SNIF: Hoje á noite é a despedida da catedral da curtição ao vivo em Portugal, uma espécie de La Scala português do rock. Muitos fins de tarde e noites de energia musical passámos naquele glorioso recinto. Ficamos um pouco nostálgicos. As prestações de Rolling Stones, U2, Bowie, The Cult, Lou Reed, Genesis, Joe Cocker, Santana, Xutos, GNR neste altar do bom rock serão para sempre inesquecíveis. Para quem gosta de concertos ao vivo, a vibração num estádio é incomparável. Ainda não fechou mas já lhe sentimos a falta. As saudades que eu já tinha / Da minha alegre casinha...
posted by NMP on 1:57 da tarde
#
(0) comments
NÓS: O Mar Salgado é uma escuna de opiniões, comentários e ideias tripulada pelos velhos lobos do mar NMP (mais destro), PC (mais canhoto) e sob a égide divina de Neptuno. Contactos para lobosdomar@hotmail.com.
posted by NMP on 1:34 da tarde
#
(0) comments
EFEITO CONTRÁRIO: Na mesma edição do Expresso, o dr. Ferro Rodrigues dá uma entrevista para reafirmar a sua autoridade sobre o Partido socialista. A introdução abre-nos logo os olhos para o principal drama da liderança. Esta foi, dizem-nos, a primeira entrevista do líder «depois do caso Casa Pia». Durante a conversa praticamente apenas se fala deste caso judicial. As excepções são comentários sobre a suposta intriga palaciana que tomou conta do grupo.
Parece-nos que nunca é boa ideia um líder dar entrevistas para tentar afirmar a ausência de oposição interna. Acaba por se tornar numa confirmação da existência destes problemas. É certo que o que tem acontecido ao dr. Ferro tem sido invulgarmente violento e porventura injusto. Mas esta sucessão infeliz de acontecimentos e a cultura de facada nas costas que está inscrita no código genético do PS não auguram grande futuro ao dr. Ferro enquanto líder.
Não tarda nada alguém aparece com ar de sacristia a dizer que está chocado com a situação do partido. Não estamos a fazer nenhum funeral político antecipado. Mas, na nossa modesta opinião, a autoridade do dr. Ferro não sai reforçada depois desta entrevista. Antes pelo contrário. Wait and see.
posted by NMP on 1:31 da tarde
#
(0) comments
OS PORTUGUESES: Continuam a ser maioritariamente de esquerda, segundo o Expresso. Mas são sobretudo de centro-esquerda ou de centro-direita. Ou seja, os portugueses definem-se esmagadoramente como moderados politicamente.
Razões para uma maior identificação com o centro-esquerda são essencialmente afectivas (o ênfase na justiça social e igualdade que atraem qualquer bom coração) e históricas (a pesada herança dos 48 anos de ditadura e o facto de o sistema de partidos ter nascido esquerdizado).
Transpôr este resultado para o voto em partidos é um exercício com altas probabilidades de erro - o PSD terá certamente votantes de centro-esquerda (como aliás tem alguns militantes e dirigentes) e o fenómeno inverso acontece com o PS. As dinâmicas de voto dependem tanto de situações conjunturais e de especificidades do acto eleitoral como de filiações ideológicas. E a simpatia partidária depende também de outras questões relevantes como por exemplo a cultura política do grupo.
Este resultado mostra ainda a infinita sabedoria do povo. Ao recusar etiquetas demasiado definidas, a imensa maioria dos portugueses reserva para si a capacidade de flutuar o seu voto entre os partidos da área do poder. Ou até entre o PP e o PCP ou o Bloco, dependendo das eleições (nas autárquicas os factores de voto não são tão afectados por estas questões ideológicas). A redução de opiniões políticas à matriz esquerda-direita é muito redutora, como todos sabem ou são capazes de intuir. Quando confrontados com este simplismo, os portugueses demonstram prudência e sapiência.
posted by NMP on 1:17 da tarde
#
(0) comments
BOM SENSO E LEGALIDADE: Ontem alertámos para a perspectiva de se estar a preparar um atentado à legalidade na Assembleia Geral da Liga de Clubes (ver abaixo post Escândalo). Felizmente nessa reunião imperou o bom senso e a proposta não foi aceite. Parece que a maioria dos dirigentes dos clubes começa a perceber que atitudes daquelas só minam a sua credibilidade. Foi uma sábia decisão.
EU SEXISTA ME CONFESSO:Artigo da comissária europeia dos assuntos sociais sobre as medidas que se preparam na Comissão sobre o sexist advertising. A onda politicamente correcta está empenhada em retirar todos os pequenos prazeres das nossas vidas (ver a propósito post no Abrupto).
Pois eu acabei de ser teluricamente abalado por este exemplo de sexismo. A baba que ainda cai em cima do teclado não me deixa escrever mais nada.
posted by NMP on 5:56 da tarde
#
(0) comments
EXPANSÃO: A blogosfera continua em grande expansão. Agora dois jornalistas. Carlos Vaz Marques - autor de algumas das melhores entrevistas que ouvi na rádio - com o Outro, eu.
E uma jovem promessa que já é uma certeza (como se diria em «futebolês») que nos envia inspiradas Cartas de um Jovem Jornalista da Lusa Atenas.
Uma menção também para o Mata Mouros. Ao contrário do que o nome poderia indicar, ali não se depara com a morte mas com efervescência de ideias e vida. Um bom reforço para as (nossas) hostes mais liberais.
posted by NMP on 4:42 da tarde
#
(0) comments
ESCÂNDALO: Segundo notícia do jornal A Bola, a Liga de Clubes vai decidir adiar por dois meses o prazo de apresentação pelos clubes de certidões de ausências de dívidas à Segurança Social e ao fisco. Esta apresentação é condição necessária à inscrição de equipes na Superliga.
Para lá das óbvias questões de concorrência desleal que este problema coloca (quem pagou está em pior situação do que quem não o fez), parece-nos que o Estado não se pode alhear deste problema. É que esta decisão é uma admissão pública pela Liga de que há clubes que não pagam as suas contribuições fiscais e sociais obrigatórias. Porque gastam o dinheiro noutras coisas. Em contratações e salários milionários.
O Estado tem de obrigar os clubes a manter as suas contas em dia com o fisco e a Segurança Social, como aliás faz para todas as empresas e cidadãos. Para que os dirigentes ganhem consciência de que não podem viver acima das suas possibilidades - raciocínio elementar que qualquer chefe de família ou empresário faz. Gostamos de futebol mas assistir a esta impunidade e desvario envergonha-nos enquanto cidadãos.
posted by NMP on 3:23 da tarde
#
(0) comments
HEBDOMADÁRIO DE BORDO I: (cont.) A segunda, mais melindrosa, é a seguinte. Ouvi (ou li) algures uma afirmação do PM, que dizia mais ou menos isto: "este não é o tempo de mudar as leis, mas sim de aplicar as leis que temos" (ok, talvez não fosse literariamente tão cuidada). Percebe-se a intenção: não se pode mudar a lei para beneficiar duas ou três pessoas importantes. Até aqui estou de acordo. Mas o problema não é esse. Se estes casos servirem para a opinião pública discutir, informar-se e criticar a lei vigente, se eventualmente se chegar à conclusão que a lei que temos é injusta (não importa em que ponto do regime) - fica o poder político impedido de a mudar, só para não parecer que beneficia duas ou três pessoas importantes? O último condenado à morte, à espera da execução, não tem o direito de aproveitar da lei que entretanto vem aboli-la? Para que elegemos os deputados - para fazer boas leis ou para salvar aparências? À mulher de César não basta ser séria; é preciso parecê-lo. Por isso é que nunca passou desse estatuto: mulher de César. Mas a César, que governa e manda na vida e na liberdade alheia, basta ser sério.
posted by PC on 12:48 da tarde
#
(0) comments
HEBDOMADÁRIO DE BORDO I:Pedofilia. O título obriga a ler a notícia, o comentário, o post, etc. Não direi nada sobre o fundo da coisa, porque os casos judiciários são apenas o afloramento visível da forma como a sociedade quer controlar (porque a teme) a sexualidade de quem não tem voz (nem voto): os menores, os loucos e os presos. Por isso, os presentes casos judiciários não me interessam, nem a histeria desinformada e demagógica que se gerou em torno deles. De toda a maneira, o desenrolar dos acontecimentos suscitou duas questões sobre as quais vale a pena reflectir.
A primeira, menor, é a seguinte: alguém reparou na inflexão da opinião dos comentaristas, jornalistas e editorialistas quando o processo tocou os detentores do poder político? Até aí, a actuação dos tribunais era apenas o sinal do funcionamento das instituições, generalizadamente aplaudido. Mesmo quem se dizia crente na inocência dos homens mediáticos detidos, berrava a plenos pulmões que era preciso confiar na justiça, que o Estado de direito era mesmo isto, etc. A partir daquele momento, subitamente, os jornais interessaram-se pelo regime da prisão preventiva (sobre o qual toda a gente está hoje habilitada a falar); pelo modo de selecção e perfil actual dos juízes (ver a Visão de hoje); pelos jeans que veste o juiz de instrução titular do processo (ver as confrangedoras Preocupações de J. M. Fernandes no Público de 29-05-03). Coincidências. (cont.)
posted by PC on 12:39 da tarde
#
(0) comments
HAPPY BIRTHDAY: A melhor revista do Mundo comemora hoje 160 anos. O The Economist publica este excelente survey sobre as relações entre capitalismo e democracia para marcar o seu aniversário. Como amantes do livre comércio, não resistimos a destacar uma passagem do texto de introdução.
There is no clear, coherent case being presented for a retreat from liberalism. But protectionism and other forms of government intervention do not necessarily require a coherent case if they are to succeed. They prosper when ad hoc political alliances can be formed between interest groups that stand to benefit directly and people or politicians who are simply angry about something or other; and when the forces and arguments for maintaining freedom are themselves weakened, incoherent or unpopular. And they can succeed step by debilitating step, rather than in one big triumph.
DESAPARECEU: ... do Aeroporto Internacional de Luanda, um Boeing 727 que há 14 meses ali se encontrava estacionado. Terá ido meter gasolina? Alvíssaras para quem comunicar às autoridades angolanas o paradeiro da irrequieta aeronave, de valor sentimental incalculável. Este post é gratuito. O Mar Salgado também tem coração!
posted by Neptuno on 4:56 da tarde
#
(0) comments
VIDRO CÔNCAVO:
Tenho sofrido poesia
como quem anda no mar.
Um enjoo.
Uma agonia.
Saber a sal.
Maresia.
Vidro côncavo a boiar
Doi esta corda vibrante
A corda que o barco prende
à fria argola do cais
Se uma onda que a levante
vem logo outra que a distende.
Não tem descanso jamais.
António Gedeão
posted by NMP on 4:17 da tarde
#
(0) comments
VIVAM OS BLOGUES!: É o título deste excelente artigo da Leonete Botelho no sextante de referência da Imprensa portuguesa. As metáforas marítimas indicam que estamos perante uma velha loba do mar. Desde que não enjoe, fica a senhora a saber que, sempre que quiser, pode embarcar nesta jangada instável que é o Mar Salgado.
posted by NMP on 12:53 da tarde
#
(0) comments
"TRANSPARÊNCIA E BOA GOVERNAÇÃO": Não é brincadeira. É o tema do discurso de José Eduardo dos Santos, Presidente de Angola que se encontra de visista oficial à Suíça, a apresentar hoje no Fórum de Crans Montana. Embora não tenhamos mais informações sobre o painel de oradores, adivinhamos a participação de Osama Bin Laden ("A implantação da mini-saia no mundo muçulmano"), Fidel Castro ("A propriedade privada e o progresso"), JM Le Pen ("África minha") e Charles Taylor ("Viagem a Serra Leoa"). Por favor...
posted by Neptuno on 12:49 da tarde
#
(0) comments
REFORMA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (2): Alguns princípios (não exaustivos) que achamos deverem ser consagrados com este processo:
Equidade laboral - Porque carga de água hão-de os funcionários públicos não ter contrato individual de trabalho, não ser remunerados com prémios de produtividade e ter assegurado o emprego para a vida ? Os trabalhadores não funcionários públicos estão sujeitos a estas regras. Uma regra elementar de equidade deveria impôr estas alterações.
Fim das promoções automáticas por antiguidade - Uma promoção automática é um contrasenso em termos de gestão de recursos humanos. Estimula a preguiça e o desleixo em vez de motivar.
Recurso mais amplo ao outsourcing - Muitos dos serviços efectuados na Administração Pública seriam melhor efectuados e de forma mais económica por empresas exteriores contratadas para o efeito.
Muitas outras alterações deverão ser efectuadas mas estas por exemplo já seriam um grande avanço. Claro que haverá sempre quem se refugie na célebre "reforma das mentalidades". Como todos sabem, este é um eufemismo para dizer que o melhor é não fazer ondas e esperar que as coisas mudem por si. Alterem o enquadramento laboral e tenham coragem de mexer nos chamados direitos adquiridos e vão ver se as "mentalidades" não começam a mudar (ver a propósito deste tema uma análise mais profunda numa série de posts muito bem elaborados no De Direita).
posted by NMP on 12:45 da tarde
#
(0) comments
REFORMA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (1): Chamam-lhe a «mãe de todas as reformas» pelo impacto que terá em toda a sociedade portuguesa. Porque afecta mais de 700.000 portugueses directamente e suas famílias. Porque consome só em salários mais de 15% do PIB nacional, ou seja, da riqueza nacional (a média europeia é de 10,3%). E porque a forma como a Administraão Pública se relaciona com os cidadãos e empresas é determinante para a vida quotidiana dos portuueses e para a competitividade da economia.
Mexer neste sector é politicamente complicado mas decisivo para o futuro do país. Só por isso a intenção reformista do Governo já merecia ser aplaudida.
posted by NMP on 12:33 da tarde
#
(0) comments
AVISO A BLOGGERS LUSOS: O upgrade efectuado pela Blogger pode implicar alguns problemas, nomeadamente no reconhecimento de caracteres lusos (acentos, cedilhas e til). A resolução deste problema é efectuada da seguinte forma (só pode ser feita pelo administrador do blogue e não pelos outros escribas):
- Ir a Settings.
- Dentro de Settings, escolher Formatting.
- Dentro de Formatting ir à janela de Encoding e escolher Windows (ISO - 8859-1).
Assim o texto passa a aceitar a ortografia lusa. É capaz de haver algumas pessoas baralhadas por aí (recebemos alguns pedidos de SOS). É que o Encoding escolhido por default não é compatível com a ortografia do Português.
ORGULHO ESTRANHO: Evitamos discutir futebol. Porque desperta paixões exacerbadas e rapidamente descamba para argumentação irracional. Porque nos provoca sentimentos estranhos e às vezes inexplicáveis de um ponto de vista objectivo, frio e analítico.
Ora vejam bem. Gosto de futebol mas não sou nenhum doente. Não conheço o Carlos Queiroz de lado nenhum. Não tenho ligações ao mundo da bola. A evolução do seu percurso profissional é-me objectivamente indiferente. Vendo bem, não atrasa nem adianta nada na minha vida. Pensando friamente, não tenho nada que ver com isso.
Mas não sei porquê sinto hoje um orgulho patriótico pelo reconhecimento profissional que significa tornar-se treinador do Real Madrid, a melhor equipe de futebol do Mundo. Da mesma forma que me emociono irracionalmente com a carreira do Figo, do Rui Costa ou do Sérgio Conceição. É certo que também me orgulho do sucesso profissional de outros portugueses no estrangeiro. Mas num grau nada comparável aos sentimentos que o futebol provoca. Mesmo tendo lido a Tribo do Futebol de Desmond Morris, estes efeitos continuam a ser para mim inexplicáveis.
posted by NMP on 6:43 da tarde
#
(0) comments
MOMENTO HARDCORE: Os momentos de poesia conceptual do Meu Pipi. São aaaaaahm....vamos lá a ver.....aaaahm.......digamos que....aaaaahm.... geni(t)ais. Para maiores de 18 anos não impressionáveis ou menores com devida autorização escrita passada pelos seus paizinhos. Depois não digam que não avisámos.
posted by NMP on 6:06 da tarde
#
(0) comments
ESTA NAU: O Mar Salgado é uma nau pluralista à descoberta da blogosfera. Os tripulantes são os velhos lobos do mar NMP (mais à direita e liberal) e PC (mais canhoto ou pelo menos mais iconoclasta) - identidades completas na coluna da direita. Acompanham-nos a sapiência divina e aforística de Neptuno (como boa entidade divina também um pouco destro). Brevemente serão anunciados reforços para o lado maioritário desta tripulação, bem como a criação de um Provedor dos Leitores (as negociações com o Velho do Restelo estão bastante avançadas). Mantemos orgulhosamente a nossa condição de membros da União dos Blogues Livres. Embarquem os vossos comentários em lobosdomar@hotmail.com.
posted by NMP on 5:40 da tarde
#
(0) comments
ORWELL (2): Pena que Orwell não tenha vivido o suficiente para escrever "A derrota dos porcos", com desenlace na queda do Muro de Berlim. E pena que o presumível conteúdo desse livro não esteja acessível a todos aqueles que - sob uma capa ortodoxa ou sob o "manto diáfano" da "esquerdice poética" - ainda hoje defendem um sistema que, por exemplo, não permitiria a navegação livre neste mar salgado ou mesmo a sua existência. Infelizmente, o século XXI ainda reclama por Orwell.
posted by Neptuno on 2:49 da tarde
#
(0) comments
TENHAM DÓ: O carismático, mediático e mítico Mohammad Said al-Sahhaf, ex-Ministro da Informação iraquiano, foi finalmente capturado. Segundo um porta-voz das forças da coligação existe a esperança de que as declarações do senhor conduzam até Saddam Hussein. Com fontes de informação destas, as forças da coligação ainda vão acabar a procurar Saddam no Parque Natural da Peneda/Gerês.
posted by NMP on 1:28 da tarde
#
(0) comments
ORWELL: Cumprem-se hoje cem anos sobre o nascimento de George Orwell. O homem que afirmava querer fazer da escrita política uma arte. É hoje disputado como patrono ideológico pela esquerda e pela direita e até inspirador de infelizes programas de TV. O Mar Salgado associa-se às celebrações da vida e obra do escritor que mais e melhor denunciou os mecanismos totalitários em sociedades modernas. Percursor da corajosa denúncia do estalinismo. Aqui ficam algumas citações e links para ensaios e sites orwelianos.
"On each landing, opposite the lift shaft, the poster with the enormous face gazed down from the wall. It was one of these pictures which are so contrived that the eyes follow you about when you move BIG BROTHER IS WATCHING YOU, the caption beneath ran."
"All revolutions are failures"
"Who controls the past controls the future; who controls the present controls the past."
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face - for ever."
posted by NMP on 11:57 da manhã
#
(0) comments
EXPRESSO II: O prodigioso Nuno Morais Sarmento voltou a alegrar o fim de semana dos portugueses com uma entrevista ao Expresso. Perguntado sobre se, no lugar de Paulo Pedroso, teria a mesma atitude do deputado socialista, ou, antes, a do líder parlamentar do seu partido, NMS foi peremptório: "Essa é uma matéria sobre a qual o primeiro-ministro tem falado, e bem, pelo Governo inteiro. Os comentários que o Governo tem de fazer sobre essa matéria já foram feitos pelo PM. Ponto final.". Mas o jornalista insistiu e perguntou: "no seu caso, o que faria?"; resposta ainda mais concisa de NMS: "Tudo o que tenho a dizer sobre essa matéria é o que o PM tem dito". E o entrevistador, sem largar: "O PM nunca disse nada sobre o comportamento que um responsável político deve ter nestas situações"; estocada final de NMS: "Então é isso que tenho a dizer". Ora toma. Os cassetes não diriam melhor.
Resta-nos a felicidade de o cargo que NMS desempenha nada ter que ver com liberdade de expressão e autonomia de pensamento. Safa!
posted by PC on 11:52 da manhã
#
(0) comments
EXPRESSO I: Só ontem tive tempo de ler o Expresso desta semana. Saúdo daqui o editorial de José António Saraiva, inteiramente dedicado à importância estratégica, económica e simbólica do nosso blogue para o País. Não é todos os dias que se merece tanta atenção! A JAS pedimos apenas que, na próxima vez, refira o nome do Mar Salgado por inteiro. Agradecidos.
SAUDAÇÕES: Mais blogues de excelente qualidade, confirmando a tendência para a especialização - o futuro da blogosfera passa cada vez menos por nós, bullshitters de generalidades.
Vai ser uma passagem obrigatória, este Beco das Imagens, dedicado à BD. E seremos iluminados pela sapiência arquitectónica da brigada anti-crime urbanístico constituída pelo Arquitectices e O Projecto. Sejam bem vindos.
posted by NMP on 2:24 da tarde
#
(0) comments
SPEED: Sim, o homem é um hipócrita político. É produto da globalização - basco francês, canta sobre a América Latina e o Terceiro Mundo em inglês e castelhano e é estrela global. E passa a vida a protestar contra o fenómeno que lhe permitiu ter sucesso. Nesses momentos não passa de uma caricatura tardia de Bob Dylan. Mas é um músico e compositor excelente e ao vivo é imparável.
Tenho ultimamente sido acompanhado pelo disco ao vivo de Manu Chao (Radio Memba Sound System) resgatado do fundo da estante de CDs. O andamento e ritmo do disco são alucinantes. É um retrato fiel dos seus shows frenéticos de sempre, a solo ou enquanto líder dos Mano Negra. Se a BT suspeita que oiço um disco com tanto speed enquanto conduzo, arrisco-me seriamente a ficar sem carta.
posted by NMP on 12:58 da tarde
#
(0) comments
ESTÍMULO: Queríamos escrever mais um post de apoio e estímulo ao Governo por lançar hoje a mais importante das reformas de que o país carece: a Reforma da Administração Pública. Mas já houve quem o tivesse feito. Melhor e mais claramente do que nós o faríamos. Nada a acrescentar.
P.S. - Assim se prova ao Pedro Rolo Duarte que num blogue também pode existir selecção e edição prévia de opiniões. Tivesse ele usado o mesmo critério e teria poupado ao mundo as suas duas últimas infelizes crónicas. Com bom proveito para todos.
posted by NMP on 12:43 da tarde
#
(0) comments
NÃO HÁ FESTA COMO ESTA: Há nas festas da cidade do Porto uma autenticidade e entrega incomparáveis. Quem já passou um São João no Porto entende o que estou a dizer. É uma noite a que todos os portugueses deviam ser obrigados a assistir, pelo menos uma vez na vida. Aqui sim, deve dizer-se «Não há festa como esta» (com a devida vénia aos organizadores da Festa do Avante pelo slogan emprestado).
posted by NMP on 12:30 da tarde
#
(0) comments
GEORGE STEINER DIXIT:Men are accomplices to that which leaves them indifferent. A lei portuguesa não considera crime a venda de crianças (ler aqui).
posted by NMP on 12:04 da tarde
#
(0) comments
FUNÇÃO PÚBLICA: Demagogias à parte, todos concordam que o rumo reformista é o único que nos permitirá deixar a borrasca e alcançar um porto seguro. Há coisas que têm mesmo que mudar neste país. Antecipando que a dita reforma vai levantar uma tempestade que, de qualquer forma, irá causar estragos na nau governativa, esperamos que o Governo não se fique pela mera cosmética e que tenha a coragem de fazer o que se impõe.
DESEQUILÍBRIO DE PODER: Um artigo que sucintamente elenca as alterações no equilíbrio de poder que a nova Constituição Europeia implica, caso seja aprovada sem alterações. Um reforço do poder da Comissão e do Parlamento à custa do Conselho de Ministros o que confirma a tendência de concentração de poder nos grandes países. Sobretudo se a composição da Comissão for alterada e não houver pelo menos um comissário por país.
Portugal tem de estar atento. Esta solução parece ser muito nefasta para os nossos interesses.
posted by NMP on 7:20 da tarde
#
(0) comments
ENGAJADO: Neste primeiro post, um abraço de agradecimento para o Comandante NMP, que o transmitirá a Neptuno, por me ter engajado no Mar Salgado.
O porquê e o como da minha participação na campanha podem talvez resumir-se assim: comungo do mesmo horizonte de pluralismo, liberdade de expressão e tolerância que subordina a linha editorial do Mar Salgado e do mesmo prazer sem finalidades específicas que impele a embarcação. Diferente é só o modo de fazer (e desfazer) nós, de apontar a proa e de interpretar os sinais dos elementos. E por isso sucede que, onde eu, com estes olhos uns, vejo escolhos, outros, com outros olhos, vêem escolhos nenhuns (alguém se lembra ainda deste notável marinheiro?).
Enfim, se a faina de curar da minha chata quotidiana o permitir, proponho-me incluir no Mar Salgado um Hebdomadário de Bordo, onde se conterão as coordenadas da nossa navegação comum, misturadas com aquelas pequenas notas pessoais que manobram o timão interior.
Certo, certo, é que aqui ao leme sou mesmo, apenas, eu.
Valete!
posted by PC on 5:39 da tarde
#
(0) comments
CHEIRA A ESTURRO: Há coisas que ultrapassam a dicotomia esquerda-direita. A aprovação de leis em Itália que ilibam directamente o senhor Berlusconi não nos agrada. É certo que a Itália nunca foi um país muito normal em termos de práticas democráticas e de independência política das magistraturas. Mas o decoro e a decência recomendam que estas notícias sejam recebidas com alguma desconfiança.
posted by NMP on 5:37 da tarde
#
(0) comments
RIEN NE VA PLUS: O sinistro José Bové foi finalmente preso. Este personagem, alcandorado a herói pelos movimentos anti-globalizadores, especializou-se em ataques e invasões à propriedade alheia (McDonalds ou explorações agrícolas privadas). Durante um período em que vivi em França (2001) sempre me espantei pela imensa popularidade deste promotor de desacatos de rua. Tem um tratamento de autêntica estrela pop, tipo Jonnhy Haliday (o que não revela muito bom gosto mas é tipicamente francês). É tratado carinhosamente pelos jornais e TVs como Astérix (uma machadada no meu imaginário juvenil). Só assim se explica que não esteja preso desde 1998 (ver história deste folhetim aqui) e se passeie pelos fóruns anti-globalizadores onde tem um tratamento VIP.
posted by NMP on 5:31 da tarde
#
(0) comments
EM BOA HORA: Fim de semana de actualização cinéfila. A 25ª Hora é um daqueles filmes para se comprar e rever muitas vezes. Uma homenagem subtil, apaixonada mas não lamechas à Nova Iorque pós-11 de Setembro. Uma história individual que é uma alegoria da determinação e resiliência da Big Apple. Um homem perante um acontecimento que mudará o seu destino busca o que há de mais importante. Encontra no infortúnio uma oportunidade de redenção através da descoberta do fundamental - a amizade e o amor. Descobre a capacidade de manter e pensar uma vida normal e um futuro perante a tragédia. A lição de vida para Montgomery (Edward Norton) não é mais do que uma metáfora do exemplo dado por NY ao mundo.
Uma banda sonora genial - contida na caracterização do ambiente desconfortável, da tensão que esmaga o protagonista e a cidade, explosiva nos momentos de intensidade dramática. Spike Lee a provar que é muito mais do que um cineasta panfletário. É proibido perder esta obra-prima.
posted by NMP on 11:27 da manhã
#
(0) comments
ATÉ QUE ENFIM:Um excelente artigo no Público sobre a blogosfera. A ignorância e a incompreensão entre a blogosfera e os media tradicionais não são uma fatalidade.
posted by NMP on 10:54 da manhã
#
(0) comments
A BLOGOSFERA RECOMPÕE-SE: Depois do Pedro Mexia é a vez do Pedro Lomba lançar o seu blogue. Os founding fathers estão aos poucos de volta.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.