PORTOTV: Nem é a posição de monopólio da SPORTV que me incomoda. Aliás nada me incomoda não ser a injustiça: Rui Pedro, jornalista da dita estação, de serviço ao Benfica x Nacional desta noite, não receber um dragão de ouro este ano. Tem sido um rapaz esforçado e não foi só hoje.
TEVE SORTE: Francisco Louçã foi parar à enfermaria, o que nas praças de toiros é bom sinal; mau é continuar a corrida para o hospital. Soares esteve imperial: templou, mandou e matou naquele que foi o melhor mano a mano da temporada. Louçã, desorientado com os pitos y bronca do público ainda se saiu com este triste pinchazo: "a religião não é um produto cultural".
posted by FNV on 9:55 da tarde
#
(9) comments
CEM ANOS DE PERDÃO? Presumo que para gáudio de muitos, está a ser divulgado o vídeo do ataque da Al Qaeda à vergonhosa prisão de Abu Ghraib ( aquela da fotografia com o pastor-alemão). Parece que os bravos soldados de Ben Laden estavam como muitos cidadãos do mundo, raladíssimos com a não observância dos direitos humanos no referido estabelecimento prisional.
posted by FNV on 7:31 da tarde
#
(1) comments
M' TO BEM! Soares desistiu em favor de Soares.
posted by FNV on 4:15 da tarde
#
(0) comments
TEREBENTINA: Sem demora, acordo a cavalo na torre. Tenho a boca a saber a ferraduras de burro e ainda não encontrei a donzela que me catrapiscou ontem: a televisão saiu da sala, ela escondeu-se na arrecadação da lenha, fornicou um gato e nasceu logo um teorema. Os calores não me largam, a universidade morreu quentinha, Coimbra aguarda os incêndios de inverno. São mais baratos e julgo serem dedutíveis no IRS.
posted by FNV on 12:15 da tarde
#
(2) comments
PELO ANDAR DA CARRUAGEM: Mário Soares ainda vai ser o próximo coordenador do Plano Tecnólogico.
MANUEL ALEGRE À PRESIDÊNCIA (V): Se me sentasse a conversar com o Manel, com o pretexto escondido de uma perdiz à Outeiro, discordaríamos em tudo o que é essencial, concordaríamos em quase tudo o que é acessório. Por que razão voto nele? Não simpatizo com a súbita afeição ao anti-aparelhismo, com o amor a todas as mulheres ( algumas são horríveis), com a compulsão em dissolver parlamentos; não penso que a igualdade possa ser imposta a partir de esboços traçados por iluminados e não gosto da sua poesia. Gosto da sua vaidade crua, do seu jeito desconchavado, do Benfica; gosto dos perdigueiros e gosto dos toiros como ele. Não virá a ser presidente? Não importa. Gosto da urticária que provoca nos senõritos satisfechos, da capacidade de incomodar a casta imorredoira. Quero ajudá-lo a fazer orfãos.
posted by FNV on 9:12 da tarde
#
(11) comments
VALE TUDO III: O candidato do PCP veio dizer que se Cavaco Silva ganhasse as eleições iria jurar a Constituição fazendo figas. Jerónimo de Sousa adoptou definitivamente o estilo de campanha soarista, dizendo os disparates insultuosos que lhe vêm à cabeça sem o mínimo de sustento ou fundamento. O debate rasteiro e os golpes abaixo da cintura começam a aparecer diariamente, o que demonstra a enorme nervoseira de alguns candidatos, por um lado, e o desprezo que têm pelo mínimo de inteligência do eleitor. Isto deve ser a ideia deles de democracia.
VALE TUDO IV: Leio no Público que Mário Soares veio dizer que na altura da descolonização defendia a permanência de Portugal em África. Ou o homem perdeu completamente o tino e o respeito por si próprio, ou julga que nós não temos memória, ou ambas as coisas. Imagino que seja uma coisa de que se lembrou no momento, no meio de um turbilhão de confusões, e lhe apeteceu dizer, mas Soares devia ter mais cuidado quando se refere à descolonização. A facilidade e displicência com que trata o tema e o modo como o fez neste caso concreto faz-me compreender o velhinho da boina e torcer por ele.
FANTÁSTICA: A resposta de Miguel Sousa Tavares à afirmação de Mário Soares de que estava a dizer banalidades: "a culpa não é nossa..."
posted by VLX on 10:50 da tarde
#
(3) comments
VALE TUDO II: para quem não sabe, Vítor Ramalho disse que achava que Cavaco tinha um projecto pessoal que passava por ganhar as presidenciais, substituir Marques Mendes no PSD, demitir o governo de Sócrates e colocar o PSD no Governo. Imagino que Jorge Sampaio esteja com as orelhas a arder.
posted by VLX on 10:49 da tarde
#
(0) comments
VALE TUDO: Vítor Ramalho fez afirmações inacreditáveis e infundamentadas sobre Cavaco Silva. Sabe-se já, face às amostras, o que se pode esperar da candidatura de Mário Soares e dos seus apoiantes. O que não se sabe é o que ainda estará para vir.
posted by VLX on 10:31 da tarde
#
(0) comments
INTERRUPÇÕES DE SOARES: Pensei que as interrupções nestes debates eram proibidas, ou estas regras também não se aplicam a Mário Soares?
posted by VLX on 10:30 da tarde
#
(3) comments
MÁRIO SOARES ENCAVACADO: Foi o que pareceu ficar quando Miguel Sousa Tavares lhe perguntou se o Primeiro-Ministro o ouvia quando ele era Presidente da República. Se Soares respondesse que sim, ficava refém das políticas de Cavaco Silva; se dissesse que não, destruía o seu argumento. É o que acontece quando os argumentos são fracos.
METÁFORAS: ou um finíssimo toque de humor de Manuel Alegre, quando afirmou que se há pessoa que dorme sossegada nas mais diversas circunstâncias, ela é Mário Soares.
posted by VLX on 10:28 da tarde
#
(2) comments
AGRESSÕES VIOLENTAS: Anda tanta gente por aí preocupada com a violenta agressão a Mário Soares oriunda de um velhinho que lhe agarrou no braço que não sei como se irá reagir à valente tareia que Manuel Alegre lhe acabou de dar no debate televisivo...
OS DIRIBITORES: Como já terão reparado, Manuel Alegre passou rapidamente de "melhor candidato à liderança do PS contra a versão socialista de Santana Lopes ( Sócrates)" ao mais inimputável dos ferrabrás. Pacheco Pereira tinha razão quando em boa altura avisou que vinham aí tempos de pequenos ódios e de insultos fáceis. Leio o Super Mário e o Pulo do Lobo e se fosse um soldado de Alegre ( coisa horrível assim ao jeito de um Karadas) estaria satisfeito: tanta vontade em bater só pode siginificar um enorme cagufa. Mas não fico. Quem é esta gente e como só agora descobriu tanto assanho? Onde escondem o telecomando? Não quero acreditar que seja apenas a notoriedade ganha num punhado de entrevistas e citações que os move. Recosto-me, aspiro o tiro de um partagas e alegro-me: até as mães os esquecerão.
posted by FNV on 9:05 da tarde
#
(15) comments
ELEIÇÕES LIMPAS: folheando jornais antigos após um período de hibernação profissional, reparo que ninguém percebeu bem o que o candidato Mário Soares quis dizer quando se referiu a "eleições limpas". Todos pensaram que Mário Soares utilizava um argumento repugnante e insultuoso para a nossa democracia e para os portugueses. Mas não.
Descodificando, o que Mário Soares queria dizer com eleições limpas é que fazia votos sinceros de que os pais dos candidatos não fossem para as mesas de voto no dia das eleições fazer campanha e apelar ao voto nos seus filhos.
O que Mário Soares queria dizer com eleições limpas é que na campanha presidencial não se deveriam pregar rasteiras nem facadas nas costas dos outros candidatos, não deveria haver uma campanha centrada no insulto pessoal nem se deveriam fazer juízos pessoais negativos.
Quando Mário Soares se referiu a eleições limpas queria apenas apelar a que não se fizessem perseguições escabrosas aos outros candidatos e aos seus apoiantes, dentro e fora do seu partido; Mário Soares queria que não se fizessem aproveitamentos infantis de pobres desgraçados que não conseguem esquecer nem perdoar o mal que alguns candidatos lhes fizeram.
Quando Mário Soares se referiu a eleições limpas apenas quis defender que nenhum candidato presidencial se deve julgar dono do país e dos portugueses. Apenas quis honrar os portugueses e a sua postura democrática, e não apelidá-los de burros ou de lorpas.
Quando Mário Soares se referiu a eleições limpas apenas quis.
posted by VLX on 1:32 da tarde
#
(6) comments
ALEGRE À PRESIDÊNCIA: Penso que o nosso FNV "tocou na ferida" na sua última posta sobre este tema: Alegre não se consegue "libertar" e o espartilho é mesmo o PS. Tinha potencial para ser o melhor candidato mas, quando chega a hora da verdade e é preciso tocar em assuntos (que o próprio anunciou como bandeira no início da corrida) que envolvem o espectro partidário e a partidocracia vigente - e, por inerência, o seu PS - encolhe-se. E isto é um péssimo sinal quanto ao seu eventual comportamento na presidência. O melhor conselho que Alegre recebeu durante a campanha veio de Mário Soares, sugerindo a desfiliação.
posted by Neptuno on 1:22 da tarde
#
(2) comments
O FACTOR GEOVANNI: Manuel Alegre, à segunda jornada, tem um empate e uma derrota. A derrota foi hoje. Alegre parece um diestro atarantado que toureia os cabrestos enquanto o toiro fuma um puro sentado nos médios. Assim não vais lá, Manel. Alegre não se liberta do colete de candidato, não está natural nos debates. Vamos pedir ao Koeman para o pôr a jogar na posição certa, antes que seja tarde demais. Um aperitivo: menos nervos, ganas de matar, falar sobre o que lhe apetece. Sei que o formato do debate não o favorece, mas as escorregadelas de hoje, embora lhe tenham conferido autenticidade ( as pessoas normais ficam por vezes sem saber o que dizer), retiraram-lhe bravura. E quem não mata, morre.
DEVEM SER REGRAS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL: Não consigo perceber porque estranha razão as televisões não passam as imagens da violenta agressão ao candidato de que todos andam a falar e se limitam a mostrar um tipo de boina a mexer-lhe no braço. Será para não chocar o telespectador?
posted by VLX on 12:22 da tarde
#
(2) comments
MANUEL ALEGRE À PRESIDÊNCIA (IV): Escrevi aqui em tempos que não me interessava muito por estas eleições presidenciais: continuo a pensar o mesmo. O facto de escrever esta série de textos de apoio a um candidato não significa que tenha passado a vê-las como interessantes ( sou um mau apoiante). Simplesmente não entendo que Cavaco possua as características pessoais para o lugar, pois que se sentirá sempre espartilhado nos seus movimentos, e também me parece que mais uma vez dá todo o ar de quem está a fazer um frete. Soares teve o seu tempo; isto pode parecer excessivamente simples, mas as coisas, às vezes, são assim mesmo: excessivamente simples. Resta, obviamente, Manuel Alegre, o que não faz dele um excelente candidato. Ele é que poderá vir a ser um excelente Presidente, o que é algo completamente diferente. Como o poderiam vir a ser Jorge Miranda ou um Belmiro de Azevedo reformado da vida empresarial. Acrescento que a candidatura de Soares, que até pode vencer, tem revelado um aspecto perturbador. Lendo, vendo e ouvindo, lê-se, vê-se e ouve-se uma sobranceria desagradável, uma jactância que alguns qualificam de desesperada. Não tenho a certeza que seja desespero. Sei é que não me agrada nada a ideia de que alguém, só porque quer, se acha no direito natural de ter.
posted by FNV on 12:21 da tarde
#
(1) comments
MANUEL ALEGRE À PRESIDÊNCIA (III): Manuel Alegre tem fragilidades evidentes como candidato, e em textos anteriores apontei já a principal: não é conhecido. É um erro confundir o corpo eleitoral com um punhado de socialistas ou com os seus leitores. E não é conhecido por duas razões: não tem uma tribuna televisiva ( não participa em telenovelas nem debita bitaites sobre futebol) e não exerceu cargos políticos mediáticos ( autarquias, ministérios, etc). Isto deveria fazer com que os serviços de campanha se preocupassem com o efeito de familiarização. Não é fácil, até porque do outro lado estão dois candidatos ultra-mediáticos e porque uma das terapêuticas - accções públicas intensas - implica meios que a candidatura de Alegre manifestamente não possui. Não me parece que a insistência na vitimização - o mau PS e a luta contra os aparelhos - seja um bom caminho. Já a lapidação da principal ideia-forte, a independência positiva da candidatura (que é um facto) se reveste de maior utilidade. A imagem de Alegre é outro item que deveria ser explorado até à exaustão. Alegre passa a imagem de alguém franco, honesto, duro, mas também afável, bom apreciador dos prazeres da vida, simples. Depois de contabilizadas as fidelidades partidárias, estas eleições serão decididas pelo instinto, tecnicamente, pelas atribuições causais que serão feitas às características pessoais dos candidatos. O país não é a blogosfera ou as colunas de imprensa dos jornais. A sobrevivência de Alegre na corrida eleitoral não depende, para já, de se saber se ele pode ou não derrotar Cavaco numa eventual segunda volta. A sobrevivência eleitoral de Alegre passa por incutir nas pessoas a ideia de que ele pode ser um bom Presidente. Cavaco não tem o perfil, Soares já o foi duas vezes: é aqui, neste jogo exclusório, que Alegre deve jogar para ganhar.
PS: Boa viagem ao Porta-aviões ( link se o PC puder), melhor dito, a alguns dos seus tripulantes: e la nave va.
posted by FNV on 11:41 da manhã
#
(2) comments
NETCABO: Acabo de tomar a decisão de expulsar de vez daqui de casa a netcabo a violentos pontapés. Logo que tenha tempo, por um lado, e, por outro, consiga explicar as razões sem recorrer constantemente a palavrões ou a linguagem menos própria, prometo divulgar todas as razões aos leitores.
IMPRENSA ESTRANHA: Há largos meses que não compro o Expresso. Porém, de vez em quando, tento-me a ler o da minha mulher, sobretudo quando traz notícias curiosas na capa. Hoje, achei intrigante o modo como o Expresso trata o caso do contentor de imigrantes do Aeroporto Sá Carneiro, que o Anarca já qualificou. Na sua coluna de opinião, Fernando Madrinha introduz o tema com "uma reportagem que chocou a Itália". "Faz agora dois meses". E tudo o que se diz sobre o relato do jornalista italiano é que "provocou enorme polémica". Moral da história: é um problema geral. Depois, no sempre surpreendente "Altos e Baixos", José António Lima põe nos píncaros, literamente, o secretário de Estado-adjunto José Magalhães, por ter decidido ordenar "com prontidão e sentido de responsabilidade", o encerramento do "contentor-cárcere que, para vergonha do país, já funcionava há mais de dois anos". Isto como "exemplo de um governante atento". Não duvido que a situação chocou José Magalhães. Mas será que se pode falar de prontidão e atenção quando o responsável pela tutela de uma área tão "melindrosa" para os direitos humanos, como José Magalhães a qualificou, se dá conta do que se passa no centro de detenção do segundo aeroporto do país, após 10 meses de Governo, por causa das denúncias telefónicas feitas por uma detida a uma estação de televisão? Curiosamente, o silêncio do Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas não merece qualquer comentário da parte dos colunistas do Expresso. Claro, tecnicamente, não são Imigrantes. Temos talvez que criar um Alto Comissário para os Penetras, com competências que lhe permitam estimular a já certificada atenção e prontidão do secretário de Estado.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.