1) Como já disse antes, o mais difícil está para vir. Esta época provou que com um mínimo de competência o Benfica pode ser campeão. Isto tambem evidencia a enorme incompetência do anos anteriores. A festa será planetária ( já enviei um resumo da primeira parte do jogo de hoje para a Casa do Benfica de Fairbanks ( Alaska) e com tudo e todos ( ao contrário do lema de certas organizações regionais cripto-mafiosas).
2) O Fóculporto, no jogo de hoje, apesar de ter visto perdoados dois penalties, ainda armou um chinfrim por causa de um cartão amarelo a Falcão. Especializaram-se nisto e numa lógica decadente-terrritorial e pós metafísica da batota. Ora vejam: a) A organização de Adriano Pinto: a batota estratégica. b) Pinto da Costa presidente da Liga ( OA): a batota institucional. c) Fruta para dormir: o xito descarado d) Túnel da Luz: o desespero.
posted by FNV on 3:11 da manhã
#
(2) comments
DIZEM-ME, não sei se é verdade...:
...que os socialistas ponderam um imposto com efeitos retroactivos a vinte e seis de Abril de setenta e quatro. É que dantes não seria permitido tal coisa. Mas certamente é brincadeira...
posted by VLX on 1:02 da manhã
#
(1) comments
CJ VOLTA A DEPENAR PAVÃO:
O Conselho de Justiça da FPF deu razão a Pinto da Costa. Por unanimidade. O campeonato do túnel ficará também conhecido pelo campeonato da rolha. Com tanta porcaria, Luisão livra-se de ficar na história deste campeonato pelos pontapés que deu no jogador caído no chão. David Luiz também suspira de alívio. Arbitragem do ano assobia para o lado e marca férias.
posted by VLX on 12:50 da manhã
#
(27) comments
ENTRE BONS AMIGOS:
- Então e amanhã? Vigo? - Naaaaa..., desta vez Compostela. - Terra linda... - E mais distante.
- Viste a reportagem da Sábado? - Vi. Que canalhas... - Que canalhas!... - Bem..., até segunda! - Até 26!
A fotografia, claro; e a pergunta final do Eduardo também não é nada má, não senhor.
posted by FNV on 10:51 da tarde
#
(5) comments
STASIS BENFIQUISTA*:
Estou muito preocupado com o clube. Continuo a não confiar nada - absolutamente nada - no sr.Vieira. Esta semana ficámos a dever mais 40 milhões e é tudo um mar de rosas num ambiente de enorme crise e depressão económica. Há mais:
1) Lembram-se da campanha "Fica, Amaral!"? Pois eu queria uma campanha "Fica, Eduardo!". No Braga. 2) Jesus esteve em Coimbra . No átrio do hotel Mélia, sentou-se com pessoas ( ah pois, eu estou em todo o lado) e lamentou-se porque é criticado quando o Benfica não ganha . Está com ar de pop star que quer ir para Itália ou para Espanha. Vai e não voltes e de caminho aprende a contratar laterais. 3) Esta presidente da AS Roma é que é.
Não dou nem 48 horas para os juízes começarem a descarregar para cima do legislador. E não dou nem 72 para o legislador ( o deputado) começar a culpar as cabeças universitárias mentoras das propostas. Acabando todos a lamentar a famosa falta de meios, claro.
posted by FNV on 9:17 da tarde
#
(0) comments
MENTIRA MEGARENSE:
O affair Inês de Medeiros não foi tão anedótico como pareceu. Mesmo um vesgo distraído sabe que IM tem mais miolos e classe do que uma camioneta de deputados comuns. E não é porque IM seja especialmente dotada ( exceptuando uns extraordinários olhos). Com um parlamento recheado de submissos com uma longa carreira de conversa de chacha e de colagem de cartazes, a opinião publicada resolveu eleger uma IM equiparada a deputada eleita pelo círculo dos Açores como o escândalo nacional. Uma megarensium lachrymae.
posted by FNV on 1:11 da tarde
#
(5) comments
DÂMASO SALCEDE:
Acossado e instigado pelo extraordinário João da Ega e para se safar da embrulhada em que se metera, Dâmaso Salcede acaba por se confessar um bêbedo, um desgraçado, um inimputável.
Hoje em dia, um indivíduo defende-se colocando a hipótese de ter invocado o nome de Sócrates abusivamente e pedindo desculpa pelo facto. Os deputados à Assembleia da República insurgem-se e querem mais esclarecimentos do personagem.
Pergunto-me: para quê mais esclarecimentos se a personalidade do homem já está traçada pelo próprio?
posted by VLX on 11:12 da manhã
#
(4) comments
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA CORRUPÇÃO:
Agora foi assim. No Apito Dourado foi igual. Esta falta de confiança nas capacidades dos agentes de corrupção passiva...
posted by FNV on 12:14 da tarde
#
(2) comments
GREVE NA DISTRIBUIÇÃO POSTAL DOS CTT:
São quatro dias, de 26 a 30 de Abril. Aguarda-se a qualquer momento que João Proença e Carvalho da Silva se insurjam furiosamente contra este ataque à produtividade no momento difícil que o país atravessa.
Uma provocação gratuita e boçal. E pode ter obrigado um miúdo, ou uma miúda, a fazer a prova em condições de humilhação. O clima em volta destas coisas anda a ficar pesado.
posted by FNV on 11:29 da tarde
#
(10) comments
RESPEITO PELOS OUTROS E PELA LIBERDADE DOS OUTROS:
A visita de Bento XVI a Portugal enche de alegria larga maioria dos portugueses, sejam eles católicos ou não, e não faz mal algum aos restantes.
É estranho, por isso, que andemos a assistir a situações completamente bizarras e perfeitamente descabidas. Uma dupla de ganapos devidamente apoiada resolve que vai distribuir preservativos como se estivesse em concertos de rock and roll. Magnânimo e condescendente, esse par de jarras ainda pretende descansar-nos afiançando-nos de que não os irá distribuir durante as cerimónias religiosas ou no seu interior. E, julgando-nos parvos ou fazendo-se a eles próprios de parvos, apregoam que a sua evidente tentativa de ofensa injustificada a imensos portugueses é uma questão de saúde pública. Levem lá os 15 minutinhos de fama e embrulhem-se com eles.
João Proença e Carvalho da Silva são contra a tolerância de ponto concedida e, por uma vez na vida, parecem preocupados com a produtividade. São um ponto, estes intolerantes, e deviam era ser enxovalhados até ao ridículo por não terem vergonha na cara. Não só lhes falta respeito pelos associados das suas "centrais" que eventualmente queiram estar com Bento XVI e por qualquer motivo não possam faltar ou pedir férias, como lhes falta compreensão para as óbvias razões de segurança e facilidade de circulação que certamente estiveram presentes na decisão deste governo socialista (mais, seguramente muito mais do que o simples respeito pelos católicos e pela sua religião). Mas têm bom remédio para os seus problemas: vão trabalhar, mandem os seus associados recuperar o trabalho no fim-de-semana seguinte, no feriado seguinte, ou mais meia hora em cada dia até perfazer o total de horas: vão ver que as pessoas até preferem esta última hipótese e ficar com o dia ou com os meios-dias livres.
Agora vem uma associação qualquer insurgir-se porque o Presidente da República quer acompanhar Bento XVI, como se Cavaco Silva não fosse livre de o fazer ou por qualquer motivo estivesse limitado nesse seu desejo. É fabuloso. Qualquer dia estão a queimar crucifixos que eventualmente existam no Palácio de Belém.
O que falta a esta gente é respeito pelos outros, pela liberdade dos outros e pela sua fé. Bento XVI não lhes fez mal nenhum para estarem com estes disparates sucessivos. Os católicos portugueses não lhes fizeram mal nenhum para que lhes queiram estragar a alegria, a festa e a solenidade. Se esta gente quiser demonstrar um mínimo de decência, deixe aqueles que querem viver momentos de alegria em paz, sem incómodos, sem faltas de respeito e sem verem a sua liberdade desprezada.
The couple, who intend to have another child, have agreed that as Lily-May grows up she will call Miss Woods Mummy, while Miss Knowles will be ‘Mama B’.
Esta criança tem um pai, mas não tem um pai ( embora tenha uma mamã B, o que não é para qualquer um) e nunca conhecerá o seu pai que não é pai. Confuso? Vocês é que não estão a par do progresso dos direitos humanos.
Para criticar, mais do que a convicção ou a vontade, tem de se estar bem armado. Henrique Neto foi uma tristeza neste debate: mal documentado, foi desmentido pela realidade em toda a linha. A mim bastou-me uma pequena pesquisa para dar razão a Carlos Pimenta. Uma pessoa fica a pensar na mossa que este tipo de atitude faz nas críticas sólidas e avisadas ; e também fica a pensar nas motivações das pessoas.
posted by FNV on 10:52 da manhã
#
(6) comments
DESEJO DE INVERNO (V):
Hermann Hesse queixa-se da ocupação da Polónia e dos russos na Bessarábia. Thomas Mann responde-lhe do hotel Windermere, em Chicago, a 2 de Janeiro de 1941. A filha, Monika, perdeu o marido no naufrágio do City of Benares. Hesse quer fechar os olhos a este mundo desfigurado, Mann espera que a história do mundo abra um caminho para se reencontrarem. A Assunção, na semana passada, encontrou um cão esquartejado nas traseiras do quintal. E tem graça que já tinha tentado matar o animal com um pão recheado de vidro moído e ouviu o animal mastigar o pão e os vidros e mesmo assim o bicho resistiu. Os naufrágios são mais certos.
O meu interesse vem de longe. Ou bem que lemos e pensamos ou bem que cantamos. Uma luta porta a porta, rua a rua, foi sempre o que esteve na agenda desde que Ratzinger é chefe do Vaticano. Agora está muita gente incomodada porque a extrema-esquerda quer distribuir preservativos à porta das missas durante a visita de Ratzinger. Claro que quer. Iam distribuí-los onde? Na delegação do Hamas? Na mesquita de Lisboa? Não são parvos. Já li muita indignação e até vontade de prender os distribuidores de preservativos. Pensem em menires. Uma luta porta a porta e rua a rua não se resolve cedendo às provocações e chamando a polícia. Não andei na catequese, mas não me parece ser essa a atitude certa. Ratzinger encarna hoje a mensagem contraditória: refreiem-se, rezem, não cedam ao consumismo desenfreado, voltem as costas ao espectáculo da feira das aberrações, apaguem a luz. Isto ainda incomoda e muito bem. É uma réstea de esperança. Pensem em menires. Quando saírem das missas e vos oferecerem um preservativo, pensem em menires. Sejam menires. Foi assim que tudo começou, não foi? Voltaremos ao assunto. Fiquem por aí.
O meu avô, em Junho de 1939, foi num Dodge novinho em folha pôr a minha mãe num colégio suiço ( o diário da viagem escrito pelo motorista, o meu tio-avô, merecia edição) . Quando a guerra rebentou foi de comboio buscá-la e levou melões. Só melões. Dizia que a maior parte deles não prestavam. Tinha de escolher muito:
Lendo o DN ( um jornal ao serviço dos seus jornalistas) ficámos a saber que Passos Coelho faz questão de se demarcar de MFL. E faz muito bem. O ar fica mais respirável quando cada um é como é. Também ficámos a saber que há padres que abandonaram o serviço e escolheram casar e ter filhos. Excelente informação. Não fazia ideia de que tal coisa pudesse acontecer.
posted by FNV on 11:09 da manhã
#
(4) comments
DESEJO DE INVERNO (IV):
Sartre tinha um secretário, Jean Cau, que fazia a figura que hoje fazem as ninotchkas de alguns escritores decrépitos. Ladram e ocasionalmente mordem ( quem diz que o cão que ladra não morde é porque frequentemente prefere, e muito bem, virar as costas ao cão enfurecido). Cau arrumou Bernard Frank ( petite merdeux) porque este não amou suficientemente o Mestre em Les Rats ( é o que contam). Nas letras não sei ( não me interesso) , mas na política e no espectáculo ( e nos blogues) temos gente. Andam ao lado dos donos, e das donas, muito direitos, e cheiram os estranhos com profissionalismo. Quase sentimos os seus narizitos frios e húmidos.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.