarde
#
(5) comments
E AGORA PARA ALGO COMPLETAMENTE DIFERENTE:
Jamila Madeira, uma veterana da carne assada, não foi eleita.
posted by FNV on 1:10 da tarde
#
(1) comments
UMA LEITURA ORIGINAL:
Esta, no jornal do director preferido de Sócrates e de Passos Coelho. O PSD vence, o candidato escolhido pela presidente partido vence, o PS desce 18 pontos, mas "é MFL que beneficia de um seguro de vida".
posted by FNV on 11:16 da manhã
#
(0) comments
QUEM ELEGEMOS:
Este senhor, um tribuno, um senador, um homem experiente, uma mais valia para o PE, sem dúvida. E este. Um especialista em leite. Outra mais valia para o PE.Também sem dúvida nenhuma.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.